meu bem é mais facil vc entrar no Google
2006-10-24 09:37:17
·
answer #1
·
answered by Thalita M 6
·
0⤊
1⤋
História
O arroz é um cereal da famÃlia das gramÃneas, riquÃssimo em carboidratos. à uma planta anual, que chega a atingir um metro de altura e que tem desenvolvimento mais vigoroso em clima tropical (quente e úmido). Seu caule é um colmo, espécie com nós bem marcados, tÃpico das gramÃneas, e suas folhas são compridas e pontiagudas. Suas sementes, a parte comestÃvel da planta, nascem em espigas densas e compactas, distribuÃdas em diferentes hastes. Como todo cereal, é constituÃdo por três elementos principais: um grão farináceo, um germe rico em proteÃnas e dois revestimentos que protegem o grão (o farelo, comestÃvel, e a casca externa).
Seu cultivo data de 3.000 a.C., em terrenos secos ou irrigados da China. A espécie Oryza Sativa, no entanto, pode ter surgido no sul da Ãndia para, depois, se espalhar por toda a China e, mais tarde, Coréia, Filipinas (2.000 a.C.), Japão e Indonésia (1.000 a.C.). A partir daÃ, o cereal foi disseminado pelo mundo, primeiro com a importação dos Persas para a Mesopotâmia e a Turquia. Posteriormente, Alexandre, o Grande, invadiria a Ãndia e o levaria até a Grécia. Os viajantes árabes apresentaram o arroz ao Egito, Marrocos e Espanha, enquanto Portugal e Holanda foram responsáveis por introduzi-lo em paÃses da Ãfrica Ocidental e das Américas, entre os séculos 15 e 17.
Acredita-se que o Brasil foi o primeiro paÃs da América a cultivar o arroz, já que o cereal teria surgido de forma espontânea anteriormente ao descobrimento do paÃs. Já no século 16, lavouras e arrozeiras ocupavam terras da Bahia, seguindo, um século depois, para o Estado de São Paulo. Mas foi somente com a abertura dos portos, em 1808, que o cereal passou a entrar em grande quantidade no PaÃs. voltar
Cultivo
Os cuidados com a colheita do arroz começam na programação do plantio. Para bons resultados, o grão deve ser cultivado em temperatura amena, superior aos 12º C. A área de plantio deve ser escolhida de acordo com sua capacidade de colheita, já que o arroz tem época certa para ser colhido: antes da maturação, o grão é de baixa qualidade, impróprio para o consumo; depois do processo, boa parte é desperdiçada por cair no solo. Após a colheita, vem a secagem, que pode ser feita em terreiros ou secadores. Nas pequenas propriedades, é mais comum a secagem em terreiros: o arroz é remexido continuamente para evitar fermentações prejudiciais. Quando os grãos atingem 13% a 14% de umidade, a secagem está finalizada e os grãos devem ser recolhidos. O processo não pode ser muito rápido, para evitar o trincamento do grão. Em grandes lavouras, usa-se o secador mecânico pois o arroz é colhido com alto grau de umidade. Na seqüência, o arroz entra no processo de beneficiamento, onde são removidas cascas e feito o polimento dos grãos. Assim, o produto ganha um aspecto de maior cotação comercial, com a uniformidade e o brilho dos grãos. Os que ficam muito secos viram quirera. Embora seja muito mais rico em sua forma integral, é mais apreciado após o beneficiamento e polimento, sob a forma de arroz branco. voltar
Tipos
Arroz Polido
Também conhecido como arroz branco, é o grão que foi descascado e polido, já sem importantes nutrientes. O grão curto e redondo tende a empapar quando cozido, não fica bom em pratos salgados, por isso é mais usado para fazer arroz-doce. O grão médio, com comprimento três vezes maior do que sua espessura, pode ser usado em receitas salgadas ou doces, mas é especialmente indicado para o preparo de risotos. O arroz tipo arbório é uma derivação do grão médio e ótimo para risotos. O grão longo é a escolha ideal para a maioria dos pratos salgados. Eles são de quatro a cinco vezes mais longos do que espessos. Quando cozido corretamente, fica leve e fofo, com grãos bem soltos.
Arroz Parboilizado
Conhecido como arroz de grão separado ou arroz que não empapa. Quando cru, é mais amarelado do que o arroz branco, mas essa diferença desaparece com o cozimento. Em geral, é arroz de grão longo, que é submetido a vapor, sob pressão, antes do beneficiamento. Esse processo facilita o cozimento e aumenta o valor nutritivo do cereal, pois beneficia os minerais existentes nas camadas externas.
Arroz Instantâneo
Após o beneficiamento, é completamente cozido e tem toda sua umidade retirada. Para reconstituÃ-lo, basta juntar água fervente, cozinhando por pouco tempo. à muito prático, porém tem custo um pouco mais alto.
Arroz Selvagem
Apesar do nome, não é arroz verdadeiro, mas sim uma gramÃnea aquática, com longas sementes escuras. Por ser caro, em geral é misturado ao arroz integral. Mais nutritivo e rico em proteÃnas, sais minerais e vitamina B do que o arroz comum. Bom acompanhamento para carnes e aves.
Arroz Integral
Tem um gosto mais definido do que o arroz branco e demora mais para cozinhar.
Arroz Patna
à o nome dado a uma variedade particular de arroz indiano, de grão longo.
Arroz Basmati
Outra variedade de arroz indiano longo, cultivado perto do Himalaia. Tem sabor peculiar e é o acompanhamento ideal para os pratos indianos. voltar
Classificação e Conservação
A classificação numérica encontrada nas embalagens - Tipo 1 e Tipo 2 - determina a aparência e o grau de inteireza do grão de arroz. Em casa, o arroz deve ser mantido em recipiente bem fechado e armazenado em local seco e arejado. Para guardar o arroz já cozido, coloque-o em recipiente que feche hermeticamente e mantenha na geladeira. voltar
Curiosidades
• A palavra arroz vem do árabe al-ruz.
• O tradicional costume de se atirar arroz aos noivos, após uma cerimônia nupcial, vem da China, onde o grão é sagrado e considerado sÃmbolo de fartura e felicidade.
• Metade da população mundial depende do arroz para sua subsistência.
• A água do arroz é boa para amaciar a pele do rosto. Depois de umedecer com o lÃquido e deixar secar, é só enxaguar com água fria.
• O lÃquido esbranquiçado, formado depois que a água do arroz começa a ferver, é ótimo para conter o intestino solto dos bebês.
te ajudei, bjs.
2006-10-24 09:43:19
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋
Se voce souber ingles:
http://www.asianartmall.com/ricearticle.htm
A China, principal produtor e consumidor de arroz do mundo, pode introduzir arroz geneticamente modificado em grande escala no próximo ano, pois quer abastecer o alimento básico para a crescente população.
A China cogita usar o arroz transgênico mesmo quando estudos mostram que isso pode criar mais pragas resistentes. Os efeitos de longo prazo sobre os seres humanos também são desconhecidos, de acordo com as últimas pesquisas.
A Ásia é a principal produtora, nela concentra-se mais de 90% da produção mundial. Os países que se destacam são: China, Índia e Indonésia que respondem, respectivamente, por 30%, 23% e 8% da produção mundial.
2006-10-24 09:39:13
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Na China o arroz tomou conta da culinária. Diferente do Brasil aqui se faz tudo com arroz. Da farinha de arroz se faz o macarrão de arroz, que tem várias formas. Também se faz uns pastéis da mesma farinha com diferentes recheios. Parece que tudo o que é massa produzida por aqui tem o arroz como ingrediente principal. Bolo de arroz, pudim de arroz, doce de arroz, tortas de arroz e assim por diante. Muitas sobremesas, para o nosso espanto, são feitas de farinha de arroz com um recheio de creme doce de feijão preto, demais para o gosto brasileiro!
A palha e o farelo do arroz podem ser utilizados como alimento para os animais de criação. A palha também é utilizada para estufar colchões e travesseiros e para fazer chapéus e mesmo sandálias. Também existe um papel feito com arroz. O mais inacreditável porém é que o arroz já foi usado até como material de construção. Aqui existe uma variedade de arroz que é grudenta, o que eles chamam de arroz grudento (glutinous rice). Em Taiwan foi encontrada uma ponte que foi construída com pedras e argamassa feita com arroz grudento e pó de conchas marinhas.
Muitas casas chinesas tem um armário que fica na cozinha e tem um compartimento especial para depositar arroz. Sendo assim, a pessoa só tem que abrir o compartimento e já vem a dose ou quantia adequada para se por na panela. Não se admite uma casa chinesa sem arroz. Foi interessante uma reportagem de uma igreja cristã na China que ao realizarem o "pot luck" ou "junta panela" depois dos serviços religiosos, o almoço consistia nada mais nada menos do que arroz, puramente arroz.
2006-10-24 09:38:47
·
answer #4
·
answered by AUREA P 6
·
1⤊
0⤋
O arroz (constituído por duas espécies , Oryza glaberrima e Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas que alimenta mais da metade da população humana do mundo.
Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida.
É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassado pelo milho e trigo.
Rico em hidratos de carbono.
2006-10-24 09:38:07
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Nandha, vá até este endereço abaixo e veja se é disto que precisa.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-204X2001000200009&lng=pt&nrm=iso
bjs do Caveira
.
2006-10-24 09:36:54
·
answer #6
·
answered by Caveira Flamejante 6
·
1⤊
0⤋
HIIIIIIIIIII NÃO DEU.....JÁ SÃO 21HORAS....FOI MAU....
2006-10-24 12:02:14
·
answer #7
·
answered by Eli Leite 3
·
0⤊
0⤋
Diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz. Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie.
Duas formas silvestres são apontadas na literatura como precursoras do arroz cultivado: a espécie Oryza rufipogon, procedente da Ásia, originando a O. sativa; e a Oryza barthii (= Oryza breviligulata), derivada da África Ocidental, dando origem à O. glaberrima. O gênero Oryza é o mais rico e importante da tribo Oryzeae e engloba cerca de 23 espécies, dispersas espontaneamente nas regiões tropicais da Ásia, África e Américas. A espécie O. sativa é considerada polifilética, resultante do cruzamento de formas espontâneas variadas.
Bem antes de qualquer evidência histórica, o arroz foi, provavelmente, o principal alimento e a primeira planta cultivada na Ásia. As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa, há cerca de 5.000 anos. O uso do arroz é muito antigo na Índia, sendo citado em todas as escrituras hindus. Variedades especiais usadas como oferendas em cerimônias religiosas, já eram conhecidas em épocas remotas.
Certas diferenças entre as formas de arroz cultivadas na Índia e sua classificação em grupos, de acordo com ciclo, exigência hídrica e valor nutritivo, foram mencionadas cerca de 1.000 a.C. Da Índia, essa cultura provavelmente estendeu-se à China e à Pérsia, difundindo-se, mais tarde, para o sul e o leste, passando pelo Arquipélago Malaio, e alcançando a Indonésia, em torno de 1500 A.C. A cultura é muito antiga nas Filipinas e, no Japão, foi introduzida pelos chineses cerca de 100 anos a.C. Até sua introdução pelos árabes no Delta do Nilo, o arroz não era conhecido nos países Mediterrâneos. Os sarracenos levaram-no à Espanha e o espanhóis, por sua vez, à Itália. Os turcos introduziram o arroz no sudeste da Europa, donde alcançou os Balcans. Na Europa, o arroz começou a ser cultivado nos séculos VII e VIII, com a entrada dos árabes na Península Ibérica. Foram, provavelmente, os portugueses quem introduziram esse cereal na África Ocidental, e os espanhóis, os responsáveis pela sua disseminação nas Américas.
Alguns autores apontam o Brasil como o primeiro país a cultivar esse cereal no continente americano. O arroz era o "milho d'água" (abati-uaupé) que os tupis, muito antes de conhecerem os portugueses, já colhiam nos alagados próximos ao litoral. Consta que integrantes da expedição de Pedro Álvares Cabral, após uma peregrinação por cerca de 5 km em solo brasileiro, traziam consigo amostras de arroz, confirmando registros de Américo Vespúcio que trazem referência a esse cereal em grandes áreas alagadas do Amazonas.
Em 1587, lavouras arrozeiras já ocupavam terras na Bahia e, por volta de 1745, no Maranhão. Em 1766, a Coroa Portuguesa autorizou a instalação da primeira descascadora de arroz no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. A prática da orizicultura no Brasil, de forma organizada e racional, aconteceu em meados do século XVIII e daquela época até a metade do século XIX, o país foi um grande exportador de arroz.
2006-10-24 09:40:18
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o arroz chines prega muito na panela
2006-10-24 09:38:35
·
answer #9
·
answered by @10kristin 2
·
0⤊
1⤋