MARRON GLACÊ DE Dna. NENZINHA
Ingredientes:
- 1 Kg DE Castanhas Portuguesas
- ½ kg de açúcar refinado
- 1 colher de café de essência de baunilha
- Um pouco de leite
- Açúcar de confeiteiro
Modo de Fazer:
Cozinhe as castanhas depois de dar um talho em cruz. Ainda quente descasque-as e espreme-as ou amasse com o garfo.
Adicione o açúcar e leve ao fogo médio. Se necessário, para não queimar, coloque um mini mo de leite. Cozinhe até dar o ponto ( experimente um pouco da massa em um copo de água, e veja se já dá para enrolar.
No ponto, retire do fogo e adicione a baunilha, mexendo bem.
Coloque a massa em um refratário para esfriar até ter condições de enrolar em formato de castanha, então passe-os no açúcar de confeiteiro.
receita: Maria Luiza Puntel de Oliveira
2006-12-06 00:56:33
·
answer #1
·
answered by marciape2003 2
·
0⤊
0⤋
Cara, com a castanha portuguesa no preço que está.....daí tira as cascas e as ruins....... você deve ser bom de bolso.
Mas bastaria cozinhá-las com açúcar e algum suco de limão para preservar a cor. Adidionar pectina para aumentar a consistência e dar o ponto.
Agora o oficial:
A técnica usada atualmente inicia com a seleção rigorosa das castanhas.
Poucas terão a honra de se tornar glacês. Só as maiores, perfeitas e macias - cerca de 20% - se transformarão em doce. Descascadas e envolvidas em véu de tule, são cozidas na água quente por tempo preciso. Depois, elimina-se as que não resistiram ao calor e quebraram. O passo seguinte consiste em colocar as castanhas numa grelha, onde recebem um banho de xarope de açúcar.
Depois de alguns instantes no forno, o preparo termina. Os marrons glacês são acondicionados individualmente em papel alumínio e colocados em embalagem de papelão ou vidro. Uma variação do doce é apresentá-lo macerado em calda, licor, rum ou cerveja. Existe também o creme de marrons (geléia com açúcar), o purê de castanhas (o mesmo produto, sem açúcar) e a conserva de castanhas em pedaços. Além da França, que enobrece o doce em elaborações como a esplêndida dinde aux marrons (perua com castanhas), obrigatória na ceia de Natal, Itália e Espanha se destacam na sua produção.
2006-12-02 07:05:07
·
answer #2
·
answered by jes_kp 7
·
0⤊
0⤋