A pimenta é um condimento de sabor picante. Apesar de popularmente ser dito que a pimenta pode provocar muitos males a saúde, tais como pressão alta, gastrite, úlceras e hemorróidas, estudos realizados recentemente mostram que ela também pode trazer muitos benefícios. A mesma substância que provoca o ardido da pimenta, chamada capsaicina possui propriedades que são muito bem vindas:
É rica em vitamina A, B1, B2, C, E e niacina
Possui propriedades analgésicas e energéticas
Favorece a redução de coágulos no sangue, pois é vasodilatadora
Estimula a produção de endorfina no cérebro, hormônio que produz a sensação de bem estar
Tem ação antioxidante, antiinflamatório e anti-câncer
Pode reduzir o desejo de comer, sendo benéfico ao tratamento da obesidade
Diversidade
Existem múltiplas e diferentes plantas referenciadas como pimenta que são utilizadas nos alimentos para sensações "quentes" que componentes químicos particulares induzem na língua.
As sementes de plantas da família Piperaceae, das quais se destacam as do género Piper, no qual se inclui a planta que dá origem à Pimenta do reino como é conhecida no Brasil, "pimenta" em Portugal, e "pimenta redonda" em Moçambique. Diferentes maturações e colheita dos grãos oriundos desta planta, Piper nigrum, dão origem à pimenta-verde, pimenta-branca e pimenta-preta.
Os frutos de plantas do género Capsicum da família Solanaceae, no qual se inclui o pimentão, nome pelo qual é conhecido no Brasil, sendo identificado como pimento, em Portugal. A malagueta é a espécie Capsicum frutescens, que em Portugal e em Moçambique é conhecida ainda como piri-piri se estivermos na presença de frutos de menores dimensões e por vezes secos. Pimenta de caiena é o nome dado à espécie Capsicum baccatum em Portugal, mas que é conhecida como "dedo de moça" ou "chifre de veado", este último associada a frutos de maiores dimensões e coloração mais intensa, no Brasil. O género Capsicum compreende por volta 27 espécies conhecidas. A estas plantas está associada a escala de Scoville, que mede o grau de "picante" de pimentas. Na mesma família, ainda existe a espécie Solanum pseudocapsicum, que produz pimentas arredondadas e vermelhas, ou brancas. A maioria destas espécies é ligeiramente tóxica, causando sudorese e hipertensão em altas doses.
A Aroeira também conhecida como "aroeira mansa" ou "aroeira vermelha", é de uma planta relacionada com o Caju ou "acaju", das espécies Schinus molle e S. terebinthifolius, da família Anacardiaceae.
A Pimenta Szechuan é produzida por uma planta da família Rutaceae, espécie Zanthoxylum piperitum.
A família Myrtaceae contém várias espécies de pimentas de usos variados. A pimenta da Jamaica, por exemplo, é o fruto da Pimenta dioica que, devido ao sabor da pimenta que pode lembrar o cravo, a canela e a noz-moscada é conhecida também como pimenta "all spice".
Pimenta no Brasil
Uma das principais características culturais das tribos indiginas que habitavam as terras brasileiras na época do descobrimento era o cultivo de pimentas. Após o descobrimento, as sementes e frutos de pimentas passaram a ser cada vez mais cultivados, disseminado entre vários povos, utilizadas de diversas formas.
A "Capital Nacional da Pimenta", como é conhecido o munícipio de Turuçu, começou a cultivá-la no final do século 19. Tal informação pode ser comprovada pelos depoimentos dos produtores da região, muitos deles já de idade elevada, tendo passado dos sessenta anos de idade, que relembram a cultura do cultivo, passada a eles por seus pais.
2006-08-23 11:49:11
·
answer #1
·
answered by Dreba 2
·
0⤊
0⤋
Ela arde por causa de uma substancia que provoca esta sensação na nossa boca.
2006-08-25 12:16:09
·
answer #2
·
answered by Ziva 3
·
0⤊
0⤋
Aí hen amiga...
Gostei... Destaque do site ontem hein...
tá com tudo e num tá prosa...
Voltando ao ao assunto... :
Pimenta arde, e arde muito, mas é taum gostosa, vc num acha?
A sementinha dela que arde, no entanto a fruta ("carne" da fruta) num arde, tem um gosto levemente adocicado.
Existem vários tipos de pimenta, entre as quais as mais conhecidas em nossa região são: Malagueta, do reino, dedo de moça, pimenta "sino" e pimenta "doce".
Dentre essas, a mais forte é a malagueta e a mais fraquinha é a do reino.
E pimenta combina muito bem com angú a baiana, ou polenta, pelo menos eu acho!
Bjim
JU
2006-08-24 16:55:46
·
answer #3
·
answered by Ju 1
·
0⤊
0⤋
nem toda pimenta arde....existem inumeras variedades, algumas são utilizadas pra enfeitar jardins no lugar de flor, pois sao mto bonitas...alem de ser mto gostosas p/ paladar de alguns...
2006-08-24 08:42:01
·
answer #4
·
answered by carolina_lirio 3
·
0⤊
0⤋
Pq é pimenta!
2006-08-24 08:36:56
·
answer #5
·
answered by tay 2
·
0⤊
0⤋
Depende... no ** dos outros não arde...
2006-08-24 08:30:02
·
answer #6
·
answered by EU 4
·
0⤊
0⤋
Porque se não ardesse ñ seria pimenta seria doce
2006-08-24 08:13:39
·
answer #7
·
answered by Juliana 2
·
0⤊
0⤋
As pimentas ardem porque possuem as chamadas capsaicinóides. Essas substâncias de nome esquisito não têm cheiro nem sabor, mas estimulam as células nervosas da boca, produzindo aquela sensação de ardor, como se a boca estivesse pegando fogo. As capsaicinóides são produzidas por glândulas localizadas nas placentas das pimentas - aquele tecido esbranquiçado onde ficam grudadas as sementinhas. A "temperatura" de cada espécie desse fruto depende da concentração de capsaicinóides que ela possui. E, por incrível que pareça, existe até uma unidade específica para se medir o ardor: a Unidade de Calor Scoville (SHU) - nome em homenagem ao farmacologista Wilbur L. Scoville, pioneiro na medição do poder de fogo desse condimento. O SHU de cada pimenta é obtido após testes bioquímicos em máquinas com líquidos de alta pressão. O Guinness Book, o "livro dos recordes", já apontou em uma de suas edições a californiana red savina habanero como a pimenta mais ardida do mundo, atingindo a marca de até 580 mil SHU. Só para comparar, a nossa "quentíssima" e popular malagueta atinge cerca de 200 mil SHU. Num ranking completo das espécies mais poderosas, é provável que a malagueta conseguisse um lugar entre as cinco primeiras. Mas, como ela é pouco conhecida fora do Brasil, não entrou na lista.
2006-08-24 06:05:53
·
answer #8
·
answered by Su 6
·
0⤊
0⤋
arde pra fazer vc engolir a comida mais rápido.
2006-08-23 22:55:43
·
answer #9
·
answered by Two Hewrys 1
·
0⤊
0⤋
Nossa! Quanta pergunta!
Por Q pimenta arde?
O que faz a pimenta ter um sabor ardido é uma substância chamada capsaicina, que também é rica em vitaminas A, B1, B2, B5 (niacina), C e E; possui propriedades analgésicas e energéticas; favorece a redução de coágulos no sangue (é vasodilatadora); estimula a produção de endorfina no cérebro; tem ação antioxidante, antiinflamatório e anti-câncer.
Quantas variedades existem?
Inúmeras (não sei exatamente quantas), cada qual com características particulares.
Qual eh a mais forte, e qual eh a mais fraquinha?
Também não sei informar, mas a malagueta é muito famosa por sua "ardência".
Pimenta combina com oq?
Isso depende do gosto da pessoa! Como eu adoro pimenta (como tempero), acho que qualquer comida, sabendo-se o tipo e a quantidade de pimenta correta, fica muito saborosa.
2006-08-23 22:14:58
·
answer #10
·
answered by danielrusso86 2
·
0⤊
0⤋
Porque Deus quis que ardesse.
2006-08-23 21:38:02
·
answer #11
·
answered by gmmatuck81 1
·
0⤊
0⤋