Os problemas mais sérios podem surgir principalmente entre as pessoas que não se hidratam suficientemente durante os períodos de calor intenso ou durante esforços físicos prolongados. Felizmente, na maioria dos casos, basta respeitar algumas regras simples de higiene alimentar para retomar as boas digestões habituais.
A mudança nos hábitos alimentares durante as férias é freqüente. Alteram-se os horários e modifica-se a dieta usual. A conseqüência, muitas vezes, aparece sob a forma de “queimação” no estômago. A pequena acidez ocasional não deve inquietar, quando aparece sempre nas mesmas circunstâncias: uma refeição bem regada ou com excesso de especiarias. Mas quando a sensação de ardor é freqüente, sem relação aparente com a alimentação e surgindo algumas horas após a refeição, impõe-se uma consulta. Dores acompanhadas de fadiga e de emagrecimento devem ser levadas muito a sério, porque podem indicar a existência de outros problemas.
Antes de mais nada, não coma alimentos que já sabe que vai ter dificuldade em digerir. Estes diferem muito conforme as pessoas, mas as situações em que se perde o cuidado e se abusa são quase sempre as mesmas.
Beber água sem gás, quer durante as refeições quer nos intervalos é também importante. As águas gaseificadas aumentam a pressão que se exerce sobre o estômago, o que favorece o aumento dos ácidos. Mastigar bem e fazer refeições ligeiras, sem que isso obrigue a ceder à tentação dos sanduíches ou dos hambúrgueres, é outro fator para um Verão sem estes problemas digestivos.
Alimentos crus e frutos ácidos são deliciosos e carregados de vitaminas, mas convém não abusar. Limitar o consumo de café, chocolate, álcool e tabaco é imprescindível para evitar a acidez no estômago. Pode também aproveitar o Verão para emagrecer com moderação, já que o peso aumenta a pressão abdominal. Cada vez que respiramos, sobretudo quando falamos enquanto comemos, engolimos ar, que acaba por representar uns bons litros diários. Além disso, a fermentação dos alimentos no intestino produz gases que o organismo evacua naturalmente. Quando os gases se acumulam, tornam-se responsáveis por tensões dolorosas no ventre. Estas dores são, por vezes, devidas apenas a um intestino demasiado sensível.
Os gases podem também serem acompanhados de perturbações do trânsito intestinal: prisão de ventre ou diarréia, ou ambas em alternância. Para evitar o excesso de gases deve escolher bem os alimentos que serão ingeridos. É importante limitar os açúcares contidos nos cereais, na côdea de pão, nas massas e no arroz integral. Também o mel pode favorecer a fermentação. Se o trânsito é normal, estas pequenas precauções são suficientes. Deve também moderar o consumo de alimentos não cozinhados e mastigar lentamente. Em caso de evacuação excessiva de gases, é aconselhável evitar as bebidas gasosas.
Outra precaução passa por reduzir os alimentos ricos em fibras que favorecem a flatulência, como é o caso das cebolas e das couves. Ao mesmo tempo, deve beber abundantemente durante o Verão, sobretudo às refeições, afim de re-hidratar o bolo alimentar e facilitar a sua progressão no tubo digestivo. Se sofre de prisão de ventre acrescente à ementa, em doses moderadas, cenouras raladas, ameixas e cereais, cujas fibras impedem o bloqueio. Mas lembre-se que convém não abusar para evitar as flatulências. Modifique as ementas se os ardores estomacais surgirem após uma mudança de alimentação. Também pode ser necessário, quando a dor persiste, recorrer à farmácia em busca de antiácidos, que se vendem sem receita médica. O importante é recordar que este tratamento deve ser de curta duração e estritamente limitado à duração dos sintomas.
2006-08-14 03:27:05
·
answer #1
·
answered by jjmarcaljr 3
·
0⤊
0⤋
Si piensas que solo con evitar ciertas alimentos como la carne roja y bebidas como los zumos gaseosas podrás descartar los problemas de colon entonces te equivocas y esto libro http://AdiosIntestinoIrritable.latis.info/?07OZ Adiós Intestino Irritable te ayudara entender sobresaliente esta problema y como eliminarla para siempre. Adiós Intestino Irritable es un libro donde encontraras un método 100% natural. Con la ayuda de el libro veras que con unos sencillos ajustes en tu dieta y gusto de vida lograrás absorber los síntomas del SII (síndrome del Intestino Irritable). Este libro también razón con la mayor cobertura para productos digitales. Esta garantía consiste en un reembolso del 100% de tu riqueza si a continuación de 8 semanas no consigues curar tu SII así que no tienes nada que perder por probarlo sino todo con el fin ganar.
2017-03-10 04:50:59
·
answer #2
·
answered by Rosa 3
·
0⤊
0⤋
alimentar - se com comidas leves e após a refeição ficar sossegado por alguns minutos ... se não resolver, ir a farmácia e comprar gotas hepáticas, xabem e ou milagrosas, rémédio antigo e popular
2006-08-14 03:45:52
·
answer #4
·
answered by bob 4
·
0⤊
0⤋