English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual a quantidade de pó para cada xícara de café. Qual o tempo?

2006-09-26 06:18:15 · 15 respostas · perguntado por Anonymous em Comidas e Bebidas Outras - Comidas e Bebidas

Por favor, se estou perguntando é pq não tenho manual né?!

2006-09-26 06:43:48 · update #1

15 respostas

Depende de tanta coisa...se gostas de café forte, da qualidade do café... Eu coloco dois copos bem cheios de água e duas medidas ( que acompanham a cafeteira ) de pó de café. Liga e espera uns 10 min. até terminar de pingar.

2006-09-26 06:23:52 · answer #1 · answered by m_m_s 6 · 0 0

vÉ simples fazer café na cafeteira, no manual a instrução, é clara e objetiva. Estando todos os elementos do conjunto encaixados e conectados o fio na tomada, aperta-se o botão “liga” e tudo começa acontecer. Antes disso, porém, é preciso definir as quantidades do pó de café e água, não esquecendo de forrar a superfície interna do coador com um papel impermeável chamado filtro. Então, ainda não está tudo pronto para a máquina funcionar? Não. Fazer café na cafeteira envolve uma série de esforços mecânicos, movimentos do corpo humano, bem menos do que manipular uma ampulheta.
É necessário pensar nos ingredientes: pó de café, água filtrada (ou não), açúcar ou adoçante. Nesse momento a biografia de cada elemento, sua extração natural não é importante, volta-se atenção para o veículo que vai trazer um produto novo, líquido e quente, volta-se o olhar para a cafeteira. Ela ainda está vazia, não no seu valor como objeto, mas na sua utilidade ainda está nula.
É só isso? Ainda não. Não esquecer de outro agente mecânico, anterior ao uso da cafeteira: as mãos. Antes disso houve a vontade ou necessidade, o processo de elaboração mental, a receita do café e a operação matemática das quantidades.
O início do procedimento pode ser pelo pó de café. Este é transportado na medida adequada para o coador. A mão direita, para quem é destro, e direcionada ao pacote, à embalagem onde está o pó. Com um medidor, uma espécie de concha co alça, segurado pela pressão do polegar e indicador é apoio dos demais dedos abaixo, o pulso e ante-braço fazem um movimento de concha para dentro da embalagem e retira o necessário. Então o medidor é levado horizontalmente, com cuidado ate o coador forrado com o filtro de papel. Isso se repetirá conforme a quantidade previamente estabelecida para um bom café.
Vale lembrar que a mão esquerda participou na etapa de trazer o pacote de café do armário até a bancada. Em conseqüência disso desencadeou movimento de braços, envolveu deslocamento das pernas e todo corpo para lá e para cá.
A água, em maior quantidade em relação ao pó, é direcionada ao compartimento da cafeteira. Ela vem numa jarra transparente e é despejado lentamente para dentro do compartimento plástico, através de um movimento semicircular abaixando-se a abertura da jarra rumo ao alvo. Esse movimento manual balança o líquido na superfície da jarra, quanto mais se despeja abaixando a sua abertura, mais o fundo da jarra se levanta, e o líquido passeia no seu interior.
Fecha-se a tampa superior da cafeteira. Em alguns segundos a receita estará finalizada, o café estará pronto. A água será aquecida pela corrente elétrica, virá do seu compartimento de baixo para cima até uma bica centralizada sobre o coador, e escorrerá em cima do pó passando pelo filtro de papel em direção ao orifício do fundo e pingará gradativamente, já com a cor marrom do pó, até a jarra de vidro da cafeteira. O líquido final será aquecido e mantido em temperatura apropriada pela chapa metálica que é a base da jarra de vidro.
Durante esse processo começa-se ouvir os sons provenientes do aquecimento da água, da sua passagem pelo caminho até a bica, o som macio da água caindo no pó e do liquido pronto batendo o fundo do vidro quente. A melodia inusitada tem cheiro, na verdade um aroma especial, ela tem também uma imagem visual, tem cor, tem movimento dentro do vidro, mas também tem improviso do vapor desenhado no exterior e interior de todo conjunto.
Que aroma maravilhoso! O paladar é aguçado pela cena e pela interação no processo todo dessa confecção gastronômica. Enquanto o corre toda a trajetória descrita pode-se fazer outra coisa, até mesmo marcar o tempo observando essa ampulheta.
Olhando-se com paciência, o tempo sendo derramado... Que processo curioso e delicado, exato. É físico, químico, artístico e musical, nada monótono como uma ampulheta, pois é impossível fisicamente virar a cafeteira e acontecer o mesmo. Seria uma outra experiência virá-la de cabeça para baixo, mentalmente agora seria possível, é possível. Seriam outros movimentos e cores que, em outra oportunidade, poderia ser descrito.
Se a cafeteira fosse um relógio, que prazer despertar de manha com um cheiro bom de café quentinho. Evitaria confronto com o despertador oficial. Se ela fosse um relógio, e não uma ampulheta silenciosa, seria um bom motivo para atrasar alguns minutos e tomar um cafezinho, pensar em alguém ou pensar na vida como um café feito numa cafeteira. Interagir com o café e ingeri-lo, interagir com a cafeteira, com a vida e com as pessoas e sentir um aroma agradável.

2006-09-26 06:23:43 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

a cafeteira vem com uma colher(ou concha) medida...
uma medida para cada xícara de café...
com o tempo, vc pode ir modificando essa medida a seu gosto ( mais forte ou mais fraco).

2006-09-26 06:23:25 · answer #3 · answered by marechal-de-marmore 6 · 1 0

Desligue a cafeteira e ponha duas colheres de " chá " de café solúvel num xícara e adicione a água fervente. Adoce e bom apetite.

2006-09-26 12:57:24 · answer #4 · answered by Florisvaldo J 6 · 0 0

depende da cafeteira, primeiro tem que saber quantas xicaras de cafe ela faz, depois vc coloca o po, mas pra nao ter problema coloque 3 colheres de po, bem cheias, a agua vc conta pela quatidade de xicaras e pronto e so deixar que ela faz o resto sozinha

2006-09-26 06:31:39 · answer #5 · answered by Anna V. 1 · 0 0

é simples, bota agua temperatura ambiete, na medida que indica, se gosta de forte (com o medidor que geralmente vem junto) bota 2 ou 2 e1/2, ou se quer fraco é só colocar menos... espere descer toda a água e adoce a gosto....é muito bom....

2006-09-26 06:31:21 · answer #6 · answered by maiara 2 · 0 0

Liga ela na Tomada.

2006-09-26 06:25:21 · answer #7 · answered by mmVannier 2 · 0 0

Ingredientes:

- 1/2 quilo do "Pó de Café do Tio Cabeça".
- Uma lata de açucar
- 3 ovos
- um ramo de açafrão
- vinagre à gosto.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes numa bacia e misture com as mãos. Depois coloque o preparado na cafeteira com água mna proporção de 3 para 1.

Pronto, vc tem o delicioso cafézinho gostoso. experimente, vc vai adorar!

Tempo de preparo: 30 minutos, +ou - (dependendo do microondas ou da mobilete).

2006-09-26 06:24:44 · answer #8 · answered by ♫K_Beça♫ 4 · 0 0

Depende do seu gosto, vá experimentando até gostar

2006-09-26 06:24:10 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que a água ferve em 1 minuto ou menos! As quantidades de pó de café será sempre a mesma, tal como se faz das outras formas. 1 colher de chá (cheia).

2006-09-26 06:22:01 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers