Galinha cheia (Rachel de Queiroz)
"Mata-se uma galinha gorda(se for magra não serve), depena-se, catam-se bem todos os canhões. Há cozinheiras que gostam de lavar a galinha com água e sabão, depois de depenada e estripada. Dizem que é para tirar a inhaca, já que ela não vai ser cozida, mas simplesmente assada.
Com os miúdos da galinha, pedaços de toucinho e muitos temperos (alho, cebola, coentro e cebolinha cortados bem miúdos), faz-se uma fritura, carregando um pouco nos pedaços de toucinho, bem tostados. Essa mistura servirá de base para a farofa do recheio.
A galinha, que deve ter sido tão bem limpa por dentro quanto por fora, e que deve ter ficado algumas hor as na vinha-d'alhos, é costurada no traseiro e no pescoço, deixando-se apenas uma abertura à altura do papo para a introdução do recheio, que é composto, como já foi dito, pela fritura dos miúdos, temperos e farinha d e mandioca peneirada.
Cheia a galinha com essa farofa, termina-se de costurar a abertura; unta-se a ave com gordura e leva-se ao forno para assar, regando-se freqüentemente com a gordura da assadeira (se essa gor dura for insuficiente, pode-se usar, com moderação, o líquido da vinha-d'alhos). Deixa-se assar lentamente até que toda a ave esteja dourada por igual."
* * * * *
Castanhas de caju confeitadas (Globo Rural)
6 porções
A castanha de caju ganha outro sabor ao ser confeitada com calda de açúcar
Ingredientes
300 g de castanhas de caju cruas
Calda em ponto de fio (feita com 1/2 kg de açúcar e 2 xícaras de água)
Como fazer
"Assam-se as castanhas de caju; depois de tirada a pele, escolhem-se as maiores e mais bonitas. Faz-se uma calda e, quando ela estiver em ponto de fio, tira-se do fogo e jogam-se nela as castanhas. Nessa hora, começa-se a mexer a calda com colher de pau, mas com muito cuidado para não quebrar as castanhas. À medida que a calda esfria, ela encorpa, envolve as castanhas, e endurece. Sem parar de mexer, retiram-se as castanhas da caçarola e põem-se numa peneira, onde esfriam, já como um confeito branco."
* * * * *
Doce de laranja-da-terra (Revista Globo Rural)
O doce de laranja-da-terra requer tempo e paciência para tirar todo o amargor da fruta
Ingredientes
Laranja-da-terra
Açúcar
Cravo
Canela em pau
Erva-doce
Como fazer
"A laranja-da-terra tem uma casca muito grossa e é extremamente amarga. Rala-se então a parte verde dessa casca, com muito cuidado, para deixá-la numa cor apenas esverdeada, tudo por igual, sem ferir a polpa. Depois de ralada, corta-se a laranja em cruz, mas de forma a não separar as quatro partes, deixando-as ainda juntas na extremidade. Retira-se então toda a polpa da laranja; a casca ficará como uma flor de quatro pétalas. Lavam-se muito bem essas pétalas, que serão deixadas de molho por uns dois dias, mudando-se sempre a água, até que desapareça todo o amargor. Dá-se então uma fervura leve nessas pétalas e se escorre depois toda a água. Faz-se então uma calda (da quantidade de laranjas dependerá a quantidade de açúcar. Quem entende de doce sabe como é). Quando a calda estiver fervendo e ainda em ponto de pasta, vão-se mergulhando nelas as pétalas de laranja (antes já havia sido posta na calda uma trouxinha de pano com cravos, pedaços de canela e erva-doce). As laranjas absorvem a calda, pois ficam mergulhadas nela, mas o ponto não deve ser muito apurado, para que as pétalas não fiquem açucaradas."
* * * * * *
ARROZ-DE-CARRETEIRO.
Ingredientes:
½ kg de carne seca;
250 g de lingüiça de carne de porco defumada;
100 g de toucinho defumado cortado em cubinhos;
3 colheres (sopa) de óleo;
1 dente de alho amassado;
1 cebola picada;
2 xícaras de arroz;
2 cubinhos de caldo de carne.
Modo de Preparo:
Cortar a carne em vários pedaços e deixar, de véspera, de molho, em bastante água.
Escorrer e enxugar.
Picar em cubinhos.
Retirar a pele da lingüiça, cortando-a em rodelas finas.
Fritar o toucinho, refogar o alho e a cebola.
Acrescentar a carne e a lingüiça, e fritando mais um pouco.
Acrescentar o arroz e o caldo de carne, dissolvido em 4 xícaras de água fervente.
Cozinhar em fogo baixo, em panela tampada, por 20 minutos.
* * * * * *
FEIJÃO DE TROPEIRO
Feito e tomado o café-de-tropeiro, chega a hora do almoço. O que o tropeiro vai comer? O mais brasileiro dos pratos: feijão. Saiba como ele cozinhava (se não estiver acampado como ele, então use um fogão-de-lenha).
Ingredientes:
½ xícara de farinha de mandioca
4 colheres (sopa) de óLeo
½ colher (sopa) de tempero mineiro
100 gramas de toucinho defumado em pedacinhos
1 quilo de feijão
1 ceboLa grande picada
5 ovos
Cheiro-verde (cebolinha verde e salsa picadas)
Modo de fazer
Cozinhe o feijão, retirando do fogo antes que o grão se desmanche. Peneirar para escorrer.
Numa panela, colocar duas colheres de sopa de óleo e fritar ligeiramente o toucinho; acrescentar o tempero e a cebola, mexendo sempre.
Reservar.
No restante do óleo, frite os ovos, mexendo rapidamente.
Juntá-los ao feijão e ao cheiro-verde. Por último, pôr a farinha de mandioca e o toucinho e misturar.
* * * * * *
RECEITA DE BOLO DE MILHO DA COMADRE
INGREDIENTES -
2 espigas de milho (médias)
2 xícaras e meia de leite
2 xícaras de açúcar /
1 xícara de óleo
1 colher (sopa) de margarina
3 ovos
1 xícara de fubá
1 colher fermento .
PREPARO -
Bater todos os ingredientes no liquidificador, colocar em forma de buraco untada com margarina e polvilhada com açúcar e assar por mais ou menos 50 minutos em forno médio.
* * * * * * *
MINGAU DE MILHO VERDE
Ingredientes
1 litro de leite
5 espigas de milho bem granadas
Açúcar até temperar
Uma pitada de sal
Modo de fazer
Corte o milho e bata no liquidificador com o leite. Coe em um pano fino ou num coador de furos pequenos por 2 vezes. Coloque o açúcar e o sal. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Deixe ferver por 5 minutos. Despeje em travessa ou em taças. Se gostar, polvilhe o mingau com canela em pó. Fica ótimo.
* * * * * * *
Arroz com Frango (Galinhada)
Ingredientes
- 1 galinha caipira (pequena)
- 3 dentes de alho
- 1 cebolas grande
- 3 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
- 1 lata de milho em conserva
- sal e pimenta a gosto
- salsa picada
- 2 xícaras de chá de arroz
- 6 xícaras de chá de água fervente
Modo de preparar:
Três horas antes, tempere a ave apenas com alho e sal. Leve-a ao fogo em uma panela com o óleo e deixe dourar. Acrescente os temperos (cebola, sal em pequena quantidade, pimenta) e continue refogando, acrescentando água aos poucos, até que a galinha esteja macia. Este é o segredo do sabor do prato. E por quê pouco sal? Porque você já salgou a galinha antes...E sal demais estraga o prato e provoca hipertensão. Portanto, cuidado com o sal!
Quando o frango caipira já estiver macio, junte o arroz. Continue a refogar, mexendo com uma colher de pau, até que o arroz seque e frite.
Junte as 5 xícaras de água ferventes. Quando o arroz estiver quase
cozido, com pouca água na panela, acrescente o milho verde. No final, com o arroz ainda úmido, ponha mais salsa picada, desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansar por 10 minutos. Você pode servir com uma bela salada de folhas: rúcula e alface aceboladas, mais tomate em rodelas.
2006-08-28 05:26:06
·
answer #1
·
answered by Mauricio 7
·
0⤊
0⤋