English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

9 respostas

- Dor de cabeça crônica é causada por sinusite crônica.
As sinusites agudas geralmente provocam dores de cabeça intensas e desagradáveis aliadas a outros sintomas, tais como febre, entupimento nasal ou coriza e dor mais intensa quando se abaixa a cabeça. Porém, a presença de quadros sinusais inflamatórios crônicos, chamados de sinusites crônicas não podem ser os responsáveis por dores de cabeça que se apresentem com freqüência e repetição.

- Problemas decorrentes da falta de óculos causam dor de cabeça.

Apenas o astigmatismo, que é a diferença de raios de curvatura da córnea em meridianos ou áreas variadas pode provocar uma dor em peso, na fronte e nos momentos em que se fazem esforços visuais. Porém, isto não pode ser o responsável por dores de cabeça que se apresentem de forma intensa, freqüente, com náuseas, vômitos e de um só lado da cabeça.

- Pontos brilhantes, luzes que se movem e vômitos são sintomas da enxaqueca.
A maior parte dos portadores de enxaqueca ou migrânea, apresenta a forma denominada de migrânea sem aura. Nesta forma de migrânea ou enxaqueca não ocorrem sinais que antecedem a dor em minutos ou poucas horas como a visualização de pontos brilhantes e luminosos freqüentemente mencionados quando se pensa em enxaquecas. Também o fato de não ocorrerem vômitos é mais comum do que o contrário, pois apenas a sensação de náuseas se manifesta com maior freqüência nestes pacientes.

- O estômago e fígado causam muita dor de cabeça.
Doenças e disfunções do fígado podem causar vários sintomas que podem ser associados a dores de cabeça eventuais e acompanhadas por manifestações mais severas. A ingestão de alimentos que provoquem mal estar geral e dor de cabeça em quem não é sofredor crônico ou mesmo em quem apresenta uma enxaqueca, geralmente é causada pela ação no organismo da própria substância ingerida e não pelo estômago ou fígado. Muito menos se poderia pensar que as dores de cabeça crônicas seriam devidas a mal funcionamento de estômago ou fígado.

- Chocolate causa dor de cabeça e enxaqueca.
As migrâneas ou enxaquecas podem ser desencadeadas por vários fatores. Entre eles, os fatores alimentares, como queijos amarelos, chocolate, frutas ácidas e outros, podem deflagrar uma crise de enxaqueca em 25% dos pacientes. Também, um paciente pode apresentar dor com estes fatores em algumas ocasiões e não apresentar em outras.

- A enxaqueca não tem cura.
As migrâneas ou enxaquecas, por serem doenças bioquímicas do cérebro transmitidas geneticamente, não podem ser curadas no sentido claro da palavra. Porém, tratamentos corretos e eficientes podem reduzir a incidência, intensidade e duração de suas crises em mais de 90%. Com o passar do tempo e por mecanismos ainda controversos, as crises de dor podem desaparecer sozinhas.

- O tratamento é feito com analgésicos.
Este é o maior erro que se pode cometer! O uso regular e freqüente de analgésicos transforma ao longo do tempo a dor que não era diária em uma dor de cabeça que se manifesta todos os dias. Estudos revelam que basta usar analgésicos mais de duas vezes por semana por mais de três meses seguidos que isto já pode ocorrer.

- Criança pode ter enxaqueca.
A maior causa de dor de cabeça em crianças é a enxaqueca. Ela deve sempre ser diferenciada de problemas sérios como tumores cerebrais e meningites, mas isto só pode e deve ser feito por um médico sério e criterioso. Estima-se que 4 a 8% das crianças tenham enxaqueca e felizmente as crises tendem a ser menos intensas e incapacitantes do que nos adultos. As crianças geralmente evoluem bem só com o repouso e gelo na cabeça, e os medicamentos devem ser evitados ao máximo.

- O médico mais indicado é o neurologista.
O neurologista é o profissional de saúde mais habilitado e acostumado a lidar com as várias dores de cabeça que existem, bem como atuar de forma a eliminar as possíveis causas e conseqüências graves de uma dor de cabeça.

- Tratamentos alternativos são úteis para dor de cabeça.
Dependendo do tipo e causa da dor de cabeça, tratamentos como homeopatia, acupuntura, shiatsu, fisioterapia e outros podem melhorar um pouco o sofrimento desses pacientes. No entanto, toda e qualquer dor de cabeça intensa e recente, ou que acorda o paciente à noite, ou que é acompanhada de vômitos ou sintomas neurológicos ou que vem se agravando ao longo do tempo, deve ser avaliada por um neurologista sério e competente e não submeter-se a estes tratamentos, que podem atrasar de forma importante a conduta correta. Entendemos que dores de cabeça crônicas primárias como as enxaquecas NÃO se beneficiam destes tratamentos.

- Dor de cabeça freqüente é devida ao estresse e excesso de trabalho.
Embora fases de estresse e/ou excesso de atividades possam desencadear episódios de dor de cabeça tensional eventual, que acomete milhões de pessoas em todo mundo, não há dores de cabeça de evolução freqüente, repetida, intensa que possa decorrer apenas destes fatores. É necessário primeiro que outras causas sejam excluídas para que se possa aventar que a dor seja devida ou tenha relação de causa e efeito com estes fatores.

- Usar analgésicos todas as vezes que a dor de cabeça aparecer.
O consumo regular e freqüente de analgésicos ou drogas que contenham cafeína ou ergotamina transforma a dor em diária ao longo do tempo. Porém, se a sua dor é eventual e pouco freqüente, menos do que uma vez por semana, um simples analgésico, desde que não seja contra-indicado no seu caso, pode ser usado. Prefira sempre os analgésicos prescritos pelo seu médico de confiança.

- Dor de cabeça crônica e antiga pode ser um tumor cerebral ou um aneurisma.
Tumores, aneurismas com rotura parcial ou total ou outras doenças cerebrais graves podem e geralmente causam dor de cabeça muito forte. No entanto, estas situações têm evolução recente e não raro muito rápida, não podendo causar cefaléias de evolução crônica e prolongada ao longo de meses ou anos. Cefaléias de evolução recente e muito intensas devem ser investigadas quanto a possibilidade de causas graves como tumores cerebrais.

- Dor de cabeça forte é sinal de doença grave.
Embora várias doenças graves do cérebro ou de outras partes do organismo possam causar dor de cabeça intensa, as dores de cabeça causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro, portanto primárias, podem também causar ataques intensos de dor. Como exemplo citamos a enxaqueca e a cefaléia em salvas.

2006-10-15 12:54:30 · answer #1 · answered by Chef De 2 · 0 1

Acontece comigo tb. É o figado ou labirintite. Convivo com esse problema a muitos anos. A solução é ficar longe do cafe puro.

2006-10-15 13:02:09 · answer #2 · answered by VINGADOR 4 · 0 1

voce deve ter alergia a alguma substancia que o compoe mais o melhor e ir ao medico para obter melhores informaçoes

2006-10-15 11:49:30 · answer #3 · answered by ihannamendonca 1 · 0 1

Eu não fico, mas já que vc sabe que fica, porque então não pára de beber café?

2006-10-15 09:23:42 · answer #4 · answered by carioca 4 · 0 1

Eu não. Vai ver que o seu organismo não assimila cafeinados.

2006-10-15 08:45:33 · answer #5 · answered by ef1972 4 · 0 1

Legal...para lembrar que você tem cabeça..ehehehehe...

2006-10-15 08:29:28 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

não,mas eu bebo pouco.

2006-10-15 08:28:31 · answer #7 · answered by bina 6 · 0 1

Pode ser seu figado....
Eu tomo muito café (sem açucar), e confesso que quando não tomo fico com dor de cabeça....
A cafeina é a base de vários remédios para dor de cabeça...

2006-10-15 08:27:18 · answer #8 · answered by Fausto M 2 · 0 1

sou ao contrario.nao posso ficar um dia sem meu cafe se nao a noite nao consigo dormir de tanto dor de cabeça.isso e um vicio

2006-10-15 17:03:16 · answer #9 · answered by neiabjim 2 · 0 2

fedest.com, questions and answers