Uns 50 anos atráz tudo era cozinhado na banha de porco (toicinho), e ninguém tinha problema com colesterol, nem se falava disso. Depois vieram os óleos (soja, girasol,etc) que não tem colesterol, e o colesterol passou a ser o vilão das doenças cardiovasculares. Ou seja, quando diminuimos o consumo aumentaram os problemas!!
Alguém consegue explicar isso?
2006-08-29
01:42:23
·
7 respostas
·
perguntado por
fran
7
em
Comidas e Bebidas
➔ Outras - Comidas e Bebidas
O que causa o aumento do colesterol ruim (porque tem o bom colesterol também) é o consumo de gordura animal contida nos leites, carnes e ovos, em excesso. A gordura usada em frituras também é ruim. A gente consome também muitos alimentos industrializados ricos em gordura vegetal hidrogenada e essa faz subir o colesterol ruim também. Trocamos os alimentos mas continuamos a comer coisas engordativas, abusamos de chocolates, salgadinhos, etc.
2006-08-29 12:45:01
·
answer #1
·
answered by Valéria Ana Passiflora 3
·
0⤊
0⤋
Creio que anos atrás as pessoas não se importavam muito com o seu corpo, nem conheciam doenças como essas que tem hoje, talvez eles até tivessem colesterol, diabetes... e nem sabiam!
2006-08-29 12:00:31
·
answer #2
·
answered by Phaty - Doll ® 3
·
0⤊
0⤋
a o coleterol q eh o bom e o ruim...
hiuahuiahia
naumeh q tudo em exeço faz mal inglusivo o colesterol
2006-08-29 11:38:02
·
answer #3
·
answered by Rafa Casagrande 2
·
0⤊
0⤋
Porque antigamente as pessoas nao mediam o colesterol mas morriam disso agora com o desenvolvimento da ciencia as pessoas tentam controlar o excesso de gordura e aumentou a prospectiva de vida.
2006-08-29 08:56:02
·
answer #4
·
answered by Noah 5
·
0⤊
0⤋
o colesterol não tem problema algum, quem tem problema e serios são pessoas que tem colesterol, isso é doença moderna, hoje em dia td mata, colesterl, cigarro, bebida, se vc tomar mto leite tb morre, chocolate mata, pão mata, vivemos por um fio
2006-08-29 08:50:26
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
pode ver que a expectativa de vida do homem subiu muito desde a descoberta desses males. é só olhar e comparar.
2006-08-29 08:47:59
·
answer #6
·
answered by Cant 5
·
0⤊
0⤋
O lance que hoje, se sabe muito mais sobre o corpo humano do que a 50 anos atrás ....
O colesterol é um esteróide que está presente em todos os tecidos animais (em sua forma completa, apenas nesses, pois existem formas clivadas de colesterol em células vegetais), além de fazer parte da estrutura das membranas celulares e ser um reagente necessário à biossíntese de vários hormônios, da vitamina D e do ácido biliar.
Esse esteróide é sintetizado pelo fígado em um estranho processo, quanto maior for a ingestão de colesterol, menor será a quantidade sintetizada pelo fígado. Mas o colesterol ingerido só representa ¼ de todo o colesterol do corpo, e se a quantidade ingerida for aumentada, a quantidade de colesterol produzido pelo corpo diminuirá, e vice-versa.
O colesterol é insolúvel em água e, consequentemente, insolúvel no sangue, e para ser transportado pelo sangue ele se liga a proteínas e lipídios e forma um complexo chamado lipoproteína. Existem vários tipos de lipoproteína, e elas são classificadas de acordo com sua densidade.
São elas as Low Density Lipoproteins, ou LDL, que é a classe maléfica ao ser humano, são capazes de transportar o colesterol do fígado até as células de vários outros tecidos; e as High Density Lipoproteins, ou HDL, podem transportar o excesso de colesterol dos tecidos de volta para o fígado, onde é utilizado para a síntese do ácido biliar.
As LDL podem ser responsáveis pela formação de depósitos arteriosclerósicos nos vasos sanguíneos e as HDL podem retardar esse processo.
Esta molécula está presente nas membranas biológicas e provoca o aumento da fluidez da camada.
2006-08-29 08:45:19
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋