English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

O glúten é obtido da farinha de trigo e alguns outros cereais, lavando o amido (fécula). Para isso se forma uma massa de farinha e água, que é lavada, até a água tornar-se limpa. Para usos químicos (não alimentares) é preferível usar uma solução salina. O produto resultante terá uma textura pegajosa e fibrosa, parecida com a do chiclete.

Uma vez cozido, o glúten adquire uma consistência firme e toma um pouco do sabor do caldo no qual foi cozido. Esta propriedade faz com que seja apreciado como substituto da carne nas cozinhas vegetarianas e budista.

Em assados, o glúten é o responsável pela permanência dos gases da fermentação no interior da massa, fazendo com que ocorra um aumento no volume da massa. Depois da cocção, a coagulação do glúten é responsável pela não desinflação do bolo ou pão.

As pessoas celíacas têm uma predisposição genética para a alergia ao glúten e têm que fazer dietas livres de glúten. Nestas pessoas o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Após eliminar o glúten da dieta, o intestino volta a funcionar com normalidade.

Os autistas podem ser sensíveis ao glúten e à caseína (uma proteína presente no leite). Ambas as substâncias parecem ter um efeito opiáceo nestes indivíduos. Outra enfermidade que pode requerer dieta livre de glúten é a dermatite herpetiforme.

Apesar de o glúten ser encontrado na maioria dos cereais, como trigo, cevada, aveia, centeio, etc, muitos não possuem glúten:

Arroz de todas as variedade.
Milho.
Tampouco contêm glúten a soja e as sementes de girassol, por exemplo. A quinua ou quinoa é uma valiosa alternativa para quem não pode ingerir glúten.

2006-09-04 14:32:35 · answer #1 · answered by Tsunami 5 · 1 0

nao

2006-09-05 09:40:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Glutem é um elemento especial em certas farinhas,rica em proteínas.As pessoas que tem o ácido úrico acima do normal devem evitar.

2006-09-04 21:46:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Só é nocivo (ou muito incômodo, não sei), para quem tem deficiência da proteína que o digere.

Se você come um alimento que "CONTÉM GLÚTEN" e não passa mal nem nada, pode continuar comendo. Você tem a proteína.

É a mesma coisa com algumas pessoas que não dissolvem leite e outros laticínios.

2006-09-04 21:30:15 · answer #4 · answered by Tatiana 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers