English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sei que ela é otima para diminuir os calores da menopausa,ajuda a baixar a pressao arterial.

2006-09-13 04:56:12 · 4 respostas · perguntado por sarah l 2 em Comidas e Bebidas Outras - Comidas e Bebidas

4 respostas

Os chineses já conhecem os benefícios da soja para alimentação e para a saúde há milênios, mas somente nos últimos anos, os ocidentais passaram a considerar a soja como alimento funcional, aquele que, além das funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, sendo seguro para o consumo sem supervisão médica.

Atentos às características especiais do grão, pesquisadores e técnicos da Embrapa Soja trabalham no desenvolvimento de cultivares de soja ainda mais adequadas ao consumo humano, como sabor mais suave, tamanho de semente e teor de proteínas, entre outras características. A Embrapa Soja também desenvolve diferentes receitas, onde a soja e seus produtos derivados são incorporados a pratos tradicionais da culinária brasileira

Benefícios para a saúde

A soja é considerada um alimento funcional porque além de funções nutricionais básicas, produz efeitos benéficos à saúde, reduzindo os riscos de algumas doenças crônicas e degenerativas. É rica em proteínas de boa qualidade, possui ácidos graxos poliinsaturados e compostos fitoquímicos como: isoflavonas, saponinas, fitatos, dentre outros. Também é uma excelente fonte de minerais como: cobre, ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B.
Os efeitos fitoterápicos da soja foram identificados por pesquisadores que observaram que em países do Oriente, onde a população consome grandes quantidades de soja e derivados, a incidências de alguns tipos de câncer como: mama, colo de útero e próstata, bem como das doenças cardiovasculares é muito menor do que em países do Ocidente. Pesquisas constataram que a diferença estava na dieta alimentar dos orientais, que é rica em soja e seus subprodutos.
As pesquisas têm demonstrado que as isoflavonas da soja reduzem os riscos de alguns tipos de câncer, como: mama, colo do útero e próstata. Também são recomendadas na tensão pré-mestrual, no alívio dos sintomas indesejáveis da menopausa e na prevenção da osteoporose. O FDA, órgão que regulamenta a produção de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, recomenda a ingestão diária de 25g de proteína de soja, que corresponde à aproximadamente 60g de grãos de soja, para o controle dos níveis de colesterol e triglicérides reduzindo, assim, os riscos de enfarto, trombose, aterosclerose e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

Conheça os efeitos da soja:

Na redução dos riscos de câncer
Na redução dos riscos de doenças cardiovasculares
Na prevenção da tensão pré-mestrual e no alívio dos sintomas indesejáveis do climatério (menopausa)
Na prevenção da osteoporose
No controle do diabetes

2006-09-13 05:10:46 · answer #1 · answered by astrorei, carioca e busólogo 6 · 0 0

Ajuda no colesterol,no funcionamento do fígado,instestino,estomago,ajuda a retardar o envelhecimento,faz bem pra pele,baixa a pressão, não engorda,(tanto) se vc tem problema de intestino presso uma dieta a base de soja ajuda....e por ai vai....

2006-09-13 12:01:00 · answer #2 · answered by skigli 3 · 1 0

A soja é um alimento de excelente valor nutricional. Dentre os alimentos de origem vegetal, é o que possui melhor teor protéico e a qualidade de sua proteína é comparada à proteína da carne. Atualmente é considerada a vedete dos estudos científicos que abordam o uso de certos alimentos na redução do risco de doenças. As pesquisas concentram-se em suas proteínas e isoflavonas, um componente ativo com ação fitoestrogênica. Estudos sérios com animais experimentais e ensaios clínicos humanos mostram que quando esses dois componentes estão juntos, combinados em uma quantidade adequada, é possível reduzir o risco ou prevenir doenças como as cardiovasculares, osteoporose, certos tipos de câncer como de mama e próstata, além de amenizar os sintomas da menopausa, principalmente as ondas de calor. Atualmente existem estudos avaliando o papel da genisteína (uma isoflavona da soja) em melhorar a função cognitiva (memória, raciocínio, concentração, etc) e prevenir doenças neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer.

2006-09-13 14:14:51 · answer #3 · answered by Linda 1 · 0 0

Se vc conseguir algum resultado envie p/,blz?sue_mpb@hotmail.com

2006-09-13 12:18:06 · answer #4 · answered by suelane g 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers