Nao, eu sou de uma familia de ferroviarios, e o fim da RFFSA me entristeceu muito. Mas quanto ao transporte de passageiros, Sou contra o fim, pois é mais economico, apesar da velocidade. Atualmene eu moro na italia. Aqui nao existem onibus como no brasil, se vai onde se quer com trens. Mas a velocidade é outra.
Mas a explicaçao para o fim é a seguinte. Em praticamente todo o mundo se usa bitola metrica, ou seja a distancia entre os dois trilhos é de um metro, oq ue permite o trem de andar mais rapido. No brasil sao 60 cm, oq ue restringe muito a velocidade, pois nao da sustentaçao suficiente. Outro motivo, passageiro tem precedencia à carga (trabalhei um ano na ALL, sei o que falo).. Outro motivo, a rede ferrea no Brasil é muuuuuuito velha e sucateada, os trens de carga, que com o peso tem mais estabilidade nao podem passar dos 60Km/h devido a tais condiçoes, aqui tanto tres de carga quanto de passageiros viajam a mais de 120km/h...
E por ultimo o motivo politico, para poder privatizar a RFFSA a extinçao dos tres passageiros era condiçao primaria, pois nenhum grupo se intereçaria a participar, pois os gastos para no minimo dar uma meia sola na coisa toda, para poder aver um transporte com minimas condiçoes seriam proibitivos
2006-09-29 04:03:34
·
answer #1
·
answered by Rafa bortoluzzi 2
·
0⤊
0⤋
Os trens de passageiros nos moldes atuais não são atraentes: viagens demoradas e com horários irregulares. Para e retomada comercial deveríamos ter maior investimentos do governo para colocarmos os trens nos padrões europeus. Nos dias de hoje os trens podem, com algum investimento, terem retorno financeiro como trens de turismo.
2006-09-29 19:50:59
·
answer #2
·
answered by Marcio 2
·
0⤊
0⤋
O Brasil sempre buscou incorporar o que os demais países desenvolvidos atribuem em sua sociedade. Balisando sempre feitos internacionais como meta ou vanglória a ser atingida. Pena isso não ocorrer em nosso país no tocante ao transporte de massa.
De toda malha ferroviária existente no Brasil, apenas 12% pode ser conectada entre sí. Isso por que cada trexo foi realizado com tecnologias diferentes. Um trexo em tecnologia alemã... outro em tecnologia inglesa... outro em tecno francesa, outro em norte americano...
Isso não permite que tenhamos uma malha conectada entre sí por que esses padrões possuem bitolas e medidas extensivas diferentes.
Todo país que possue competitividade no mundo possue diversificadas matriz de transporte. Já aqui no Brasil só temos mal e porcamente as rodovias. Ferrovias que não tem extensão e nem atendem à necessidade de nosso povo bem como sua economia.
É uma pena que a grande mudança que precisamos neste país vão demorar mais do que os próximos 4 anos. Talvez demore mais de uma gereação e isso se vier a ocorrer!
2006-09-29 09:06:12
·
answer #3
·
answered by Harbor_Angel 3
·
0⤊
0⤋
FOI UM RETROCESSO.
2006-09-29 00:26:23
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Não, principalmente com os trens de carga, que se fossem mais usados não haveriam tantas estradas estragadas pelo peso dos caminhões e estradas com velocidades muito reduzidas quando muitos caminh~eos trafegam.
Quanto ao transporte de passageiros, apesar de as viagens serem mais demoradas, é muito mais divertida e romantica.
Eu muito viagei nos trens Maria Fumaça que hoje nem existem mais.Era bom demais.
2006-09-28 15:41:26
·
answer #5
·
answered by Pensativa 2
·
0⤊
0⤋
isso não é possível, já viu o que aconteçe quando eles fazem greve? vira o caos no RJ. imagine se acabar.
2006-09-28 13:11:27
·
answer #6
·
answered by Mauro Souza 4
·
0⤊
0⤋
Foi o mercado que determinou o fim dos trens de passageiros no Brasil. Atualmente em longo percurso so existem 2 trens: Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES), e São Luís (MA) a Carajás (PA), ambos operados pela Companhia Vale do Rio Doce. Somente a carga é lucrativa aos trens. Antes da privatização a RFFSA gerava um prejuízo de R$ 1.000.000,00/dia, e depois desta as operadoras buscam o equilíbrio após grandes investimentos. Nos anos 70 existiam 16 trens de passageiros diários passando por São Carlos (SP), e eram os melhores do país, todavia não há como competir com os ônibus, no quesito tempo de viagem e frequência. Bravos voluntários amantes do trem fundaram a ABPF e operam trens a vapor por boa parte do país (SP, MG, SC, RS). Vejam o site www.abpf.org. Os voluntários recuperaram máquinas a vapor e carros de passageiros e operam pequenos trechos ferroviários de interesse turístico, abandonados pela estatal RFFSA. Lembro que os trens da CVRD são subvencionados pelos trens de carga. pois o custo do bilhete do passageiro é altamente subsidiado.
2006-09-28 12:57:01
·
answer #7
·
answered by ivan t 2
·
0⤊
0⤋
Em um pais de dimensões continentais como o nosso deveríamos fuzilar os inrresponsaveis que privatizaram a RFFSA (rede ferroviária federal SA.) não só dizimaram com a classe de trabalhadores ferroviários demitindo-os sumariamentes estes apaixonados por trilhos como desativaram a grande maioria dos trens de passageiros.Hoje vejo com tristezas o que restou da estrada de ferro , que conduziu as riquezas do meu pais e o que conduziu o mais importante; O NOSSO POVO BRASILEIRO
2006-09-28 12:14:31
·
answer #8
·
answered by versieux 3
·
0⤊
0⤋
Não, pois os trens de passageiros são um meio barato de transporte, o que possibilita a muitas pessoas de baixa renda realizarem suas viagens, seja a negócio ou a passeio, e não podemos nos esquecer que existe a primeira classe para aqueles que possuem uma condição financeira melhor. Na minha região tinhamos trem de ida e volta todos os dias para São Paulo, passando por inúmeras estações, com a privatização a linha foi desativada e muitas pessoas não puderam mais viajar, tanto para São Paulo, como para as outras cidades atendidas pela linha. Em todos os países desenvolvidos, o trem é um meio de transporte muito utilizado, cito como exemplo os EUA, Japão,etc...
2006-09-28 11:58:31
·
answer #9
·
answered by Clelio Medeiros 4
·
0⤊
0⤋
Sou totalmente contra acabarem com os trens.Porque viagem de trem é tranquila.E deveria ser bem barata.
Ouvi um candidato de SP falando que ele predente fazer com que as ferrovias voltem pois são mais baratas e transportam mais cargas ou pessoas.
2006-09-28 11:53:50
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋