English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meu esposo e eu estamos montando uma empresa q ainda não tem firma aberta. Uma parente distante dele começou a trabalhar conosco, no período noturno, recebendo pagamento a cada quinze dias, pontualmente e já está conosco há cerca de 8 meses. Ele tem feito coisas que até mereciam demissão por justa causa, mas para não criar conflito entre as familias e nem um clima chato, gostaríamos apenas de demiti-lo, mesmo que sem informar q sabemos as coisas q ele tem feito. Porém, não sabemos ao certo q tipo de direito ele tem já q não tem carteira assinada, mesmo pq não seria possível q fosse assinada por não termos empresa registrada em cartório. O q fazer?

2006-11-14 12:17:10 · 5 respostas · perguntado por MCP 1 em Negócios e Finanças Pequenas Empresas

5 respostas

fassa o seguinte numa boa...

pegue o salário nominal dele aquele que daria como o pagto do mês divida por 12 e multiplique por:

férias 9 = X
13 - 9 = saldo divida por 3 e o resultado acrescente
pague mais um mês de salário e pronto.


lembre-se um erro, não justifica o outro, se você tiver receio de manda-lo embora, ficando com ele mais um, dois, três meses, não irá mudar o contexto do problema só aumentá-lo.

a título de indenização pague por fora o FGTS que seriam o outros 8% que você teria que ter pago acrescidos dos 40% de multa.

explique por exemplo a situação da empresa, não está legal e por isso tem que demítilo.

e por último, e talvez o mais importante recado NUNCA MAIS CONTRATE PARENTE. é pura bucha a pessoa estranha você se desliga depois do acerto, o parente não - parente é igual a dedo sempre grudado.
se você quizer me mande os dados técnicos como salário base, início do trabalho, e eu te calculo a rescisão ok
para tanto me mande um e-mal para alceund@yahoo.com.br

espero ter colaborado.

abraços

2006-11-14 19:30:53 · answer #1 · answered by alceu 7 · 0 0

Teoricamente você tá ferrada , com 8 meses de firma informal é um tempo longo . Procure um contador para orientar-lhe todos os direitos terão que ser pagos , inclusive adicional noturno .
Boa sorte , tente um acordo , melhor que uma demanda.

2006-11-15 19:22:41 · answer #2 · answered by pena 5 · 0 0

O melhor caminho a ser tomado é a de um advogado trabalhista (urgente) pois, além dele ter todos os direitos trabalhistas, vocês podem levar uma multa pesadíssima por não terem a firma legalizada.
Boa sorte!

2006-11-14 20:36:47 · answer #3 · answered by paulo_r_rodegheri 3 · 0 0

Como empresa vc nao pode registrar ja que nao tem firma aberta...Poderia ter registrado como domestico, pois registra em nome de pessoa fisica...
Duas coisas:...Demissao por justa causa não existe, é só um meio de vc ganhar tempo, pq a pessoa ira entrar na justiça e sempre ganha, o unico modo de vc ganhar nessa situação seria em caso de roubo, no qual vc faria um BO...
Manda ele embora paga todos os direito e reza pra ele nao entrar na justiça pq ai vc tera q pagar td o tempo qele ficou sem registro, inclusive existem ate pessoas de má fé que falam q nem recebiam o salario, isso é uma coisa complicada...
Guarda sempre todos os recibos e nao confie em ngm nesses caso principalmente em parentes...
Se vc nao souber fazer as contas procura um sindicato,não fala q vc é o dono da empresa que eles te darão o valor q ele tem a receber, mas basicamente é:
Dias trabalhados
Ferias proporcionais
1/3 ferias proporcionais
13º proporcional
Espero ter ajudado
Bjussss

2006-11-14 20:34:48 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Procurem um Advogado Trabalhista....
pois o barato , sai caro !!
em tese ele tem todos os direitos que um empregado com carteira registrada teria , independente da firma ser constituida ou não...

2006-11-14 20:33:16 · answer #5 · answered by Rubens 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers