Limão (O que você quer saber está marcado!)
Nome científico: Citrus Limon
Características: o limoeiro pertence à família das rutáceas, com ramos curtos cheios de espinhos curtos e agudos (sem espinhos na variedade tahiti), chegando a atingir de 4 a 5m de altura e brotos novos de coloração verde-pálida. Flores brancas, reunidas em inflorescência com 2 a 20 flores, cada uma com 20 a 25 estames, ovário com 10 a 13 locos.
Os frutos contêm grande quantidade de vitamina C, albumina, gorduras, hidratos de carbono, sais minerais, celulose etc. Fruto tipo baga que, por suas características, recebe o nome de hesperídio, com endocarpo membranoso com tricomas cheios de suco (parte comestível), ácido, de cor esverdeada, casca fina, verde-amarelada (grossa e verde na variedade tahiti) e sementes pequenas, ovais (sem sementes na variedade tahiti).
Provavelmente, o limão é a fruta mais conhecida e usada no mundo. São tantas suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las. Tudo nele é aproveitável.
Origem: Ásia. Frutificação: durante o ano todo.
Com seu suco preparam-se refrigerantes, sorvetes, molhos e aperitivos, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza.
Da casca retira-se uma essência aromática usada em perfumaria e no preparo de licores, sabonetes e sabões. Enfim, muitas são as utilidades deste cítrico fácil de se achar durante o ano todo, nas suas diversas variedades.
Em geral, todos os tipos de limão têm aspecto semelhante, embora mudem no tamanho e na textura da casca que pode ser lisa ou enrugada.
Quanto à cor, variam do verde-escuro ao amarelo-claro, exceto a espécie que se assemelha a uma mexerica.
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, muito importante no combate às infecções, pois aumenta a resistência do organismo. Contém ainda vitamina A e vitaminas do complexo B, além de sais minerais como cálcio, fósforo e ferro.
As variedades de limão mais conhecidas:
# limão-galego - pequeno e suculento, de casca fina, cor verde-claro ou amarelo-claro
# limão-siciliano - grande, de casca enrugada e grossa, menos suculento e mais ácido que o galego
# limão-cravo - parecido com uma mexerica, tem casca e suco avermelhados e sabor bem forte
# limão-tahiti - de tamanho médio, casca verde e lisa, muito suculento e pouco ácido.
Vale a pena ler e aprender as Propriedades Nutritivas do limão na saúde.
Na culinária, excelente aliado
Raramente é ingerido puro devido à sua acidez, contudo é um excelente aliado na culinária.
Ideal para temperar qualquer alimento, desde peixes, vegetais até o chá; receitas ficam enriquecidas com sua presença: brócolis com limão e destacamos arroz com limão.
O suco de limão intensifica o sabor de muitos vegetais, especialmente os que contêm compostos de enxofre, como o brócolis. É também uma alternativa para molhos mais saudáveis do que os feitos à base de manteiga, maionese e óleo.
O costume popular de se temperarem os pratos com limão (em saladas, por exemplo) é duplamente benéfico: favorece o melhor aproveitamento do ferro contido nos alimentos e torna menos necessário o uso de sal para acentuar o sabor da comida.
O limão substitui com vantagem o vinagre, não só pelo seu valor nutritivo como pelo seu sabor natural. Perfeito para tirar a baba dos quiabos, basta lavar os quiabos e deixá-los no molho de limão e água.
A limonada é uma bebida muito usada para matar a sede no verão. É pouco calórica e também uma excelente fonte de vitamina C. O suco de um limão médio tem mais de 30 mg de vitamina C o que representa mais de 50% das necessidades diárias de um adulto.
Indicações terapêuticas e usos
A cura pelo limão consiste em ingerir, no primeiro dia, o suco de um limão espremido. A cada dia deve-se ir aumentando a dose até atingir 10 limões. Em seguida, começa-se a diminuir um por dia.
Antes de utilizar o limão, deve-se lavá-lo bem para se eliminarem, além da poeira, resíduos de pesticida. O limão maduro conserva-se em geladeira por 4 semanas.
Cem gramas de limão fornecem 29 calorias.
Meio limão num copo de água morna tomado em jejum é um ótimo auxiliar nos regimes de emagrecimento.
É muito eficaz no tratamento da obesidade e também do reumatismo, da náusea, da icterícia e do excesso de bílis.
Quem toma limão diariamente mantém o fígado funcionando bem e o sangue livre de impurezas.
Graças à alta concentração de vitamina C que contém, o limão é o maior inimigo de todas as substâncias prejudiciais ao organismo, não importando em que lugar, órgãos ou tecidos se tenham acumulado ou agido.
Essa vitamina evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, torna mais rápida a cicatrização de feridas e queimaduras, evitando também hemorragias.
Contém ainda, muitos sais minerais, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso.
Como remédio, o limão é empregado contra icterícia, diabetes, hemorragia nasal, doenças da pele, infecções da garganta, gripe e dor de cabeça.
Ele acaba ainda com a acidez sangüínea, dissolve o ácido úrico e, no geral, é indicado para casos de acidez da boca e estômago, anemia, apendicite, arteriosclerose, artrite, asma, blenorragia, cálculos, caspa, diabetes, edemas, enxaquecas, congestões, conjuntivite, alergia, febres, esterilidade, mau hálito, obesidade e uma infinidade de doenças.
Contra o limão só existe um ponto negativo: a sua acidez. Mas preste atenção:
_______________________________
*O limão é azedo na boca mas, misturado com a saliva, entra no estômago modificado para alcalino. Não há, pois, problema usá-lo em casos de acidez estomacal; até é indicado.
________________________________
Também para uso externo, o limão tem uma ampla aplicação:
# sumo misturado com açúcar até formar uma pasta é ótimo no tratamento da acne, da pele cansada e da oleosidade excessiva.
# Puro, o sumo serve para clarear as mãos e amaciar as cutículas endurecidas.
# Passado na cabeça, ele diminui a oleosidade do couro cabeludo e elimina a caspa.
Atenção: O único cuidado que se deve ter, quando o limão é usado na pele, é de lavá-la antes de expô-la ao sol, para se evitar o aparecimento de manchas escuras.
# Além do sumo, também a casca, as folhas e as flores do limoeiro são usadas em chás e xaropes.
O limão é largamente empregado como arma eficaz contra vários processos mórbidos como as alergias, infecções, câncer, arterioesclerose, fadiga, processos lentos de cicatrização e distúrbios hemorrágicos resultantes da fragilidade capilar.
Uma colher de sopa de suco de limão numa xícara de água quente adoçada com mel é um dos remédios mais populares para a dor de garganta.
Por ser uma fruta rica em vitamina C, é eficaz no tratamento da gripe e das infecções. Porém, seria uma injustiça reduzir os poderes medicamentosos do limão apenas ao tratamento da gripe.
Além de vitamina C, ele contém potássio, ferro, magnésio, enxofre, cálcio, cloro e fósforo. Com todos esses elementos, o limão pode ser usado no tratamento de uma série de outras doenças.
beijinhos
2006-11-13 20:42:54
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
2⤋
Oi,
Limão
É o rei dos temperos e o campeão dos remédios.
Composição: calorias, água, carboidratos, lipidios, cinzas, vitaminas A, B1, B2 e vitamina C, além de potássio, cálcio, fósforo e ferro. Cura mais de 150 doenças.
Medicinal: purifica o sangue, ajuda no metabolismo em todos os órgãos do corpo. Cura doenças respiratórias, do baço, tosse, bronquites, gases, infecções hepáticas, hidropsia, é tônico, sudorífero e anti-escorbútico.
Uso: De preferência utilize o suco ou a casca seca. Fazer um copo de chá durante 4 dias por uma semana. Intercale dois dias e repita a dose, por várias vezes.
Seu ácido é natural, chamado Ácido Ascórbico ou vitamina C; tem o poder de eliminar a acidez estomacal, as azias, o ácido úrico e tem um grande poder alcalinizante. Nosso sangue precisa ser alcalino, pois é justamente no sangue que se situam a maior parte das doenças. O limão é um poderoso depurativo (purificador do sangue).
Sobre a crença popular de que o limão corta o sangue: o limão faz o contrário; afina e fortifica o sangue, limpando-o. Por isso é tão recomendado para quem sofre de varizes e pressão alta.
O limão é um poderoso bactericida, uma espécie de antibiótico natural. Pode acontecer que inicialmente o limão prenda um pouco o intestino; resolve-se isso tomando uma colher de mel puro de abelha num copo de água ao deitar ou em jejum e também comer verduras cruas.
O limão esquenta o nosso organismo, pois tem cerca de 44 calorias em 100 gramas de suco, sendo por isso muito indicado juntamente com o alho e o mel para combater gripes, pois elas são desequilíbrios de temperatura. O limão também é um poderoso cicatrizante.
A essência da casca do limão (o óleo da casca)
Parte usada: casca.
Propriedades: anti-reumática, anti-séptica, bactericida, depurativa, diurética, estimulante, estomáquica e tônica.
Indicação: acidez, anemia, calos, células mortas, desintoxicante, diabetes, doenças infecciosas, dores em geral, flatulência, gripes, hipertensão, nevralgias, oleosidade da pele, retenção hídrica (líquido), reumatismo, tosse e verrugas.
Cuidado: ao usar a essência (ou qualquer parte - o suco) de limão na pele, não se exponha ao sol ou poderá sofrer queimaduras sérias (mesmo pequenos respingos do suco podem manchar a pele - comprovei pessoalmente).
Variedades: limão siciliano, limão-de-casca-fina, limão-galego, limão-cravo, limão-tahiti, limão-rosa, limão-bravo, etc. Todos são bons para a cura de enfermidades.
Composição: polpa pouco ácida. O suco contém ácido cítrico, ácido málico, citratos de potássio e de cálcio, cerca de 8% de glucídios, matérias pécticas, mucilagem, sais minerais, oligoelementos e vitamina C.
Um abraço
2006-11-13 14:59:37
·
answer #9
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋