English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sempre sonhei em ter uma auto escola. Quando abri a minha todo mundo teve a mesma idéia. A cidade saturou de auto escolas. Hoje ninguém vai pra frente. Um engolindo o outro. O consumidor é disputado a laço. Isso vai melhorar algum dia ? Acabou meu capital e agora não sei o que fazer. Não tenho dinheiro nem pra fechar. Se houvesse um caminho milagroso seguiria de olho fechado. Acho que sou um péssimo empresário ou então muito azarado. Sei que ninguém vai ter uma resposta para meu caso, mas serve como um desabafo. Minha esposa e meus filhos sofrem com meu desespero. Cheguei num dilema: Se correr o bicho pega, e se ficar o bicho come. Obrigado por lerem este lamento. Como só existe milagre para meu caso, peço que orem por mim. Amém.

2006-10-16 12:51:19 · 8 respostas · perguntado por Pedro Ribeiro 1 em Negócios e Finanças Pequenas Empresas

8 respostas

Olá colega e xará,

Lamento o fato de você estar passando por um momento tão crítico. Sei que você está um bocado desmotivado, mas não se deixe abater, a atitude neste momento é o seu principal recurso e poder diferencial.

O mercado representa realmente uma selva, existindo vários riscos e incertezas. Um referencial primordial para esta sobrevivência na selva faz analogia à qualidade de 8 animais...

É preciso que uma organização tenha...

A Simpatia de um Macaco ( Relacionamento Comercial)

O Diferencial de um Pavão (Originalidade - Exclusividade)

A Produtividade de uma Abelha ( Perseverância e Persistência)

A Perspicácia de uma Raposa (Flexibilidade e Adaptação)

A Visão de uma Águia (Percepção, Planejamento e Estratégia)

A Força de um Elefante (Alianças e Relacionamentos)

A Resistência de um Camelo (Seguros e Reservas)

O Estômago de um Rato (Baixo custo operacional)

Ninguém nasce pronto para ser empresário, sempre haverão provas críticas da capacidade dele e de toda a sua organização.

O sucesso é fruto de vários fatores, para tocar um violão são necessárias várias cordas e elas precisam estar afinadas entre si.

Faça um diagnóstico sobre como a sua organização tem apresentado uma resposta nestes 8 quesitos de competitividade dos animais para sobreviver na selva e procure afiná-los, fazendo um melhor ajuste.

Lembre-se, o seu maior recurso não é o saldo de sua conta bancária, mas a sua imaginação, criatividade, perseverança, determinação e capacidade de negociação.

Lembre-se da Raposa que aprendeu a ser uma boa negociadora pois não tem o poder e a força dos grandes predadores (recursos econômicos e estrutura), mas usa muito bem o que tem e observa atentamente o cenário, negociando e renegociando a seu favor, seja recuando ou avançando de acordo com as circunstâncias.

Quando estes recursos são bem utilizados, não é necessário tanto tempo e dinheiro para resolver problemas. Quando não o são, todo tempo e dinheiro são insuficientes para solucioná-los.

Pessoas criativas e de atitude tem estômago de Rato e força de Elefante, fazem muito com poucos recursos.

Para fortalecer ainda mais o Elefante é preciso criar relacionamentos fortes e diferenciais com o seu mercado, isso pode ser possível através de sócios, parceiros ou convênios.

Atraia mas pessoas, empresas e instituições para o seu negócio, uma andorinha só...não faz verão. Como você pôde ver, é muito difícil para um empresário só ter os diferenciais competitivos destes 8 animais ao mesmo tempo.

Se ele tiver os meios e o talento de formar uma ótima equipe que exercite diariamente estes diferenciais estará de parabéns. Se não o tiver, precisará atrair interessados e parceiros pois qualquer negócio que falhar nestes fundamentos é vulnerável.

O Elefante está aí para provar que...a União faz a Força.

Você precisa também se diferenciar para ser mais atrativo no mercado. Lembre-se do Pavão.

No início haviam poucas auto-escolas, se hojé há muitas, ser apenas uma auto-escola similar às outras deixou de ser original.

Não faça também apenas o que todo mundo faz, faça-o de uma forma tão diferenciada que o seu público possa constatar os grandes diferenciais de valor agregado do seu trabalho que eles estejam dispostos a privilegiar.

No mercado há muitos refrigerantes mas o macaco da coca-cola é o que faz mais barulho na selva, agitando as relações comerciais a seu favor.

Relacione-se com os clientes, lembre-se do macaco, quem não é visto não é lembrado. No início, os clientes são montanhas e você é Maomé.

Se o seu serviço for reconhecido como diferencial esta relação pode se inverter e seus clientes indicarão você a outros, mas você primeiro terá que plantar muito antes de colher...lembre-se do Macaco e da perseverança da Abelha.

Pode estar aí uma oportunidade de mudança de estratégia e resultados.

Fique atento como a Águia às necessidades do mercado que a sua empresa pode também atender (percepção de oportunidades, planejamento e criação de estratégias).

Conheça outras necessidades de seus clientes como o de um despachante para serviços de obtenção de certidões em repartições públicas e em cartórios, renovação e transferência de documentação de veículos, entre outros (é só um exemplo).

Não deixe que o desequilíbrio financeiro destrua o seu ânimo.

Mostre que você tem a resistência de um Camelo e que não é qualquer seca que tem a capacidade de lhe abater.

O primeiro grande diferencial de um grande empresário é a confiança e o ânimo em qualquer circunstância, deixe o desânimo para os seus concorrentes, saiba administrar as situações a seu favor, sejam elas favoráveis ou não.

Esta têmpera, capaz de resistir ao choque das adversidades é o que separa os grandes dos pequenos, o sucesso do fracasso, pois empresários de verdade não tem queixo de vidro.

Levanta...sacode a poeira e dá a volta por cima.

Tenha fé em Deus e em si mesmo, supere-se, tome um grande chá de ânimo, faça isso por você mesmo, sua família e todas as pessoas que depositaram a confiança em você e torcem pelo seu sucesso.

Se você for forte e perseverante, seus colaboradores reagirão da mesma forma. É hora de superação...

O que não puder resolver...renegocie, confie, siga adiante, acredite sempre na mudança. Faça juz ao nosso nome...

Esse Pedro...é uma PARADA...DE SUCESSO.

Lembre-se ...milagres só acontecem para quem tem FÉ de VERDADE.

Desejo-lhe uma grande FÉ...do tamanho de um grão de mostarda.

Um grande abraço !!!

P.S Respondi uma pergunta semelhante de outro colega nosso que é um pouco mais extensa, se tiver disposição acesse o link:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061015184515AANhKjq&r=w#R5IpX2G6WDCRl_Ov4sGZq3NRi804R5vuGYhpZu.FyZB748ZWhnP7

.

2006-10-16 13:01:05 · answer #1 · answered by Peregrino 6 · 4 0

Calma aí Pedrão.

Vamos com calma.

Isso acontece com quase todos micro-empresários que não fazem um Plano de Contas, e depois se dão mal. Por isso as micro empresas não vão para frente. Mas enfim, não é hora de chorar pelos erros...

Se estão todos na mesma condição, isso pode ser um bom sinal. Pois quem tiver maior paciência e melhor condição de pensar e planejar tende a se sair bem.

Sugiro algumas possibilidades baseadas nas poucas informações acima descritas:

a) Se estão todos em maus lençois, escolha umas duas ou três que sejam de confiança, tenham uma relativa afinidade ética com você e proponha uma união. Juntas é mais fácil oferecer descontos, ampliar o leque de horários de aulas, maior opção de carros, etc. Juntos podem ter mais força para criar atrativos promocionais e/ou serviços diferenciados. Mas deixe bem claro (no papel), os termos dessa união, e a incumbência de cada lado.

b) Um recuo estratégico, sempre é algo interessante. Não sei se os veiculos são próprios, mas se forem, vender um para dar mais fólego ao negócio pode ser muito interessante (vender mas, menos para a concorrência).

c) Aqui onde moro as Auto Escolas são bastante conhecidas pelo seu péssimo atendimento, atrasos, carros nem sempre muito bons, etc. Aí pode estar um ótimo diferencial, o atendimento. Pessoas gostam de comodidade, portanto faça o máximo que puder para fidelizar seu cliente.

d) Não sei de onde és, mas procure um nicho de mercado inexplorado. Por exemplo: 1 - Pessoas de baixa renda tem vontade e necessidade em tirar carteira mas os valores são muito altos. Desenvolva uma forma de atingir este público (neste caso poderás precisar de capital de giro - mas isso é outra pergunta..). 2 - Cidades vizinhas pode ser uma boa opção também. Pode-se gastar mais com combustível ou desgaste do veículo mas isso pode ser compensado no preço das aulas. Para aulas de legislação estude uma forma de se deslocar. Vá ao cliente, não espere ele vir até você. 3 - Mulheres, as mulheres são um público muito interessante e que merece cuidados especiais. Procure diferenciar seus serviços a elas. Se puder contratar ao menos uma instrutora, melhor ainda, elas se sentem mais seguras entre si (para os mais nervosos também).

Outra coisa importante, descontos não significa reduzir os preços, mas aulas gratis (de legislação, é claro), minutos bonus para aulas práticas, etc. Use a criatividade, mas nesse momento evite quedas na renda, pois toda grana que entrar agora será pouca.

Isso tudo é só um paliativo para prolongar ao máximo a vida de sua empresa, e esperarem as outras sairem do mercado. Mas se der certo continue e evolua sempre. Inclusive a opção "a" se der certo pode ser uma forma interessante para se evitar que novas empresas entrem no mercado.

Propaganda, mesmo que seja um xerox simples, pode ser interessante se bem direcionada (faculdades, clubes, onde o seu público mais se concentra).

Se sair dessa, estarás mais forte e confiante. Mas se sentir que nada disso trará resultado, saia o mais rápido possível, antes que as perdas sejam maiores.

No mais...

2006-10-16 16:13:12 · answer #2 · answered by BARBOSA® 7 · 1 0

Diversifique o seu trabalho, faça uma pesquisa no Sebrae, eles te auxiliam e muito. Vejamos um ex. de diversificação. Abrir leque de opções de prestação de serviço. Buscar e levar o aluno até a sua escola. Ligar sempre para cada atividade que o aluno terá, mantendo o informado tipo daqui a uma hora estará uma pessoa fulano de tal pra resgatar vc. para fazer a aula pratica de volante.
Sempre mantendo em contato com o aluno, ele sente que vc. se preocupa com ele e ai inicia uma divulgação boca a boca.. funciona melhor do que internet, jornal, paginas amarelas, etc.
Tenha paciencia.. funciona. Mas tudo tem o seu tempo.
Vc. precisa ter mais carros extras na escola para não furar o horário do aluno, e os carros devem ser impecavel, nenhum aluno quer fazer aula com carro falhando, ruim de embreagem, freio, etc. procure sempre renovar a sua frota. Vai ser o seu cartão de visita. Faça atendimento personalizado. Cobre o preço justo, não para ficar no prejuizo.. Tudo que vc fizer tem de ser cobrado, mas diversifique o seu leque de trabalho.. Faça e ofereça serviços que ninguem ofereçe. Boa Sorte.. Acredite naquele produto que vc. vende.. !

2006-10-24 06:34:24 · answer #3 · answered by Sérgio 4 · 0 0

Acho que a crise é igual em todos os setores, mas somente os mais fortes sobrevivem, vc nao pode se deixar vencer, ou entao faca uma uniao com outros colegas de sua area. Se existem prprietarios de outras auto escolas qeu estao no mesmo apuro, juntem-se para combater a concorrencia desleal, invistam em marketing, aparece faca promocoes..parcele o pagamento em X vezes. Aqui na minha cidade os empresarios se juntarem e criaram NUCLEO SETORIAL de auto mecanicas e academias, divulgando o diferencial de ser um credenciado oferecendo servico qualificado e diferenciado.Se existem anti eticos e picaretas precisam ser combatidos, ou vc se cala e eles vao continuar passando por cima.

2006-10-18 14:13:48 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

vc deveria ter pensado antes de exvairir tds as suas reservas.
acedito q pro momento seja melhor vc fechar as poras e deixar a sua empresa inativae esperar q os outros c matem sozinhos,nao venda o seu patrimonio pois imagino q este seja o ultimo bem q lhe resta. entao sente e espere nosso pais nunca ira ser uma maravilha economica mas sera possivel de c viver

2006-10-16 14:40:23 · answer #5 · answered by atakaoka 3 · 0 0

busque uma outra forma de rendimento , a crise esta para todos . estou pensando na sua cituação e vibrando por voce siar deste desconforto

2006-10-16 13:00:17 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

FAÇA UM ARAKIRI, FAMILIA.... MAS PAQUE OS IMPOSTOS ATRASADOS ANTES DE SEU ARAKIRI.....

2006-10-23 09:18:46 · answer #7 · answered by PAULÃO TOURÃO 4 · 0 1

o real problema nao é vc ou seu negocio , o real problema se chama LULA .... tb estou passando por maus bocados , o mercado todo está em colapso ....se o mercado tivesse em movimento, teria espaço pra vc e pro seus concorrentes....... tá tudo parado ........estao todos nessa mesma situação .... conheço varios comerciantes que sempre tiveram uma vida tranquila, com seus negocios há anos e hj estao em situação dificil .....tb sempre tive uma vida tranquila, e de um ano e meio pra cá , tudo foi afundando..... esse atual governo acabou com tudo que tinhamos ............. e se vc votar nesse infeliz novamente aí que a gente vai pro buraco mesmo ............... FORA LULA !!!

2006-10-16 13:04:32 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers