English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-08-15 03:10:02 · 13 respostas · perguntado por pedroscanferla 1 em Comidas e Bebidas Culinária e Receitas

13 respostas

Dizem que o doce já existia, mas recebeu a denominaçao de Brigadeiro durante uma campanha eleitoral, em que as moçoilas faziam brigadeiro e diziam "vote no Brigadeiro: ele é bonito e é solteiro".
Isso me contou a minha avó...

2006-08-15 03:16:15 · answer #1 · answered by Luluzinha 3 · 0 0

Brigadeiro é um doce criado no Brasil logo depois da Segunda Guerra Mundial, chamado no Rio Grande do Sul de negrinho.O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, político e candidato à presidência da República.Então,vai um brigadeirozinho?!?

2006-08-15 10:22:59 · answer #2 · answered by trovadordastristeza 2 · 1 0

Assim disse Fritz Utzeri
Há certas coisas que é melhor não perguntar. Por exemplo: por que aquele bolinho de chocolate feito a partir de leite condensado é chamado brigadeiro? Ignorei a prudência e perguntei. Pronto! Choverão cartas de oficiais da FAB afirmando que estou denegrindo a instituição de nossos intrépidos heróis do ar. Pra que me meti nisso?
Antes de continuar, quero fazer um breve resumo de meus contatos com a Força Aérea Brasileira. O primeiro foi maravilhoso. Um C-47 prateado que me trouxe, ainda menino, para o Brasil. Era refugiado de guerra, passara pelo Paraguai. O avião desceu em Campo Grande onde tive a minha primeira impressão da Terra (tinha 6 anos): um grande hangar (pareceu-me enorme) e uma garrafa de Crush que alguém me deu.

O segundo não foi nada bom. Vivíamos tempos de ditadura e perseguições. Depus durante oito horas na Base Aérea do Galeão, respondendo a um Inquérito Policial Militar (IPM) que apurava subversão na Faculdade de Ciências Médicas. Fui tratado com civilidade e decência por um coronel de quem guardo apenas o nome Rangel. Nossa conversa, apesar de exaustiva, foi civilizada e, ao final, o oficial pediu-me que providenciasse dois retratos, um de frente e o outro de perfil. Ante minha surpresa, disse que o equipamento da Aeronáutica estava quebrado e acrescentou que os fotógrafos militares faziam qualquer um parecer bandido. Fiz as fotos e o retratista não entendeu a razão da foto de perfil. Consolei-me imaginando que se fosse parar num daqueles cartazes de ''Terroristas - Procura-se'' (lembram?), seria o terrorista mais bonitinho do grupo. Fomos absolvidos graças a um juiz corajoso e a um grupo de militares que não entendiam direito o que nós poderíamos ter feito para ameaçar a unidade das Forças Armadas (éramos acusados disso).

Meu terceiro contato levou-me a conhecer meu tipo inesquecível, figura humana de quem me orgulho de ter sido amigo. O brigadeiro Sérgio Ribeiro Miranda de Carvalho, o capitão Sérgio Macaco, o herói do Parasar. Um homem que sacrificou sua vida e sua carreira para não obedecer a ordem criminosa e demente. Graças ao capita, como eu o chamava, conheci Eduardo Gomes e acompanhei sua luta para alijar da FAB um grupo de facínoras, torturadores e assassinos que enxovalharam o nome da arma e que perseguiam o capitão. Eduardo Gomes, já preso a uma cadeira de rodas, mal podendo falar, lutou bravamente até o final pelo restabelecimento da justiça e da verdade.

Por que faço o nariz de cera? Porque vou explicar a origem do docinho. Há duas versões para batizar o brigadeiro e ambas envolvem o nome de Eduardo Gomes. Há uma versão light contada, em geral, pelas leitoras. (Mais de 60 leitores escreveram dando a sua versão.) Há um livro, o Guia dos curiosos, onde está registrada a origem do doce: ''Brigadeiro - Doce criado no Brasil logo depois da Segunda Guerra Mundial, quando era difícil conseguir leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar. Batizaram o doce homenageando o brigadeiro Eduardo Gomes, político e candidato à Presidência''.

Foi na eleição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getúlio, em 45, que o Brigadeiro ''que é bonito e é solteiro'' (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos ''18 do forte''. Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN, o partido mais conservador que o Brasil já teve (e onde Sarney começou sua carreira).

Era o candidato das chamadas mal-amadas, que posteriormente levariam Carlos Lacerda ao Palácio Guanabara. Elas faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Alguém imagina algo parecido hoje? Eu, hein, Roseana... Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato ''os docinhos preferidos do brigadeiro''. Depois o nome teria sido simplificado.

Mas há um lado mal contado e que dá origem à versão dark desse mesmo episódio. Lembram que o Guia dos curiosos dizia que era difícil conseguir ovos depois da guerra? Pois é, o doce brigadeiro não tem ovos... Aí nasce a lenda. Verdade? Mentira? Para explicar esse fato das biografias não autorizadas dos brigadeiros (a do militar e a do doce), voltemos ao dia em que Eduardo Gomes era um dos ''18 do forte''. Os revoltosos contestavam a República Velha, queriam derrubar Arthur Bernardes. Dos que partiram do Forte de Copacabana, em 5 de julho de 1922, apenas dois sobreviveram nas areias da praia: Siqueira Campos, ileso, e o ainda tenente Eduardo Gomes... quase.

O leitor Ney Murce invoca o testemunho de seu avô, coronel Heitor Cabral Mendes da Silva, e conta: ''O tenente Eduardo foi um dos sobreviventes, mas com um ferimento de tiro de fuzil, sério, na região escrotal, ou seja, o herói saiu vivo mas sem os ovos. Dizia meu avô que o assunto era quase proibido de ser comentado. O brigadeiro morreu idoso, solteiro, sem ter concebido um herdeiro sequer. Estou passando a história que se comentava à boca pequena, na época, herdada de meu avô. Pode não ter credibilidade histórica mas é, sem dúvida, uma boa história''.

Outro leitor, Rui Pereira, dá uma variante do episódio afirmando que a ferida do brigadeiro foi causada por estilhaços de granada, mas acrescenta um detalhe. O brigadeiro, obviamente, não gostava dessa ''homenagem''. Todas as vezes que o convidavam para uma festa, ajudantes-de-ordem passavam antes e confiscavam os docinhos. Outro leitor, Carlos Pitella, garante que a estátua em Copacabana que homenageia o episódio mostrando um homem ferido por bala é Eduardo Gomes se contorcendo em absurdamente indescritíveis dores diante do ferimento em questão. Se non è vero, è bene trovato.

2006-08-15 10:21:52 · answer #3 · answered by Rick 3 · 1 0

Brigadeiro é um doce criado no Brasil logo depois da Segunda Guerra Mundial, chamado no Rio Grande .O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes.

2006-08-15 10:16:41 · answer #4 · answered by Fernanda 2 · 1 0

Brigadeiro é um doce criado no Brasil logo depois da Segunda Guerra Mundial, chamado no Rio Grande do Sul de negrinho. Na época, dada a dificuldade em se obterem leite fresco, ovos, amêndoas e açúcar para os doces, surgiu a idéia de misturar leite condensado e chocolate. O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, político e candidato à presidência da República.

A receita mais facil de brigadeiro conhecida até o atual momento é: - 1 lata de leite condensado - 5 colheres de sopa de achocolatado em pó - 1 colher de café de manteiga

Após a mistura de todos os ingredientes, colocar no microondas durante 5 minutos, mexendo respectivamente no 3º e no 4º minuto.

2006-08-17 12:13:51 · answer #5 · answered by Klebao 4 · 0 0

Segundo a minha tia, o nome brigadeiro surgiu como uma vingança dos perseguidos pela ditadura no Brasil.
Quando sobreviviam as torturas na prisão, eles pediam para "comer um Brigadeiro". Ha, ha, ha, ha!!!

2006-08-15 13:53:41 · answer #6 · answered by Pacifista 4 · 0 0

Porque ele foi feito em homenagem á um brigadeiro.

2006-08-15 12:07:48 · answer #7 · answered by Σοφια 3 · 0 0

Em homenagem a um Brigadeiro ...agora todos já sabem quem.

2006-08-15 10:57:52 · answer #8 · answered by Kay 2 · 0 0

Esta gulozeima que muitos apreciam feita de chocolate foi uma homenagem feita por uma cozinheira ao candidato à presidência da república BRIGADEIRO Eduardo Gomes. Daí vem o nome. O mesmo que dizer o docinho do Eduardo Gomes, o brigadeiro do Eduardo Gomes. Curioso né ! Mas prefiro o brigadeiro da Camila Pitanga.

2006-08-15 10:17:52 · answer #9 · answered by Anderson F 1 · 0 0

Existia um Brigadeiro que adorava doce de chocolate, a cozinheira dele fez em homenagem, depois que ele voltou a salve de uma batalha.

2006-08-15 10:16:58 · answer #10 · answered by Angela 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers