O Queijo coalho nordestino
Vamos aprender a fazer o queijo coalho com uma receita bem tradicional.
INGREDIENTES:
10 litros de leite de gado
1 colher de sopa de coalho liquido (pode ser encontrado em lojas de produtos da agropecuária)
100 g de sal
MODO DE FAZER:
É preciso ferver o leite.
Em seguida deixamos que ele esfrie. Depois devemos acrescentar o coalho e mexer bastante.
O leite fica coalhado, uma hora e meia depois. A próxima etapa é separar o leite coalhado do do soro. Não jogue fora o soro.
A massa do queijo, que é o leite talhado deve ser aberto numa bandeja. Um rolo de madeira pode ajudar e facilita o escoamento de todo o soro.
Agora peque um litro do soro retirado e ponha no fogo para esquentar. Ainda quente misture à massa, dando homogeneidade. Isso facilita para que o queiro fique bem macio.
Agora é só colocar o sal e misturar bem a massa. O queijo já pode ir para as formas. A medida que for colocando a massa vá pressionando ou se tiver uma prensa, use-a para dar consistência e dar uma forma com a massa bem concentrada. O queijo deve ficar na prensa ou forma durante 24 horas. Depois é só desenformar. Está pronto assim o seu queijo de coalho tradicional.
Um abraço
2006-11-08 01:58:54
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
0⤊
0⤋
O Queijo coalho é um tipo de queijo pasteurizado, produzido por fermentação, tradicionalmente fabricado na região Nordeste do Brasil.
O queijo de coalho figura entre as iguarias típicas da culinária nordestina e seu processo de fabricação é baseado na simples coagulação do leite e na prensagem da massa. Contrariando a sua forma simples de produção, a sua utilização é um tanto quanto variada, podendo ser consumido fresco, assado ou como ingrediente em diversos pratos regionais.
O leite utilizado na fabricação do queijo de coalho é oriundo da própria fazenda, totalmente integral, fruto de vacas Pardo Suíço, manejadas de forma orgânica, segundo as diretrizes do IBD (Instituto Biodinâmico).
Após a ordenha, o leite segue imediatamente para a queijaria, onde é depositado na plataforma de recebimento e coletado uma amostra para avaliar o grau de acidez Dornic.
Estando dentro dos padrões de qualidade,
o leite é então bombeado para o pasteurizador, onde recebe tratamento térmico a 65º por 30 minutos (pasteurização lenta).
Essa operação garante a eliminação de possíveis agentes patógenos encontrados no leite cru.
Após a pasteurização,
o leite é bombeado para o resfriador,
e, ao atingir a temperatura ideal,
é novamente bombeado
para o tanque de fabricação.
Realiza-se periodicamente,
o teste da fosfatase alcalina com o leite pasteurizado, para verificação da eficácia
na pasteurização.
Essas provas de rotina, fazem parte de um rigoroso programa de controle de qualidade dos produtos, que ainda incluem um Médico Veterinário, para manter a saúde dos animais e uma obtenção higiênica do leite, e de uma Engenheira de alimentos, responsável pela tecnologia da produção e os aspectos higiênicos da fabricação. O S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal) monitora todas as etapas de fabricação.
A coagulação do leite é obtida com a utilização de um preparo enzimático líquido, contendo uma enzima digestiva proteolítica de mamíferos lactantes, a renina. Essa enzima atua sobre o caseinato de cálcio do leite, transformando-o em paracaseinato de cálcio, o qual se combina com íons livres de cálcio, tornando-se insolúvel, precipitando-se e formando um gel ou coalhada que retém a gordura.
A coalhada é então cortada, cujo processo é feito através de lira de aço inoxidável, resultando em pequenos glóbulos que facilita a separação do soro. A massa cortada fica em repouso por 10 minutos, para haver a decantação e em seguida proceder a retirada do soro.
A etapa seguinte compreende a salga, e é realizada diretamente na massa com sal refinado na proporção de 2,5%. Esse procedimento visa dar mais sabor e textura ao produto, tornando-o mais untuoso, sendo que deve-se realizar uma boa distribuição do sal na massa.
A massa então é colocada em fôrmas de plástico com dessoradores e conduzidas a prensa pneumática para prensagem por 2-6 horas.
beijinhos
2006-11-08 10:41:12
·
answer #2
·
answered by Leyloca 6
·
0⤊
0⤋