English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

11 respostas

É bom começar a reparar, por exemplo, no número de cafezinhos que você bebe por dia. Muitas vezes, sem perceber, você pode estar exagerando. É um cafezinho para despertar, um para trabalhar, cafezinho depois do almoço, no lanche, cafezinho para fazer serão... E ainda tem aquele copo de refrigerante na hora do almoço e uma xícara de chá antes de dormir. Não sabia que a cafeína também está presente nestas bebidas? Será que você anda consumindo muita cafeína?

Se sua rotina é parecida com a descrita anteriormente, é bom começar a se controlar: em excesso, a cafeína pode prejudicar a sua saúde.

Por ser um poderoso estimulante, no momento que é ingerido, o corpo reage: o sistema nervoso é logo acionado, glândulas liberam adrenalina, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose. Por isso, a cafeína é conhecida como uma grande aliada para aumentar a disposição, melhorar a concentração e mandar o sono embora.

Sem exageros!

Quando consumida em exagero, a cafeína acelera o ritmo cardíaco, faz a pressão subir e os rins trabalharem mais, aumentando a vontade de urinar. Ela também causa prisão de ventre, acelera a perda de cálcio pelos rins e pode levar à desidratação. Muita cafeína também costuma deixar a pessoa nervosa, irritada e com dificuldade para dormir.

Segundo a IFIC - International Food Information Council -, o ideal é consumir, no máximo, 300mg de cafeína por dia, o que equivale a três xícaras de café. Mas esse limite pode variar, já que cada pessoa tem um grau diferente de sensibilidade à cafeína.

Se você for muito sensível, pode tomar uma única xícara de café e sentir os efeitos por até seis horas. Se for mais imune, pode beber vários cafezinhos à noite e ainda dormir tranqüilamente.

Mas há um consenso: consumir cafeína em grandes quantidades pode causar uma espécie de dependência. Parece exagero? Então faça um teste: experimente parar de consumir cafeína repentinamente. Logo, vão aparecer sintomas como dor de cabeça intensa, irritabilidade, depressão e cansaço exagerado.

Felizmente, esses efeitos são temporários.

Onde tem?

Não é só no café que encontramos a cafeína. Ela está presente em mais de 60 tipos diferentes de plantas e também pode ser sintetizada industrialmente. Chocolate, chimarrão, chá preto, guaraná, bebidas energéticas e refrigerantes de cola são alguns dos alimentos que possuem cafeína.

A quantidade de cafeína varia de um alimento para outro. Para você não se perder na hora de controlar a quantidade de cafeína ingerida durante o dia, confira a tabela abaixo e verifique quanto da substância cada bebida ou alimento carrega consigo.

Valores de cafeína encontrados:

- Refrigerantes tipo cola - lata (355ml) - 37 a 45 mg
- Café coado - 1 xícara pequena (50ml) - 39 mg
- Café coado - 1 xícara grande (240ml) - 186 mg
- Café instantâneo - 1 xícara pequena (50ml)- 22 mg
- Café instantâneo - 1 xícara grande (240ml) - 106 mg
- Chá em saquinho - 1 xícara grande (240ml) - 3,2 mg
- Leite achocolatado - 1 copo (240ml) - 5 mg
- Chocolate ao leite - 30g - 60 mg


Como você pode reparar, a cafeína está presente em diversos alimentos não só no café. Agora, é só ficar atento ao consumo exagerado da substância. A sua saúde agradece!

2006-10-06 03:37:45 · answer #1 · answered by Marijf 2 · 2 0

devido a cafeina...

no meu site tenho várias receitas e dicas cadastradas...

Espero que encontre o que vc procura lá, caso tenha alguma dificuldade ou
se precisar de algo mais, estou a disposição no meu site: http://www.PobreVirtual.com.br

2006-10-06 06:14:09 · answer #2 · answered by PobreVirtual.com.br 4 · 1 0

Por causa de uma droga. No caso: cafeína.

A cafeína ativa regiões do cérebro envolvidas com a locomoção e o estado de alerta.
A maioria das pessoas que toma café diariamente ignora quais são as substâncias que estão presentes no café e pensa que o café contém apenas ou principalmente cafeína.
Grande engano.
O café possui apenas 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade. E estas outras substâncias podem até ser mais importantes do que a cafeína para o organismo humano.O café não causa vício, mas sim um hábito saudável, como o exercício

Uma das principais críticas das pessoas que não gostam ou que ainda possuem preconceito contra o café é de que a bebida causa dependência. Talvez seja pela água que o café possui. Pois caso uma pessoa seja colocada numa sala com alimentos, mas sem água por uns poucos dias, ela reclamará a falta da água. E apresentará sinais de dependência da água. Boca seca, sede intensa, apatia, prostração e fraqueza são sinais iniciais da falta de água. A seguir podem surgir delírios, alucinações e alterações do comportamento. A pessoa lentamente fica confusa e perde a consciência. A seguir entra em coma e morre.

Café com leite é a bebida natural mais adequada para crianças

Ao contrário do que se pensava, o consumo moderado de café pode fazer bem ao coração

2006-10-06 03:23:32 · answer #3 · answered by ta15 2 · 1 0

Pq Cafe

2017-02-23 05:41:59 · answer #4 · answered by milosevich 4 · 0 0

Eu posso tomar a vontade que não faz efeito em mim

2006-10-06 09:24:33 · answer #5 · answered by Kalú 3 · 0 1

porque tem muita cafeína,que é uma substancia que vicia

2006-10-06 03:30:58 · answer #6 · answered by Negra Aicram 1 · 0 1

Pode acreditar vicia sim, eu tomava muito, quando ficava sem tomar me dava aquela dor de kbeça insuportavel e uma ansiedade tremenda....agora diminui bem o consumo...além de tudo atacava meu estomago, agora meu sono nunca tirou não, acho que depende de cada organismo ou quantidade consumida!

2006-10-06 03:30:34 · answer #7 · answered by ♥☆ Vi ☆♥ 5 · 0 1

Porque possui cafeína

2006-10-06 03:29:19 · answer #8 · answered by Beto 2 · 0 1

A cafeína que fica na corrente sanguinea, e sim vicia

2006-10-06 03:24:28 · answer #9 · answered by ? 5 · 0 1

PRA MIM ESSE LANCE AÍ DE TIRAR O SONO NÃO FUNCIONA NÃO... SÓ QUANDO EU TOMO MTO CAFÉ ME DÁ DOR DE CABEÇA.

2006-10-06 03:23:54 · answer #10 · answered by Cris 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers