English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

Bauru, um dos mais famosos lanches do Brasil, foi criado pelo bauruense Casimiro P.into Neto, em 1934, no Bar Ponto Chic, em São Paulo, capital. Sua receita original consta de pão francês sem miolo, fatias de rosbife, queijo derretido, rodelas de tomate e pepino. Casimiro P.into nasceu em Bauru-SP, em 5 de abril de 1914. em 1931, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Orgulhoso de sua cidade natal, sempre foi conhecido como "Bauru". Juntamente com outros estudantes, artistas e intelectuais, frequentava o restaurante Ponto Chic, no largo do Paissandu. Segundo Casimiro, essa receita incluia os elementos básicos de um lanche equilibrado em albumina, proteína e vitamina, conforme ele havia lido em uma cartilha sobre alimentação.

Muitas pessoas no mundo todo saboreiam o sanduíche Bauru e nem imaginam que o lanche foi batizado com este nome por causa de um bauruense. A receita, embora simples e hoje conhecida internacionalmente, foi inventada em 1933 pelo então radialista Casimiro P.into Neto, o Bauru, apelido que recebeu dos amigos quando chegou à capital por causa da sua origem. Casimiro na época era um dos freqüentadores da famosa lanchonete paulistana - o Ponto Chic - instalado no largo do Paissandu, considerado naquela época o centro novo e elegante de São Paulo. Numa noite, chegando atrasado ao Ponto Chic para uma partida de sinuca, Casimiro quis comer algo rápido e substancioso. Chamou Carlos, o principal sanduicheiro da casa, e orientou: "Abra um pão francês, retire o miolo e ponha dentro queijo derretido". Enquanto Carlos anotava, Bauru comentou: "Está faltando proteína nisso". Deu então a ordem: "Acrescente umas fatias de rosbife". O sanduicheiro se afastava quando Bauru completou a receita: "Ô Carlos, bota também umas fatias de tomate". Quando Bauru estava comendo o segundo sanduíche chegou um amigo e pegou um pedaço de seu lanche - gostou - e gritou para o garçom, "Me vê um destes do Bauru." A partir daí os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: "Me dá um do Bauru", "...me dá um Bauru", e assim ficou o nome para o sanduíche inventado por Casimiro P.into Neto - Sua Excelência - o BAURU. Com a intenção de deixar o lanche ainda mais saboroso, os chefes de cozinha foram adicionando, nas últimas décadas, novos ingredientes à receita original do Bauru. Assim, o lanche passou a incluir, além de tomates frescos, fatias de pepino curtido em vinagre de vinho branco (picles) e vários tipos de queijo.

A receita do Bauru inclui: Pão francês aberto, sem miolo, uma porção de queijo mussarela, derretido em banho-maria, Fatias de rosbife, Rodelas de tomate, Rodelas de pepino (picles), Sal e orégano a gosto.

~~~~~~~~~~~~~~~

Hmmmm, deu uma fome agora de repente!! risos

2006-11-12 12:01:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 4 1

Puxando pela memória o ativo "BAURU" recorda o dia em que nasceu o sanduíche que levaria seu apelido, espalhando a fama de sua terra natal para os quatro cantos do mundo. Não é difícil para esse homem de boas lembranças contar detalhes sobre o nascimento do sanduíche "bauru"

Era um dia que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos e falei: Abre um pão francês, tira o miolo e bota um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão eu falei: Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso, (Eu tinha lido em um opúsculo livreto de alimentação para crianças, da Secretaria de Educação e Saúde, escrito pelo Ex-prefeito Wladimir de Toledo Pisa, também freqüentador do Ponto Chic - que a carne era rica nesses dois elementos) bota umas fatias de roast beef junto com o queijo e já ia fechando de novo quando eu tornei a falar: Falta vitamina, bota aí umas fatias de tomate. Este é o verdadeiro BAURU.

Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o "Quico" - Antônio Boccini Jr., que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Aí ele gritou para o garçom, que era um russo chamado Alex: Me vê um desses do "Bauru".

Os amigos foram experimentando e o nome foi ficando. Todos quando iam pedir falavam: Me vê um do "Bauru" e assim ficou o nome BAURU para o sanduíche inventado por Casemiro ***** Neto - Sua Exa. o "BAURU".

2006-11-12 20:01:15 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

A história do Lanche Bauru

O ano era 1936, a USP tinha apenas 2 anos de vida. Ele, 20 anos mais velho, cursava Direito na Faculdade do Largo de São Francisco. Seu nome, Casimiro ***** Neto, um menino que saira de Bauru para São Paulo fazer o futuro na metrópole. O vínculo com sua terra natal era tão forte que ninguém o chamava pelo nome. Ele era conhecido simplesmente como "Bauru".

"E aí Bauru aonde vamos hoje?". "Que tal uma sinuca e depois um lanche no Ponto Chic?". E assim iam os amigos até a lanchonete do Largo Paiçandu. Entre uma jogada e outra, a fome batia. Bauru era muito comunicativo. Não por acaso escolheu a profissão de advogado e posteriormente a de radialista.

Foi o primeiro "Repórter Esso" da capital paulista, diretor da Jovem Pan que, na época, se chamava Rádio Panamericana e diretor da TV Record. Tudo isso na primeira metade do século passado, informa o historiador bauruense Luciano Dias Pires. Influente, tornou-se homem de confiança do interventor Adhemar de Barros. Mas sua maior façanha não veio da política, do direito e nem dos microfones, mas da culinária!

Este aluno da USP cansado da rotina gastronômica resolveu dar um basta. E, para nossa sorte, inventou um dos mais famosos e saborosos sanduíches deste país, que ultrapassou as fronteiras brasileiras. Nos países vizinhos é comum encontrar o "Bauru" no cardápio de bares e lanchonetes.

Você quer saber como tudo isso aconteceu? Vamos voltar no tempo e ouvir do próprio Bauru como foi o primeiro contato entre o criador e sua apetitosa criação.

"Era um dia em que eu estava com muita fome. Cheguei para o sanduicheiro Carlos (já falecido) e falei: -Abre um pão francês, tire o miolo e bote um pouco de queijo derretido dentro. Depois disso o Carlos já ia fechando o pão e eu falei: -Calma, falta um pouco de albumina e proteína nisso. Eu tinha lido em um opúsculo, livreto de alimentação para crianças da Secretaria da Educação e Saúde, escrito pelo ex-prefeito Wladimir de Toledo Piza, também freqüentador do Ponto Chic, que a carne era rica nesses dois elementos. -Bota umas fatias de rosbife junto com o queijo. O Carlos colocou e já ia fechando de novo quando tornei a falar: -Falta a vitamina. Bota aí umas fatias de tomate e picles. Quando eu estava comendo o segundo sanduíche chegou o Quico - um amigo cujo nome era Antonio Boccini Júnior, que era muito guloso e pegou um pedaço do meu sanduíche e gostou. Aí ele gritou para o garçom, que era um russo chamado Alex: -Me vê um desses do Bauru!".

Para evitar que o verdadeiro sanduíche fosse maculado com ingredientes estranhos à fórmula como presunto, bacon e até ovos, a cidade de Bauru transformou em Lei - 4314, de 24/06/98 - a receita do lanche. Mesmo assim são poucos os lugares onde se pode saborear a invenção original de Casimiro.

Fonte: USP - Universidade de São Paulo
Fotografia: Gentilmente cedida por SKINÃO LANCHES

O legítimo Lanche Bauru pode ser encontrado hoje no SKINÃO LANCHES e no BAR AEROPORTO.

2006-11-12 20:04:40 · answer #3 · answered by Sandman 3 · 1 0

Já te responderam tão bem que complementou o que eu sabia para responder ,obrigada a todos,bjsss

2006-11-13 11:49:54 · answer #4 · answered by susi_gaucha 7 · 0 0

queria saber também e de comprimenta-lo...pq esse lanche eu sou viciado...e se não tiver tomate no meio não e bauru...hehe

2006-11-13 08:49:10 · answer #5 · answered by PINGO 2 · 0 0

Bauru

Foi no Largo do Paiçandu, no Ponto Chic, que o estudante Casimiro P.into Neto inventou esse sanduíche, em 1939, quando ainda era aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Os fregueses do bar gostaram da invenção e passaram a pedir "esse sanduíche do Bauru", como Casimiro era chamado, por ter nascido nessa cidade paulista. O original é preparado com rosbife e ainda assim é servido nas filiais do Ponto Chic, às centenas, diariamente. A receita a seguir é a versão mais popular, servida na maioria dos bares e padarias deste Brasil.


Ingredients:
- 1 pão francês
- 2 colheres de chá de maionese, manteiga ou margarina
- 2 fatias de presunto (ou rosbife)
- 2 fatias de queijo prato
- 2 rodelas de tomate
- 1 pitada de sal
- 1 fio de azeite


Directions:
Corte o pão ao meio, no sentido longitudinal. Passe a maionese nas duas metades. Recheie com o presunto, o queijo e o tomate. Salpique sal, sobre o tomate e regue-o com um fio de azeite. Feche, prenda os dois lados com um palito, corte na transversal e sirva. Se quiser, leve ao forno até que o queijo esteja derretido.





beijinhos

2006-11-13 05:02:04 · answer #6 · answered by Leyloca 6 · 0 0

Foi um passa fome de Bauru que não tinha grana para um PF então pedia para o dono do botiquim colocar queijo presunto tomate e um ovo frito no meio do pão que quando virou moda ganhou uma folha de alface também. Mas a receita original já foi feita com mortadela também, mas mortadela não era coisa de gente chique na época.

2006-11-12 23:16:13 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

não sei, mas que é uma delicia isso eu sei que é.

2006-11-12 20:17:10 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Dê logo os 10 pontos para o Sacerdoti. Ele esta correto. Parabéns sacerdoti.

2006-11-12 20:17:02 · answer #9 · answered by O véinho 3 · 0 0

Bauru do Ponto Chic
Inaugurado no coração de São Paulo, em 1922 - o mesmo ano da Semana de Arte Moderna, realizada a alguns quarteirões de distância - , o Ponto Chic presenteou a cidade com um sanduíche antológico. Até hoje atiça o imaginário gustativo de grandes comilões. Ao longo do tempo, já se deliciaram com ele os escritores Mário e Oswald de Andrade, o compositor Adoniran Barbosa, o cantor Nélson Gonçalves, os presidentes Jânio Quadros e Fernando Henrique Cardoso, o governador Mário Covas, o jornalista Boris Casoy, o violeiro Almir Sater e toda a banda dos Titãs. O sanduíche foi inventado em 1933 e batizado de Bauru, apelido de seu idealizador, o locutor de rádio Casimiro ***** Neto, popular na época, um dos futuros apresentadores do Repórter Esso. O sucesso se justifica. Apesar da simplicidade, o Bauru seduz porque é muito bem-feito. Além disso, combina divinamente ingredientes de qualidade. Leva rosbife pré-assado, rosado e frio; quatro tipos de queijo derretidos com água e manteiga - prato, suíço, estepe e gouda; fatias de tomate fresco e rodelas de pepino curtido em vinagre. É morder e amar. A receita permanece inalterada há setenta anos, desde o dia em que o Bauru radialista orientou o sanduicheiro Carlos na sua elaboração. A única mudança foi que o Ponto Chic acrescentou novos endereços. Três filiais se incorporaram à loja original do Largo Paissandu, no centro da cidade. A ampliação da rede multiplicou o público do Bauru. Atualmente, são elaborados mensalmente 13 000 sanduíches. Em meados do ano a casa pretende lançar o livro de memórias Ponto Chic, um Bar na História da Cidade. Mais paulistano impossível. J.A. Dias
A receita

Pão francês aberto, sem miolo

Uma porção de queijo mussarela,
derretido em banho-maria

Fatias de rosbife

Rodelas de tomate

Rodelas de pepino (picles)
Sal e orégano a gosto

2006-11-12 20:06:51 · answer #10 · answered by Nilza Padovani Feitosa F 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers