Não é tãããão difícil assim! Veja o que você vai precisar:
- Uma faca bem afiada, também chamada faca bento.
- Sushimaki sudare ou makisu: esterinha de bambu para o preparo de sushis
- Chawan mushi: tigelinhas de cerâmica ou laqueadas para o molho shoyu.
- Espátula para retirar e espalhar o arroz sobre a alga, pode-se utilizar as mãos, porém o arroz é bem pegajoso. Uma dica é ter uma pequena tigela com água e gotas de vinagre para umedecer as mãos. Dessa forma o arroz não gruda.
- Uma tábua para o preparo e corte dos sushis.
- Uma toalha úmida para limpar as mãos sempre que necessário.
Para preparar o arroz do sushi você vai precisar os seguintes ingredientes:
- 1 kg de arroz cateto ou polido curto
- 2 colheres (sopa) de saquê
- 1 litro de água mineral
- 1 quadrado de alga kombu de cerca de 7,5 cm
- 10 colheres (sopa) de vinagre de arroz
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 3 colheres (sopa) de sal
Passo 1:
Lave bem o arroz em água fria. Escorra e continue a lavar até que a água saia limpa. Se preferir, utilize o escorredor de arroz.
Passo 2:
Transfira o arroz para uma panela de aço inox de fundo grosso, junte o saquê e a água mineral. Limpe a alga com um pano de prato úmido, faça alguns talhos de um dos lados para que solte todo o sabor e coloque-a no arroz.
Passo 3:
Leve ao fogo alto e tampe. Reduza o fogo ao mínimo e cozinhe o arroz por 10 minutos. A seguir, elimine a alga e prossiga com o cozimento por mais 8 minutos. Desligue o fogo e verifique se o arroz está cozido e a água foi totalmente absorvida. Cubra a panela com um pano de prato, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Despeje o vinagre em uma panela pequena. Leve em fogo baixo, junte o açúcar e o sal. Depois de 1 minuto, desligue o fogo e deixe esfriar completamente.
Passo 4:
Umedeça um pano no vinagre preparado e passe-o no interior de um recipiente com madeira de bordas baixas. Se não possuir um, utilize uma tábua de madeira grande. Com o auxílio de uma espátula de bambu ou uma colher de pau umedecida, transfira o arroz cozido para o recipiente preparado. Despeje um pouco do vinagre sobre o arroz e mexa com a espátula. Agite um leque próximo ao arroz para que esfrie mais rapidamente. Se não possuir um, ligue o ventilador. Continue juntando o vinagre e a esfriar o arroz até que esteja à temperatura ambiente. No final, o arroz deve estar brilhante e encorpado, mas não empastado. Cubra com um pano e use-o no mesmo dia, já que não pode ser conservado na geladeira.
Para preparar os rolinhos siga as instruções:
Passo 1:
Coloque em uma tigela água e vinagre de arroz (de maçã ou de vinho branco) em partes iguais e umedeça as mãos. Coloque cerca de 1 colher (sopa) de arroz cozido na palma de uma das mãos e aperte delicadamente.
Passo 2:
Com a outra mão modele rolinhos ovais de cerca de 5 cm de comprimento e 2 cm de largura. Os rolinhos devem ser macios e compactos para que não se rompam. Proceda da mesma forma até terminar o arroz, umedecendo as mãos no vinagre com água de vez em quando.
Passo 3:
Quando os rolinhos ficarem prontos, pressione com um dedo em um dos lados e espalhe um pouco de wasabi (pasta de raiz forte), tomando cuidado com a quantidade, já que a pasta é bem picante.
Como escolher os frutos do mar:
Os frutos do mar são presença quase que obrigatória em todos os pratos da cultura japonesa. Os peixes são consumidos praticamente crus, por isso, deve-se ter muito cuidado ao escolher estes ingredientes. Eles devem estar o mais fresco possível, cortados e temperados conforme a indicação de cada receita. Os mais utilizados são o atum, o salmão, namorado, o cara-pau, o camarão e as lulas.
Aprenda a verificar os sinais de frescor dos peixes:
- Veja se olhos estão claros e brilhantes.
- A pele deve estar úmida.
- As guelras devem ser vermelho-claras e as escamas difíceis de remover. Quando pressionada, a carne deve voltar facilmente.
- O peixe deve cheirar bem e estar limpo.
Os passos para montar os sushis são:
Passo 1:
Coloque uma folha de alga sobre uma pequena esteira de bambu e distribua por cima uma camada de arroz de cerca de 1 cm de altura, deixando um espaço vazio na parte superior. No centro, faça pequenos fossos, que serão completados com o recheio.
Passo 2:
Proceda com o recheio, variando os ingredientes como preferir. Pode utilizar legumes, abacate picadosm omelete e ainda retalhos de peixes.
Passo 3:
Com o auxílio da esteira, enrole a alga, pressionando levemente para fixar bem o conteúdo. Se preferir use filme plástico em lugar da esteira.
Passo 4:
Finalize enrolando também na esteira. Para fixar as aberturas, umedeça ligeiramente as extremidades das folhas de algas ou complete com um pouquinho de arroz para sushi.
2006-11-06 07:06:57
·
answer #1
·
answered by Carol 23a. 2
·
0⤊
1⤋
Uma Vídeo Aula Por Módulo ou Receita
Receitas Completas De Cada Prato
Pagamento Único de R$47 Reais
Possibilidade De Dividir Pagamento Em Até 5x*
Você Terá No Mínimo De 3 A 6 Meses De Acesso Às Aulas Garantido
Link do Curso: http://bit.ly/2loK9NEcursosushi
2017-02-16 15:41:07
·
answer #2
·
answered by maria 1
·
0⤊
0⤋
Como Fazer Sushi
2016-10-14 11:46:36
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Olá se você quiser, pode olhar nesse site que tem um curso de
Como fazer sushi.
Link: http://goo.gl/9Hk2mF
2016-06-18 04:20:02
·
answer #4
·
answered by Eduarda 1
·
0⤊
0⤋
Rolos de sushi e sashmi com salmonete do Ártico
Ingredientes:
300 gr de arroz para sushi
7 colheres de sopa de vinagre de arroz japonês
3 colheres de sopa de açúcar
1/2 colherzinha de sal
350 gr de salmonete do Ártico
8 cebolinhos finos
1 abacate
4 folhas de algas "nori"
Duas colheres de chá de pó de "wasabi" aglomerado
Duas cenouras
30 gr de rabanete japonês em conserva
8 colheres de sopa de molho de soja
Esteira de bambu
Preparação:
Lavar o arroz num passador até que a água saia limpa. Cozer em 600 ml de águaa numa panela fechada a lume médio, apagar depois o lume e deixar o arroz repousar outros 10 minutos.
Cozer o vinagre de arroz com açúcar e sal, misturar com o arroz e deixá-los arrefecer juntos. Cortar 200 gr de salmonete em tiras estreitas de 2 cm de espessura. Limpar os cebolinhos e cortar em tiras. Cortar o abacate em dois, tirar o caroço, descascá-lo e cortá-lo em tiras estreitas.
Colocar uma folha de alga de cada vez na esteira de bambu. Colocar o arroz de forma regular sobre cada folha de alga, até uma altura de cerca de 5 cm, deixando livre uma franja de aproximadamente 1 cm na borda longitudinal superior. Colocar as tiras de peixe, os cebolinhos e as tiras de abacate sobre o arroz, na parte de baixo. Enrolar a partir de baixo, pata que se possa comprimir e arredondar com a esteira de bambu. Proceder do mesmo modo com o resto das folhas. Cortar os rolos de sushi em rodelas de uns 2 cm de espessura.
Misturar o pó "wasabi" com 4 colheres de chá de água, formar 4 bolas com ele e esmagá-las. Desenhar losangos com a ajuda de uma faca pequena. Limpar as cenuras e cortá-las em rodelas muito finas. Cortar o rabanete em conserva também em rodelas muito finas.
Para o "sashimi" cortar o resto do salmonete do Árctico em cubos de 1,5 x 1,5 cm. Servir os rolos de sushi com cubos de sashimi, "wasabi", gengibre em onserva, tiras de cenoura, rodelas de rabanete e molho de soja.
--------------------------------------------------
SUSHI:
Sushi Nigiri
Sushi nigiri é feito com peixe cru, enrolado sobre um bolinho moldado em arroz sushi. Em japonês, nigiri significa "apertado".
Você pode fazer este tipo de sushi com filé de salmão, atum, tainha, namorado, com camarões ou polvo cozidos.
Como montar um sushi nigiri, passo a passo:
1. Utilizando uma faca afiada, corte o filé de peixe pedaços menores, compridos e grossos.
2. Corte cada pedaço em fatias finas, em um ângulo inclinado em relação à superficie do peixe (como na figura).
3. Coloque a fatia de peixe na mão esquerda (direita, se você for canhoto) e um pouco de wasabi (raiz forte) sobre o peixe. Com a outra mão, faça uma bola de arroz, de tamanho menor do que o comprimento da fatia de peixe. Coloque esta a bola de arroz sobre o peixe.
4. Utilizando ambas as mãos, vire o sushi com o peixe para cima e molde, cuidadosamente, o peixe em torno do arroz. O sushi deve ter 5 cm de comprimento.
Outro tipo de sushi bastante popular é o kappa, feito com arroz e pepino enrolados por alga. O recheio do kappa pode ser, ao invés de pepino, peixe cru ou kani. Para enrolar o kappa, o ideal é ter uma esteira japonesa, feita de bambu. Se você não tiver, pode tentar improvisar utilizando uma folha de papel-manteiga ou filme plástico.
Kappa-maki
1. Coloque metade de uma folha de alga desidratada sobre a esteira. Espalhe uma camada de arroz sobre a alga, deixando uma faixa de 2 cm descoberta (como na figura).
2. Espalhe um pouco de wasabi sobre o arroz. Coloque fatias finas de pepino japonês centralizados no meio da camada de arroz.
3. Com o auxílio da esteira de bambu, enrole a alga em torno de arroz, de maneira firme, mas gentil.
4. Corte cada rolinho de alga em pedaços de 2 cm e arranje em um prato, com a parte cortada para cima. Para que os cortes fiquem mais precisos, utilize uma faca molhada e limpe a mesma, após cada corte, com um pano ou papel-toalha.
-----------------------------------------------
Gomokuzushi / Sushi Colorido
Dentre os vários tipos de sushi, este é o mais simples e fácil e, por isso, o mais caseiro. Não há mistério nesta receita, basta misturar os legumes da estação ao arroz, soltando a sua criatividade.
* 2 copos de arroz japonês (preparado com 2 copos menos 1 dedo de água)
* 5cm de kombu
* 3 shiitake seco médios (hidratado em 1 xícara de água) cortado em tiras finas
* 1 sobrecoxa de frango desossada e picada
* ½ bardana pequena em tiras finas
* 50g de cenoura em tiras
* 1 ovo inteiro
* 1 colher de sopa de gergelim
* 1 pitada de benishooga
* Tempero do Arroz
* 1 colher de chá de sal
* 2 colheres de sopa de açúcar
* 3 colheres de sopa de vinagre
* Tempero do Molho
* 1 colher de sopa de açúcar
* 1 ½ colher de sopa de shoyu
* 1 colher de sopa de mirim
* Tempero do Ovo
* 1 colher de chá de açúcar
* 1 pitada de sal
Comece preparando o molho para que possa acrescentá-lo sobre o arroz ainda quente:
1. Numa panela, leve ao fogo 1/4 de xícara do caldo no qual o shiitake estava sendo hidratado, o shiitake, a bardana e o frango e deixe até levantar fervura.
2. Acrescente o tempero do molho, tampe e cozinhe em fogo médio até que a bardana esteja cozida.
3. Coloque a cenoura por cima sem misturá-la — para que realce a sua cor natural — e deixe tampado apenas por alguns minutos, a fim de dar um leve toque de cozimento.
4. Passe para uma peneira, coe e deixe reservado.
5. Misture o ovo juntamente com o açúcar e o sal e divida-o em duas partes. Leve para uma frigideira no fogo baixo. Ele deve ficar fino e macio. O processo e o resultado final assemelham-se ao da massa da panqueca. Deixe reservado também.
6. Prepare o arroz acrescido do pedaço de kombu (este deve ser retirado após o cozimento). Depois de pronto, transfira-o para um recipiente grande (de preferência de madeira).
7. Acrescente os temperos do arroz — previamente misturados e dissolvidos — e misture com o kijakushi como se estivesse cortando o arroz, mantendo-o sempre de pé. Caso contrário, poderá deixar o arroz empapado.
8. Agrupe o arroz num lado do recipiente de madeira e deixe por 1 a 2 minutos apenas para tomar gosto.
9. Volte a espalhar o arroz e abane rapidamente — para dar brilho — até que o arroz amorne, mas continue ligeiramente aquecido.
10. Acrescente a mistura do shiitake ao arroz e misture como anteriormente.
11. Corte a massa do ovo em tiras finas e salpique sobre o arroz.
12. Enfeite com o benishooga e saboreie!
Dicas!
O kakitamajiru é a sua mais perfeita combinação.
Rendimento: 4 porções
-------------------------------------------
Inarizushi / Sushi de Age
Uma das variedades de sushi. Recheado com o arroz de sushi no age deliciosamente temperado, é perfeito para ser levado àquele gostoso piquenique.
* 2 copos de arroz japonês preparado com a mesma medida de água
* Tempero para o arroz
* 3 colheres de sopa de vinagre branco
* 1 colher de sopa de açúcar
* 1 colher de chá de sal
* 16 age
* Tempero para o age
* 1 ½ copo de água
* 1 colher de chá de hondashi
* 8 colheres de sopa de açúcar
* 4 colheres de sopa de shoyu
* 1 colher de sopa de mirim
* 3 colheres de sopa de sake
1. Lave o arroz, deixe de molho durante 30 minutos, escorra e leve para cozinhar. Depois de pronto, transfira-o para um recipiente grande (de preferência de madeira).
2. Acrescente os temperos do arroz (previamente misturados) e, com o auxílio do kijakushi, incorpore delicadamente, tomando o cuidado para não deixar o arroz empapado. Reserve (vide instruções de preparo do sushi na edição 2).
3. Prepare o age cozinhando por apenas 2 a 3 minutos para tirar o excesso de óleo. Lave e pressione-os, para retirar o excesso de água.
4. Em uma panela coloque o age e os ingredientes de seu tempero, e leve para cozinhar, deixando até evaporar totalmente o líquido. Deixe esfriar.
5. Com a palma das mãos, pressione-os novamente para retirar o excesso de líquido. Caso contrário, o sushi poderá ficar encharcado.
6. Com os dedos abra o age a partir do corte, formando um "saquinho". Entretanto, tome cuidado para não rasgá-lo.
7. Com o auxílio de uma das mãos pegue o arroz previamente temperado e forme um bolinho. Isso facilitará a sua introdução no age. Introduza no age a quantidade de arroz necessária para encher o saquinho. Proceda da mesma maneira com o restante do age.
8. Monte em um prato e sirva acompanhado de gari.
Dicas!
O ideal é que o age descanse por uma hora depois de cozido para absorver bem o sabor. Neste caso, o arroz deve ser preparado mais tarde.
Rendimento: 4 porções
-------------------------------------
Ebi no niguiri / Sushi de camarão
Mais uma deliciosa variação do sushi, com o toque especial do camarão. Muito fácil de fazer e saborear.
* 2 kgs de camarões (70 a 80 camarões)
* 1 kg de arroz cozido para sushi temperado
* Furicaquê
* Wassabi (raiz forte)
* Tempero para os camarões:
* 2 colheres de sopa de vinagre
* 1 colher de chá de glutamato monossódico
* 2 colheres de sopa de saquê
* 2 colheres de chá de açúcar
1. Tire a cabeça dos camarões, finque um palito em cada um, no sentido do comprimento do corpo, pela cabeça e lave-os.
2. Ferva 2 litros de água com 2 colheres de chá cheias de sal e cozinhe os camarões durante 1 minuto. É importe que não se cozinhe muito para não comprometer o sabor.
3. Retire os palitos e a casca (deixando a cauda). Abra os camarões pela parte inferior com uma faca e retire os intestinos que se encontram na parte dorsal. Arrume-os numa travessa e regue-os com o tempero de vinagre, glutamato, saquê e açúcar.
4. Com o arroz para sushi, forme aproximadamente 80 bolinhos, salpique furikaquê e cubra cada um dos bolinhos com um camarão inteiro.
Rendimento: 70 a 80 unidades
------------------------------
PREPARO DO ARROZ
Obs: Esta receita por ser de um restaurante, usou-se 5 Kg, mas em casa vocês poderão dividír o arroz e os demais ingredientes proporcionalmente.
* Coloque 5 Kgs de arroz (da California ou de origem japonesa de boa qualidade) na vasilha com bastante água, deixe por aproximadamente 4 minutos)
* Jogue a água e lave ( como se esfregasse com pouca força) até que a água fique quase transparente.
* Coloque novamente água limpa por 35 a 40 minutos.
* Jogue a água e coloque o arroz na panela junto com a mesma medida de água. (ex.: 1 xícara de arroz e 1 xícara de água).
TEMPERO DE VINAGRE PARA O
ARROZ COZIDO
INGREDIENTES
* 420 grs de açúcar
* 120 grs de sal
* 7 cm x 15 cm de kombu (alga seca)
* 750 ml de vinagre de arroz
* 150 ml de sake
* 100 ml de mirim
* um pouco de aji no moto
PREPARO
1. Numa panela coloque vinagre, sake e mirim. Esquente em fogo médio.
2. Antes da fervura, coloque kombu e cozinhe aproximadamente 2 minutos e retire da panela (obs.: O tempo de fervura do kombu deve ser curto para que não apareça o cheiro do mesmo).
3. Acrescentar açúcar, sal e aji no moto. Ferva por um instante e apague o fogo.
4. Espere esfriar.
Shari - Arroz para o Sushi
* Coloque o arroz no hanguiri (uma vasilha, redonda e larga, feito de madeira)
* Revolva-o ligeiramente, espalhe o tempero de vinagre em toda superfície e misture rapidamente (com movimento de corte)
* O arroz deve ser esfriado rapidamente para ficar com brilho.
PREPARO DO NEGUITORO
URAMAKI
INGREDIENTES
* Mínimo 3 tipos de peixe a escolher entre: atum, robalo, salmão, pargo, linguado, buri, outros (não usar: serra, carapau ou algum outro peixe de sabor muito forte)
* Folhas de alga para sushi
* Cebolinha verde
* Maionese sem sabor de boa qualidade
* Gergelim
MODO DE PREPARO
* Pique todos os pedaços de peixe
* Acrescente a cebolinha verde previamente picada e continue picando.
* Acrescente uma porção pequena de maionese para dar uma cremosidade.
* Misture tudo muito bem com a própria faca.
* Coloque 1/2 alga sobre a metade da esteira de bambú.
* Coloque uma porção de arroz +ou - uma palma da mão cheia.
(Obs.:Sempre que for manusear arroz, deve molhar a mão)
* Espalhe o arroz com a ponta dos dedos úmidos para não grudar.
* Vire a esteira 180º e com a mão úmida passe na outra metade da esteira para não grudar o arroz.
* Vire a alga com o arroz como demonstrado na foto.
* Coloque o peixe picado bem no centro da alga.
* Com a esteira, enrole o sushi de baixo para cima.
* Polvilhe com gergelim.
* Corte-o no meio e depois três para cada lado.(6 pedaços)
* Arrume-os e está pronto para ser saboreado com shoyu e wassabi.
BOM APETITE !
beijinhos
2006-11-07 21:18:04
·
answer #5
·
answered by Leyloca 6
·
1⤊
1⤋
Sushi Temaki
Ingredientes:
arroz para sushi
wasabi (raiz forte)
filé de salmão
cebolinha picada
gergelim
folha de alface
alga
Modo de Preparo:
Corte o salmão na largura de 4 cm de comprimento e depois pique-o para facilitar no momento da montagem. Coloque sobre a folha de alga uma camada de arroz, o wasabi, o gergelim e a folha de alface. Coloque o salmão procurando deixar a maior parte do recheio concentrado na parte superior. Comece a enrolar o sushi como se fosse um cone, enrolando e apertando bem embaixo.
2006-11-06 22:55:19
·
answer #6
·
answered by Nilza Padovani Feitosa F 4
·
1⤊
1⤋
Ingredientes essenciais
- Arroz japonês
- Vinagre de arroz
- Sal
- Açúcar
- Alga
- Pepino Japonês
- Cenoura
- Kani (ou peixe)
- Shoyo
- Wasabi
Ingredientes opcionais
- Ovos
- Pimentão amarelo
- Aspargos
- Gengibre colorido
- Gergelim preto
- Cogumelos
- Umeboshi
- Manga
- Abacate
- Cebolinha
O arroz
Lave intensamente o arroz (de grão curto, japonês) até a água ficar limpinha — não é algo rápido. Uma xícara de água para cada xícara de arroz, deixe o arroz descansar por 45min-1h em um volume de água que o cubra, mas não muito mais do que isto. Troque a água e ferva junto com o arroz, então baixe o fogo e deixe tampado por uns 15-25 minutos. Não deixe queimar. Não coloque sal, óleo, nem nenhum tempero no arroz. Quando estiver seco, desligue e deixe por mais 10 minutos tampado.
O vinagre de arroz
Numa frigideira coloque duas colheres de sopa de vinagre por xícara de arroz, adicione uma colher de chá de sal e meia colher de sopa de açúcar por xícara de arroz. Prove ao misturar com o arroz — ele precisa ficar um pouco "sem graça", nunca salgado, caso contrário o shoyo o deixará incomível, mas é preciso que se perceba algum sal. Glutamato monossódico é uma boa pedida. Aqueça até começar a ferver e tire do fogo, misturando os ingredientes de forma que não fiquem resíduos no fundo.
Esfriando o Arroz
Depois dos 10 minutos de descanso, coloque o arroz num recipiente grande, espalhe bastante e se com pressa use um ventilador para resfriá-lo. Nada de geladeira. Enquanto esfria, tempere com o preparado de vinagre. Utilize uma espátula reta, mechendo com habilidade e rápido sem quebrar muito o arroz, e assegure-se de que o vinagre tempera todo o arroz. Se esta etapa der certo, o arroz terá um aspecto polido e brilhante, e terá a consistência certa.
Os ingredientes
Corte em tiras a cenoura. O pepino japonês deve ser cortado em tiras, retirando-se as sementes. Manga e abacate devem ser cortados em pedaços finos. Prepare uma omelete de um ovo, bem fina, e a corte em tiras. Corte o Kani em dois, longitudinalmente. Cebolinha, pimentão amarelo e aspargos são outras boas idéias.
Estirando e fechando a alga
Com a espátula ou as mãos, disponha uma camada de arroz uniforme e fina e quadrada sobre a alga retangular, deixando algum espaço ao final do retângulo para fechá-la. Para o arroz não grudar nas mãos, use uma solução rarefeita de vinagre de arroz e as umedeça constantemente. Coloque os ingredientes no centro do arroz, e enrole o tubo, com cuidado para deixar o sushi firme e uniforme, selando o tubo com um pouco dessa água com vinagre no pedaço de alga que sobra. Esta técnica é para o sushi com os ingredientes para dentro (maki), e é mais fácil do que soa, saem uns dois ou três mal-feitos no início, mas logo se pega a noção da uniformidade dos ingredientes e do jeito correto de fechar.
Cortando o Sushi
Facas de Sushi são caras, e não são necessárias. Use uma faca de serrinha nova e afiada, rapidamente se corta sushis indistinguíveis dos cortados com uma faca profissional. O truque é mantê-la úmida com a água com vinagre, a cada corte. Decore o sushi com gergelim preto torrado.
Servindo
Sirva com Soyo premium, wasabi e gengibre em tiras colorido.
2006-11-06 10:26:01
·
answer #7
·
answered by dannyporto2000 3
·
0⤊
0⤋
O site da "Chefe Seatle" está explicando direitinho.
E já penso ao contrário ......
Já acho que muitas pessoas pensam ser difícil e não é tão difícil assim.
2006-11-06 09:34:17
·
answer #8
·
answered by DriTattoo 3
·
0⤊
0⤋
Eu escrevi uma série de artigos de como fazer sushi.
http://www.kursa.com.br/curso/como-fazer-sushi/
2014-07-10 04:02:38
·
answer #9
·
answered by ? 3
·
0⤊
1⤋
Se você deseja aprender técnicas exclusivas para fazer Sushi, aqui é o seu lugar...
Com o Curso de Sushi você irá aprender passo a passo de forma detalhada, como fazer os mais deliciosos sushis, Sushi é muito simples de ser feito, não é necessário ter experiência em culinária. O Curso de Sushi foi criado especialmente para você aprender da maneira mais fácil e correta, como fazer sushi. Olhe esse link e veja como é facil...
http://hotmart.net.br/show.html?a=C1660279g
2014-03-10 03:07:13
·
answer #10
·
answered by Gerson Vicente 1
·
0⤊
1⤋