English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-10-24 16:27:15 · 4 respostas · perguntado por Dom Alberto 1 em Comidas e Bebidas Bebidas Não-Alcoólicas

4 respostas

O costume vem dos indigenas da região sul, mais precisamente de Santa Catarina, coisa de gaucho, dizem ser pra aplacar um pouco do frio, mas vai la saber, agora é de se lascar ver, num domingão de sol trincando a cuca, os cara na praia tomando aquele chimarrãozão até fumegante, da nos nervos, será que é de proposito? e não adianta falarem que tem a versão gelada, por que esse é tereré, é costume dos paraguaios..

2006-10-24 16:41:27 · answer #1 · answered by █Lσbσ_∂σ_Áяtι¢σ█ do Pólo Norte 7 · 2 1

o hábito do chimarrão(ou o mate) como é chamado no interior do rio grande do sul é muito antigo.conhecemos histórias do tempo dos índios (bugres) que moiam as folhas da erva-mate e misturavam na àgua com a temperatura ambiente.isso é antes de aparecerem os primeiros imigrantes no estado.1800 e alguma coisa.esse hábito surgiu nos pampas(argentina,brasil,paraguai,uruguai)

2006-10-27 15:09:16 · answer #2 · answered by padeirogaucho 6 · 0 0

Contam que um guerreiro guarani, já velho não podia mais sair de sua cabanaparaas guerras, nem caçar e pescar.Era cuidaddo por sua filha Yari, uma bonita índia, que não se caosu par tomar conta do pai.
Um dia o velho guerreiro e a filha receberam a visitade um viajante, e a índia cantou para ele à noite para que o mesmo tivesse bom sono. Este viajante foi bem recebido e tratado por eles como se fossem velhos conhecidos.
O viajante confessou ser enviado de Tupã, e perguntou aos hospedeiros o que eles desejavam e qualquer que fosse o pedido ele seria atendido.
O velho guerreiro, lembrou da filha, que não casara por amor a ele para cuidar melhor da sua velhice.
Então ele pediu algo que lhe devolvesse as forças para que Yari pudesse se casar.
O mensageiro de Tupã entregou ao velho um galho de àrvore de Caá e ensinou a preparar a infusão, que lhe devolveria as forças e o vigor e transformou Yari na Deusa do Ervais, protetora da raça guarani.
A jovem passou a se chamar Caá-Yari, a deusa da erva mate, e a erva mate passou a ser usada por todos os componentes da tribo, que se tornaram fortes, valentes e alegres.
Depois o homem branco chegou ao pago gaúcho e encontrou os índios guaranis sorvendo o CAA em porongo.
Daí o hábito virou costume que hoje é a tradição do Rio Grande do Sul, e onde tem gaúcho tem que ter erva mate.
Porongo é um tipo de cabaça que serve para fazer a **ía onde se toma o chimarrão.
Se tu ainda não tiveres provado, quando fores ao Sul, não deixes de experimentar. Pode ser que da primeira vez não aches "bueno", mas na segunda vez não será tão ruim assim!

2006-10-26 22:51:27 · answer #3 · answered by Gaucho 2 · 0 0

em um dia de friu, e misturando capim com cafe e *****!

2006-10-25 00:59:53 · answer #4 · answered by Bruna B 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers