tipo A - classificação + alta - (ordenha mecânica)alta tecnologia de extração, leite industrializado na própria fazenda... todo o leite do mesmo rebanho. Antes do processamento deve ter no máximo 10.000 germes por ml e na saída para o mercado somente 500.
tipo B - classificação média - (mecânica)diversos rebanhos -extraído por ordenha mecânica, sem nenhum contato com o ambiente e imediatamente resfriado e transportado em caminhões isotérmicos ate o laticínio. Na chegada para o processamento deve ter no máximo 500.000 germes por ml e na saída para o mercado 40.000.
tipo C e LONGA VIDA - classificação + inferior - (manual) sem exigências de maiores cuidados com higiene e meio ambiente e armazenados e transportados sem refrigeração. Por serem produzidos de forma rudimentar e terem, em conseqüência, uma já esperada baixa qualidade, estão dispensados de analise bacteriológica na chegada ao laticínio, podendo apresentar uma quantidade indeterminada de bactérias. Só diferem no processo industrial. tipo C - 150.000 germes por ml
tipos A, B e C - pasteurizados; LONGA VIDA - esterelizado
A pasteurização reduz parcialmente a contaminação e só elimina mesmo as bactérias nocivas à saúde do homem. A esterilização acaba com tudo e não só com as bactérias nocivas.
2006-10-04 12:51:29
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Oi,
Os tipos de leite são definidos assim:
A, B, C - O leite pasteurizado é classificado em A, B e C, de acordo com sua qualidade. O leite tipo A é aquele pasteurizado em indústria que fica na própria fazenda ou sítio, sendo mantido a 10 graus até o momento da pasteurização, que é imediata. Com ordenha mecânica, o leite A é integral e deve ser avaliado para os teores de resíduos de antibióticos, cujo limite legalmente permitido é de 0,05 UI/ml. Quanto ao número máximo de microrganismos aceita-se 2000/ml de leite e ausência de coliformes fecais.
O tipo B é integral, produzido em sistema de ordenha preferencialmente mecânica, devendo ser transportado e resfriado a 10 graus, em no máximo 6 horas após a ordenha. O número máximo de microrganismos é 80.000/ml e coliformes totais 4/ml e coliformes fecais 1/ml.
O tipo C é produzido por meio de ordenha manual sem resfriamento obrigatório. O número total de bactérias máximo é de 300.000/ml, coliformes totais até 4/ml e fecais 2/ml.
O leite desnatado (praticamente sem gordura) pode ter sido produzido tanto nas condições de B como de C, sendo que a característica "desnatado" deve ser especificada no rótulo. O leite pode ser ainda reconstituído, quando se origina da mistura de leite em pó e quantidades adequadas de água, obedecendo os critérios estabelecidos pelo Sif. Esse tipo é hoje pouco usado, mas foi comum até passado recente, quando a entressafra era mais acentuada, com grande queda de produção, o que obrigava as indústrias a trabalharem com leite em pó, para "reconstituir", pasteurizar e envasar o produto.
2006-10-04 19:53:59
·
answer #2
·
answered by janayrios 2
·
1⤊
0⤋
Basicamente o nº de bactérias. Leite tp A sem nenhum contato manual sendo esterilizado e empacotado na própria fazenda, Leite tp B sem contato manual , mas esterilizado e empacotado em um laticínio, leite tp C com contato manual , esterilizado e empacotado em laticínio..
2006-10-05 11:22:34
·
answer #3
·
answered by elitsoares 2
·
0⤊
0⤋
a diferença está no modo de extrair da vaca e tratamento.
O leite A, por exemplo não tem contato na coleta. é tudo maquina, ...
no meu site tenho várias receitas e dicas cadastradas...
Espero que encontre o que vc procura lá, caso tenha alguma dificuldade ou
se precisar de algo mais, estou a disposição no meu site: http://www.PobreVirtual.com.br
2006-10-05 06:59:55
·
answer #4
·
answered by PobreVirtual.com.br 4
·
0⤊
0⤋
O leite tipo A é natural é tirado diretamente da vaca e colocado na caixa, o B é adicionado alguns conservantes e um pouco de água e o tipo C é muita água e conservante.
2006-10-04 23:34:11
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
LEITE TIPO A, B E C
LEITE TIPO A:
É um leite de excelente qualidade microbiológica e pode ser consumido, desde que resfriado e armazenado corretamente, de 5 dias a 7 dias após a pasteurização. o leite Tipo A não pode ser transportado cru, e por isso, tem que ser pasteurizado e embalado na própria fazenda. A legislação brasileira só permite a produção do leite Tipo A integral (teor de gordura 5,6%), ou seja que não é retirado nenhuma parte da gordura. Não existe leite Tipo A desnatado ou semi desnatado, cujo teor de gordura é de menos 0,5% e 0,2% respectivamente.
LEITE TIPO B:
É um leite de boa qualidade. Porém a contagem de microorganismos no momento da pasteurização se encontra em níveis mais elevados, pelo menor controle da higiene na produção e na refrigeração. Há um maior intervalo entre a ordenha (na fazenda) e a pasteurizacão (nos laticínios). O leite tipo B, também só é encontrado na forma integral.
LEITE TIPO C:
É um leite de baixa qualidade, inclusive, com modificação no sabor pelo elevado número de bactérias antes da pasteurização, pois o leite é entregue na plataforma dos laticínios na temperatura ambiente. E a conseqüência é uma vida de prateleira muito curta, menos que 3 dias. Alguns cientistas da área de alimentação não recomendam o consumo desse leite.
2006-10-04 20:25:25
·
answer #6
·
answered by dannyporto2000 3
·
0⤊
0⤋
*risos*
Sabe que eu passei muito tempo infernizando meus familiares pra saber isso quando era criança...Até o dono da padaria entrou no interrogatório e NINGUÉM conseguiu me dar uma resposta decente na época...Tive de esperar alguns anos e fui inquirir a professora de ciências, que me explicou o seguinte...
A diferença entre os tipos de leite é simplesmente o teor de gordura. Leite "A" é integral, "B", parcialmente desnatado e "C" é desnatado.
Parece que havia também um papo sobre o tratamento recebido durante a pasteurização... Parece que o leite "C" era mais propenso a bactérias, ou algo assim... Mas de qualquer forma, a diferença básica ainda seria o teor de gorduras.
Confere?:D
2006-10-04 19:44:42
·
answer #7
·
answered by PikeNice 3
·
1⤊
1⤋
Não, não, não sei especificar, mais tem haver com o processo de produção do leite.
Como as vacas são tratadas, como é feita a ordenha e por fim como é o processo de empacotamento do leite.
Não tenho certeza, mais quando mais rigoroso o processo maior é a nota (A,B,C). O tipo A vem de ordenha mecânica, o leite passa por todo um processo de aquecimento e resfriamento para acabar com as bacterias, e as vacas ficam em confinamento e com alimento balanceado.
Não tenhu certeza disso tudo, mais pelos meus conhecimentos acho que é issso.
2006-10-04 19:44:22
·
answer #8
·
answered by recigio 3
·
0⤊
0⤋
É a mesma coisa do Leite de Caxinha,Integral,semi-desnatado e desnatado.
2006-10-04 19:51:21
·
answer #9
·
answered by Anti-Lula 1
·
0⤊
1⤋