Para quem o GLÚTEM faz mal?
O Glútem é uma proteína existente nos cereais trigo, aveia, centeio e cevada. Estes cereais são vastamente utilizados pela indústria alimentícia e faz parte da nossa dieta diária em pães, bolos, biscoitos, massas em geral.
Algumas pessoas, não podem ingerir o Glútem, pois ele é tóxico para sua mucosa intestinal. Estes indivíduos tem uma predisposição genética a desenvolver uma doença de má absorção intestinal de nutrientes chamada de Doença Celíaca.
A Doença Celíaca é a resultante do uso de Glútem por pessoas susceptíveis geneticamente. O Glútem desencadeia na mucosa intestinal destas pessoas uma reação inflamatória que se cronifica com o uso constante dos cereais que contenham Glútem ou seja trigo, aveia, centeio, cevada, levando a uma atrofia da superfície intestinal de absorção de nutrientes. A conseqüência pode ser uma desnutrição progressiva e severa.
Sinais e Sintomas:
O quadro clínico pode Ter vários aspectos. Manifesta-se geralmente já na primeira infância, quando a criança começa a Ter contato com o Glútem quando do início do desmame após a parada do uso do leite materno ainda no primeiro ano de vida. Neste período são introduzidos novos alimentos no cardápio alimentar da criança e muitas vezes os cereais que contém Glútem, precocemente já fazem parte desta dieta. A forma clássica de apresentação da doença é aquela cujos primeiros sintomas surgem do 6º ao 12º mês de vida, com falta de apetite, dificuldade de ganho de peso e de estatura, diarréia que melhora e piora. A diarréia quando evolui pode ser severa com presença de restos alimentares nas fezes, muco em grande quantidade. Pode haver distensão abdominal (barriga inchada), com massa muscular débil, principalmente nas pernas e nas nádegas, "com sobras" de pele na virilha e na dobra das nádegas. A falta de apetite e a irritabilidade da criança são muito freqüentes. As evacuações diarreicas além de volumosas, várias vezes ao dia, possuem um odor forte. A doença pode estar associada à dermatite herpetiforme e Síndorme de Down.
Diagnóstico:
O diagnóstico é suspeitado pelo Pediatra diante das características acima, mas as formas incomuns de apresentação da Doença Celíaca existem e por não mostrarem todos os sintomas acima pode passar desapercebida, portanto o Gastroenterologista Pediatra é o profissional mais indicado para conduzir o problema. O diagnóstico definitivo é feito pela biópsia duodenojejunal que é realizada no consultório de forma simples, sem necessitar de anestesias, através da passagem de uma cápsula especial, através da boca ou do nariz e que vai até o duodeno (intestino). Neste local a cápsula colhe um pequeno fragmento da mucosa, e através de seu estudo as características reforçam a suspeita de Doença Celíaca.
Tratamento:
Firmado o diagnóstico de Doença Celíaca, o qual necessita da realização de 3 biópsias duodenojejunais, o tratamento é Dieta isenta de Glútem, que fará com que a mucosa intestinal readquira suas características e função e portanto o estado de desnutrição do paciente é suspreendentemente recuperado. A dieta é mantida para o resto da vida pois o uso insistente do Glútem pelos celíacos confirmados, pode levar à linfomas e outros tipos de Câncer. Atualmente no Brasil existe um grupo de pessoas com Doença Celíaca que reúnem-se, e trocam mensagens através da Internet, acesse www.acelbra.com.br
2006-09-19 15:24:33
·
answer #1
·
answered by Téc. Enf. Machado 4
·
0⤊
0⤋
ok gente...o glútén é isso ae mesmo...mas se quizer ve-lo faz o seguinte..faça uma solução de água com 2% de sal (para cada 100ml de água coloca-se 2g de sal), em 10g de farinha coloque aproximadamente 6mL da agua salgada., mexa até ficar uma massinha tipo massa de pão..agora lave esta massa com agua da torneira, lave bem até não soltar mais aquela agua branca. O que vai sobrar é o glúten, este mesmo glúten que consta nos rotulos e que os ciliacos não podem comer. Interessante não é?! Bjos
2006-09-19 16:32:36
·
answer #2
·
answered by And 2
·
1⤊
0⤋
O glúten é uma proteína presente no TRIGO, AVEIA, CENTEIO E CEVADA.
2006-09-19 15:15:15
·
answer #3
·
answered by Andreia Oliveira 3
·
1⤊
0⤋
O Glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.
O glúten é obtido da farinha de trigo e alguns outros cereais, lavando o amido (fécula). Para isso se forma uma massa de farinha e água, que é lavada, até a água tornar-se limpa. Para usos químicos (não alimentares) é preferível usar uma solução salina. O produto resultante terá uma textura pegajosa e fibrosa, parecida com a do chiclete.
As pessoas portadoras de doença celíaca têm uma hipersensibilidade ao glúten. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade. Outra manifestação de intolerância é a presença de lesões na pele chamada dermatite herpetiforme.
Os autistas podem ser sensíveis ao glúten e à caseína (uma proteína presente no leite). Ambas as substâncias parecem ter um efeito opiáceo nestes indivíduos.
Para isso serve o aviso nas embalagens
2006-09-19 15:13:48
·
answer #4
·
answered by Zoing 5
·
1⤊
0⤋
O Glúten é uma proteína ergástica amorfa que se encontra na semente de muitos cereais combinada com o amido. Representa 80% das proteínas do trigo e é composta de gliadina e glutenina O glúten é responsável pela elasticidade da massa da farinha, o que permite sua fermentação, assim como a consistência elástica esponjosa dos pães e bolos.
é isso ai, espero ter ajudado :)
Deus te abençoe
2006-09-19 15:12:43
·
answer #5
·
answered by Thais Cristine 3
·
1⤊
0⤋
é eu sei que essa mensagem é uma mensagem a pessoas que não podem ingerir glutem, porque possui uma doença que regeita esse componente, são os celiacos, os que não podem ingerir glúten, portanto eles lutaram na justiça para que todos os produtos venham informando se têm ou não o glutem, é bem complicado, a pessoa celiaca se comer um páo ou dois pães, ele corre o perigo de morrer em poucas horas, poucas empresas se preocupam com essas pessoas, pois são bem poucas, mas representam um número bem relativo como consumidores finais.
é isso. valew
2006-09-19 15:12:23
·
answer #6
·
answered by Diego Z 1
·
1⤊
0⤋
Açucar.
2006-09-19 15:09:04
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Nada
2006-09-19 15:02:26
·
answer #8
·
answered by Rithy 3
·
0⤊
1⤋
o meu glúten é durinho...hauhuahau
2006-09-19 15:01:51
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋