Olá Jow,
Para sua pergunta, acho que a resposta mais responsável é...DEPENDE.
Alguns negócios exigem mais recursos, outros menos, contudo, todos exigem capacidade para geri-los.
As qualidades que fazem de alguém um grande empreendedor não necessariamente o habilitam a ser um excelente administrador.
O que posso lhe dizer é que um negócio se faz e se mantém com COMPETÊNCIAS e DIFERENCIAIS.
Não sei o que você pretende fazer mas lhe faço uma pergunta...
Quais são os seus DIFERENCIAIS? Você já pôde avaliar de que forma as pessoas conseguem reconhecê-los e valorizá-los?
Seus produtos e serviços oferecem vantagens representativas que tornariam difícil aos concorrentes imitá-los?
Onde estão os seus pontos fortes?
Comunicação, Relacionamento, Atendimento, Suporte, Conveniência, Agilidade, Segurança, Apresentação, Parceiros, Network, Localização, know How, Experiência, Tradição, Distribuição, Logística, Embalagem, Layout, Qualidade, Economia, Praticidade, Garantia, Relação Custo/Benefício, Inovação, Entretenimento, Prazos, Crédito, Incentivos, Facilidades, Praticidades?
Você conhece bem o seu público alvo? Suas necessidades, opções, localização, a melhor forma e horários para abordá-lo e a melhor maneira de se comunicar e interagir com ele?
Você conhece bem os seus concorrentes? Seus pontos fortes e fracos?
Qual a sua estratégia?
Com certeza recursos econômicos iniciais, capacidade para captá-los ao longo do tempo e geri-los são uma das competências essenciais para a viabilização de qualquer negócio.
Outra competência fundamental é a de atrair, manter e desenvolver talentos, formando equipes competentes (capacidade + compromisso).
Uma organização não sobrevive com grave carência de colaboradores diferenciais e parceiros de negócios.
Me considero, depois que me formei há 18 anos, ainda um aprendiz de empresário, procurando conhecer, exercitar e produzir resultados nos mais diversos aspectos gerenciáveis que um negócio exige: Relacionamento com o Cliente, Administração Financeira, Compras, Pessoal, Contabilidade, Jurídico e Gestão Técnica e de Processos.
Atualmente, depois de passar pelos mais diversos setores de várias organizações, realizo o planejamento estratégico de uma grande organização, fazendo o estudo de oportunidades e de novos negócios, o gerenciamento de fatores de riscos e incertezas.
O dia, apesar de ter 24 horas, é estratégico nas 8 horas comerciais, pois nelas precisamos interagir fortemente em 3 grandes esferas de gestão com pessoas de outras organizações (Clientes, Fornecedores, Parceiros, Concorrentes, Poder Público e Institucional).
Esferas de Gestão: Comercial, Administração, Processos
É extremamente difícil para uma única pessoa construir e administrar 3 agendas tão específicas e estratégicas como estas, andando à frente dos acontecimentos e dos desafios do dia a dia. Certamente, uma andorinha só não faz verão.
Além disso, somos de carne e osso. Se você sofrer um problema de saúde, como o seu negócio continuará a ser conduzido?
Acho que uma das características mais importantes de um empreendedor hoje é a capacidade de criar e viabilizar o desenvolvimento de grandes relacionamentos.
Algumas pessoas não tem condições de trabalhar com sócios ou parceiros, restringindo gravemente a sua capacidade de unir forças e gerir diferenças, forças essas que podem ser fundamentais ao êxito da empreitada.
Nas empresas em que desenvolvi meu aprendizado profissional, aprendi que elas necessitam dispor de profissionais-chave, com capacidade para construir agendas de relacionamento diferenciais nestas 3 esferas de gestão, pois o mundo e as oportunidades são desenvolvidas por, e através, de pessoas.
Trabalho com um grande e genuino empreendedor de características excepcionais que sobreviveu à graves carências iniciais de talentos nas fases de implantação do seu negócio por ter uma persistência e equilíbrio emocional extraordinários, embora suportando graves sequelas ao longo de todo o seu aprendizado.
Algumas pessoas ficam mais fortes nas crises, outras mais frágeis. Empreendedores de sucesso geralmente tem uma têmpera diferencial frente à adversidade e conseguem superar a si mesmos.
O empreendedor de sucesso não tem queixo de vidro.
Literalmente, ele é .............. DURO NA QUEDA.
Persistência é uma competência chave do talento empreendedor, pois todos temos altos e baixos.
A competência assiná-la quem se encontra apto a continuar até alcançar o sucesso.
Sem ótimos relacionamentos não é possível alcançar e manter resultados com excelência.
Desejo-lhe muitas realizações e recompensas no mundo empresarial.
Um grande abraço !!!
2006-09-24 17:32:35
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
3⤊
0⤋
Depende da empresa que voce quer abrir... Mas eh justamente o que o Ricardo ai em cima falou, impostos e CNPJ, ja custam um bom dinheiro... Mais contador, funcionarios, agua, luz, telefone, computadores... Vai dinheiro!! E outra, na sua empresa vc trabalha o dobro e nao tem ferias! :P
Mas claro tem suas recompensas, voce trabalha pra voce, faz seus horarios (as vezes), e muitas vezes ganha mais do que como assalariado...
2006-09-24 17:33:18
·
answer #5
·
answered by Mayzinha 1
·
0⤊
0⤋