Carnes preferidas para o churrasco
Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser cozida ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. à a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro.
Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer.
O ponto certo da picanha é o mal passado.
Contra-filé: é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média.
Maminha ou ponta de alcatra: deve ser servida mal passada, mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada.
Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto, pois a maciez e o sumo se mantêm.
Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha.
Chuleta: É também uma carne saborosa mas às vezes fica dura ao ser assada. Seu ponto certo é o mal passado. É entremeada de gordura, que a mantêm suculenta.
Costela: É a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela.
Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa: carne é vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto.
Além do churrasco tradicional, usa-se no Brasil outros tipos de carne como a de porco, ovelha, frango e peixe, além da lingüiça, coração de galinha, etc.
beijinhos
2006-11-13 22:25:00
·
answer #1
·
answered by Leyloca 6
·
1⤊
0⤋
Buenas compadre, as melhores carnes continuam sendo do Uruguai e Argentina.
Eu sou especialista em fazer churrasco com Pernil de Ovelha (oveja), porém faço bem temperada. O que é mais usado por aqui é mesmo a costela, e depois vem as outras carnes. Do Estado do Mato Grosso vem o "cupim" que é a parte aquela de cima do pescoços que agora não lembro o nome. Nas churrascaria tem muitas diversidades. Salsichão, agora ate abacaxi (ananás) eles estão fazendo na churrascaria. Pega-se um abacaxi descasque e põe bastante canela, e põe para assar, sabe que até da para comer.
2006-11-13 06:55:23
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Na minha terra querida a carne mais usada para churrasco é a costela, depois a picanha, e o tempero mais saboroso é o amor por nossa terra e pela nossa gente que faz tudo ser mais gostoso. Saudações hermano!!!
2006-11-13 23:15:35
·
answer #3
·
answered by Olly 5
·
0⤊
0⤋
Chuleta, picanha, mamimha e fraldinha são carnes indispensáveis para um bom churrasco! Gaúcho, me chame qdo fizer um!!!
2006-11-13 06:50:21
·
answer #4
·
answered by PITUCA 3
·
0⤊
0⤋
olha entrei de curiosa,porque adoro o sutaque de vcs,bjs de uma paulista,que não entende nada de churrasco,valeu.
2006-11-13 06:49:46
·
answer #5
·
answered by Re 5
·
0⤊
0⤋
Bom a carne tem que ser picanha!!!
2006-11-13 06:48:56
·
answer #6
·
answered by DeNiSe 2
·
0⤊
0⤋