Chama-se malte a um grão de cereal, geralmente cevada, germinado durante um período limitado de tempo e de seguida seco, de forma a permitir a sua conservação durante períodos prolongados. O malte, matéria-prima principal para o fabrico da cerveja, é rico em: hidratos de carbono (amido), proteínas, vitaminas do complexo B e enzimas.
No processo de maltagem a cevada é sujeita às operações de: molha, germinação e secagem,que lhe alteram as propriedades físico-químicas.
A cevada, depois de limpa e calibrada, é enviada para as tinas de molha onde permanece cerca de um dia. As tinas de molha dispõem de um sistema de recirculação de água e de anéis submersos por onde é insuflado ar, a fim de evitar a asfixia dos grãos.
Durante a molha, a percentagem de humidade do grão aumenta de cerca de 12 para 45%.
Estão, assim, criadas as condições para o início do processo de germinação.
A cevada, após a molha, é enviada para as caixas de germinação onde permanece cerca de 5 dias. As caixas de germinação têm um fundo perfurado o que permite a circulação de ar humidificado através do leito de cevada. Existe ainda um dispositivo que revolve a cevada em intervalos de tempo regulares.
>Secagem do malte
Quando o processo de desagregação é julgado suficiente, a germinação é interrompida, secando o malte até teores em humidade da ordem dos 4%. A secagem é feita em estufa, por circulação de ar quente através do malte durante cerca de 18 horas.
A temperatura de secagem varia consoante a qualidade do malte que se pretende obter. Esta temperatura é rigorosamente controlada de forma a evitar ao máximo a destruição das enzimas.
2006-08-29 09:57:53
·
answer #1
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋
a melhor maneira de preparar eu não sei, mas a melhor meneira de degustar, e na cerveja.rsrsrsr
2006-08-29 16:40:12
·
answer #2
·
answered by VOTEI 45 E NÃO ME ARREPENDO 3
·
0⤊
0⤋