English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

17 respostas

Para seu bolo assar por igual e não murchar depois observe se você utiliza ingredientes gelados, se obedece as quantidades devidas, se fica espiando o bolo de quando em quando, se bate a massa na medida correta. Se faz tudo isso, pode ser seu forno, aliás não adianta apressar um bolo, coloque no forno sempre atenta ao tempo determinado e só abra para fazer o teste do palito (se sair seco o bolo está assado).
Pode tirar do forno quando quiser, e se for desenformar, faça com ele quente ainda, é mais fácil. Boa sorte!!

2006-09-27 16:25:52 · answer #1 · answered by veregri 6 · 0 0

A sua massa deve estar ficando muito mole.
Em confeitaria se diz que a massa do bolo esta boa quando ela esta de cortar. (massa de cortar é aquela que quando você passa a espátula nela ela se abre e você tem a impressão que ela foi cortada)
Também você pode estar tirando o bolo do forno sem que ele esteja bem assado. Experimente abaixar a temperatura no final, e tire o bolo bem sequinho do forno.

2006-09-29 19:48:10 · answer #2 · answered by Herman 6 · 1 0

isso so acontece se a massa estiver muito fina quer dizer nao esta pastosa, vc deve estar colocando menos farinha do que manda sua receita e ai a massa nao tem consistencia cresce e murcha depois.

2006-09-28 20:44:39 · answer #3 · answered by lua 5 · 1 0

Isso acontecia com os meus tambem.
A minha solucao foi a seguinte: As claras batidas e o fermento devem ser a ultima coisa a misturar. E as claras nao podem ser batidas com a batedeira, experimente com varas. O fermento assim que entra em contacto com liquidos e frios comeca a perder as suas propriedades.

Dicas:

Bater o bolo
Ao fazer o seu bolo, não bata demais a massa, pois ele poderá rachar enquanto estiver assando.

Com leite
Se você fizer um bolo que leve leite na sua composição, desenforme-o apenas depois de frio, caso contrário, pode quebrar.

Crescimento
Sempre utilize ingredientes em temperatura ambiente. Isto assegurará um melhor crescimento da massa, além de deixá-la mais fofa.

Desempenho do fermento
Para não alterar o desempenho do fermento, use a manteiga, a margarina, os ovos ou os líquidos nas suas receitas, de preferência na temperatura ambiente.

Preparo na batedeira
Não misture o fermento com a farinha. Ele deve ser acrescentado por último, pois, se bater muito, perde a sua capacidade de fazer crescer a massa.

Use sempre ovos frescos. Se usar ovos conservados em geladeira, deixe que voltem à temperatura ambiente antes de começar a bater o bolo

Se não tiver batedeira, elétrica ou manual, prefira a colher de pau grande, de cabo curto para bater a massa.

Verifique sempre o prazo de validade do fermento em pó. Fermento vencido não deixa o bolo crescer.

O tempo de cozimento do bolo varia conforme o tipo de forno.. Para verificar, espete um palito no centro da forma. Se sair seco, o bolo está assado.

Espere o bolo esfriar para desenformar.

Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco, Isso evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.

Não tem fermento para colocar no bolo? A solução é usar 1/2 colher de sopa de Sal de Fruta (equivale a uma de fermento).

Quer saber se o fermento para bolo está bom?
Coloque água quente num copo e acrescente uma colher de chá de fermento.
Se a água borbulhar bastante, o fermento está ok.

Curiosidades:

Qual a diferença entre os fermentos que se usam para pão e para bolos? Esta é uma dúvida habitual e uma questão que frequentemente nos põem. Pois, em comum, apenas têm o facto de darem lugar à libertação de um gás - o dióxido de carbono - que faz crescer a massa de pão ou de um bolo.

O fermento para os bolos é um fermento químico. É composto por uma base (bicarbonato de sódio) e por um ácido que, na presença de água, vão interagir (reagir, diz-se em linguagem química) e dar origem a novos produtos, sendo o mais importante o dióxido de carbono. O fermento contém ainda amido que absorve a humidade do ar, mantendo aqueles dois componentes separados e secos e impedindo que reajam.

A quantidade de dióxido de carbono a que a preparação de um bolo com fermento dá origem não é nada desprezível, como pode verificar ao fazer o teste da luva.

O fermento para pão - fermento de padeiro - disponível na forma de uma massa húmida (usada nas padarias) ou seco e granulado (à venda nos supermercados), é formado por um micróbio vivo - a levedura Saccharomyces cerevisae. Esta foi identificada como responsável pelo crescimento da massa de pão por Pasteur, no século XIX.

Este micróbio alimenta-se da farinha, libertando dióxido de carbono e outras substâncias que dão aroma e sabor ao pão. Quer saber como? A farinha contém amido (cerca de 70%) que é formado por moléculas de um açúcar (glucose) ligadas entre si como se fossem contas de um colar. A levedura utiliza essas glucoses para obter a energia de que precisa. A este processo, que ocorre na ausência de oxigénio, chama-se fermentação e nele se formam várias substâncias fundamentais para a textura e sabor do pão.

Para actuarem, as leveduras precisam de uma temperatura adequada. Se esta for muito alta (acima de 55o C), morrem; se for muito baixas (menos de 10o C), ficam meio "adormecidas". Por isso, se dissolver o fermento de padeiro em água demasiado quente o pão não vai crescer. Mas pode congelar o fermento, ou mesmo massa de pão; ao descongelar as leveduras "acordam" e voltam a ficar activas.

Certamente que a partir de agora vai olhar para os fermentos com outros olhos. Esperamos que isso se traduza em resultados ainda melhores nas suas experiências culinárias.

2006-09-28 05:48:05 · answer #4 · answered by jocaalmagubers 3 · 0 0

Isso é um processo natural.

A fermentação produz gases que deixam macio. Consequentemente contem vapor d'água que sobre alta temperatura tende a subir por estar quente.

Quando sai do forno ele esfria e volta a temperatura normal e a seu estado. É como inflar um balão. Se o bolo nao infla mais é porque ele está com pouca água e se deixar mais um tempo é capaz de queimar.

Ve que com pouca água ele fica seco.

2006-09-28 00:09:35 · answer #5 · answered by allanjr10 2 · 0 0

porque vc deixa ele dentro da forma

2006-09-27 20:21:37 · answer #6 · answered by dudinha 2 · 0 0

Quando eles crescem muito rapidamente, às vezes murcham depois. Tipo pudim de claras... os meus crescem e depois ficam pela metade.

2006-09-27 12:35:00 · answer #7 · answered by m_m_s 6 · 0 0

deve ser porque vc coloca o bolo em algum lugar frio, assim toma choque térmico!!

2006-09-27 12:18:34 · answer #8 · answered by Laís R 2 · 0 0

Deixe o bolo esfriar naturalmente dentro do forno. O contato com o ar frio deve faze-lo murchar. Ou talvez tenha usado muita farinha.

2006-09-27 12:14:45 · answer #9 · answered by Mary Poppins 3 · 0 0

Ana! isso acontecia com meus bôlos, e sabe o que eu estava fazendo errado? Abrindo muito a porta do fôrno. Outra coisa que comecei a fazer também foi na hora do preparo do bôlo comecei a colocar as claras batidas em neve por último e misturá-la com uma colher de pau bem suavemente e não na batedeira. Verifique também se você não está assando seu bôlo em fôrno muito baixo.

2006-09-27 12:07:41 · answer #10 · answered by Vilma 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers