English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-09-17 13:20:02 · 12 respostas · perguntado por Sthaneslau 2 em Comidas e Bebidas Cerveja, Vinho e Bebidas

12 respostas

A origem da PINGA

A origem da palavra "cachaça" é bastante controversa. Os primeiros registros históricos do termo "caxasa" como aguardente de cana, datam de 1635, nas atas da Câmara do Município de Salvador. Pode ter sido uma derivação do vocábulo "cacho", proveniente do latim "capùlus" (punhado) ou "caccùlus" (caldeirão). Outra teoria se origina na Portugal quinhentista, onde "cachaça" significava "vinho de borras", denominação que no Brasil, teria se estendido à aguardente feita de borras de melaço. Existem ainda outras hipóteses, como o feminino de "cachaço" (parte gorda do pescoço do porco), ou ainda o verbo latino "coquère" (cozer, cozinhar).

O crédito pela invenção da pinga é dos escravos africanos. Eram eles que cozinhavam o caldo de cana para obter o melaço, que teria acidentalmente fermentado durante esse processo e destilado ao ser fervido.

Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formando no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava - daí vem o nome "PINGA". E quando pingavam nas costas dos escravos, já feridas com as chibatadas, ardia muito - e daí vem o nome "AGUARDENTE". Caindo em seus rostos e escorrendo até a boca os escravos viram que a tal goteira dava um barato, e passaram a repetir o processo constantemente.

A origem da "marvada" se situa entre os anos de 1532 e 1548, na capitania de São Vicente, primeira a ter plantações de cana-de-açúcar. As mudas da "cana crioula" teriam vindo da Ilha da Madeira por iniciativa de Martim Afonso de Souza, donatário dessa faixa de terra.

Foram também os portugueses que importaram a devoção a São Benedito, santo associado à cachaça, mesmo antes de sua canonização em 1807. Conhecido como "o santo mouro", ele nasceu em 1526 na Sicília (Itália), filho de um escravo africano. Seu culto tornou-se muito popular no Brasil, como padroeiro dos negros e da caninha.

A bebida nacional, que tem mais de quatrocentos anos de história, além do seu nome original, também possui inúmeros apelidos que passam de nomes políticos ou referências às sogras. Confira alguns:

Abrideira, carraspana, quero-mais, acaba-festa, caxiri, reiada, alpista, chibatada, saideira, aninha, choraminga, sacudidela, preciada, chorumela, salve-ela, arrebenta-peito, cobreira, samaritana, branquinha, brasa, corta-bainha, sapeca, braseira, cumulaia, sedutora, brasileira, criminosa, seleta, ********-boa, curandeira, sopapo, acorda-o-velho, da boa, sossega-leão, famada, danadinha, renitente, água-de-cana, desperta paixão, suadeira, água-forte, depurativo, sururu, água-que-passarinho-não-bebe, douradinha, tacada, alertadeira, encantada, talagada, alma-de-gato, enrola-chifre, tagarela, amansa-sogra, ensina-estrada, tiririca, amansa-corno, garapa, tijolo-quente, apetitosa, goró, tira-frio, arranja-briga, gororoba, tira-prosa, arranca-bofe, jeribita, tira-reima, azarenta, jurubita, tiririca, bicho- bom, mamãe-sacode, tentação, bigorna, marafo, treco, birusca, maria-branca, tremedeira, caideira, mata-bicho, trombada, calafrio, mel, turbulenta, calorenta, meu-consolo, uma-da-boa, cambirimba, não-sei-quê, uma-daquelas, cambraia, papôco, veneno, canavieira, papudinha, venenosa, canforada, precipício, virgem-afamada, capilé, piadeira, vexadinha, catinguenta, pinga, xaropada, chamegada, pisca-pisca, xixi-de-anjo, chamarisco, purinha, zombeteira, cheirosinha, queimante, zinabre....

2006-09-18 08:07:28 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

A origem da pinga remonta ao tempo dos escravos.

Nas fazendas, no momento em que o caldo da cana era aquecido para a produção de açucar, o vapor da fervura se condensava no telhado e pingava sobre os escravos (daonde o nome "pinga") causando ardência nos ferimentos.

Em dado momento um deles teve a curiosidade de experimentar e gostou do "barato", passando a armazenar em cuias para posterior consumo.

Essa é a origem da nossa "pinga".

2006-09-17 20:37:20 · answer #2 · answered by Kiko Ferreira 3 · 2 0

Eu não tenho bem certeza, mas tinha uma fonte infalível...
O nosso Ex-Presidente Janio Quadros, com certeza sabia isto, pois era dotado de grande inteligência e era um grande apreciador da "marvada".rs
Mas, um Presidente de bom gosto, acaba sendo imitado por outro...
Então, ainda temos o privilegio de ter outro, grande apreciador deste divino destilado.
Não creio que ele saiba a origem, mas tenho certeza de que ele admira muito este grande companheiro, "trabaiador incanssavel" dos "injenhos" que de tão "intelijente" que era, podia ser um grande líder no movimento dos "cem" terras.
Estou sabendo que no próximo mandato, ele vai lançar o "pograma" "cede" zero", "caxassa" para todos...rs

2006-09-17 20:55:12 · answer #3 · answered by ★SILVER★★★★ 7 · 1 0

Naum to nem aí de onde veio, mas sei pra onde essa pinga vai!!! Heheheheheh glup, glup, AAAhhh.

2006-09-20 12:53:48 · answer #4 · answered by MissBarbosinha 1 · 0 0

A pinga (cachaça), é originária da guarapa ou caldo da cana trazida pelos portugueses na epoca da colonização foi trabalho genial dos negros escravos.

2006-09-20 08:35:40 · answer #5 · answered by dorival o 2 · 0 0

Antigamente para fazer melado,os escravos colocava o caldo da cana- de açúcar num tacho e leva-o ao fogo,mas n podia parar de mexer até ficar uma "coisa" cremosa.Por um erro de n mexer esse caldo, o processo n poderia ser continuado,então resolveram guardar o melado.No dia seguinte o melado estava azedo mas mesmo assim resolveram misturar o azedo com o velho e coloca-lo no forno,o que eles n sabiam e q o azedo do melado era álcool,q aos poucos foi evaporando e formou goteiras no teto.Era cachaça formada.

2006-09-19 17:02:40 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Foi meu Tatatatatatataravô quem criou ( Roberval Canabrava) e ateh hoje tomo uma garrafa por dia em sua homenagem aiuheaiuhe :P

2006-09-19 10:08:56 · answer #7 · answered by Dr.Canabrava 2 · 0 0

Foram os escravos que ferviam o caldo da cana, o dia todo.
Um dia de tão cansados que estavam deixaram de mexer nesse tacho melado, pois estavam exausto, No dia seguinte, começou a pingar do teto, algumas gotas, e acharam bom,,,,,,,,,Pinga.......vem de pingar.......é doce.....

2006-09-17 20:56:17 · answer #8 · answered by angela maria 2 · 0 0

acho q foi jeremias!

2006-09-17 20:48:40 · answer #9 · answered by dan jiu-jitsu 1 · 0 0

Deve ter sido os escravos q trabalhavam no canavial para produzir açucar! ! !

2006-09-17 20:24:42 · answer #10 · answered by Nandinha 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers