Rapadura, se originou no ano de 1572 com os escravos negros que moravam na Bahia, ela foi considerada o primeiro doce baiano, a intençao dela ser dura era porque os escravos não tinham dinheiro p/ sobremesas, entao suas mães preparavam-na bem dura p/ que o produto rendesse mais....
2006-08-06 13:56:03
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Conta-se que a fabricação da rapadura teve origem no século 16, nas Ilhas Canárias. Naquela época, o doce foi visto como uma solução prática para o transporte de alimento, já que é resistente a umidade. No Brasil, começaram a ser fabricadas no mesmo século, na época em que chegaram os primeiros engenhos. Também chamadas de raspadura, a guloseima ganhou esse nome por ter originado da raspas dos tachos em que se produzia o açúcar. Depois de moldadas em forma de tijolos, seguiam para a mesa dos escravos, se tornando alimento importante no cardápio dos negros.
2006-08-06 14:15:06
·
answer #2
·
answered by Curiosa 2
·
1⤊
0⤋
Com o ciclo da cana-de-açucar no Brasil Colonial, se faziam muito açucar, inclusive o acuçar mascavo, ai para facilitar o transporte do produto mais seguro, sem perigo da carga derramar, resolveram colocar o melado ainda quente em formas de madeira, retangulares, que duram muito mais, e pode ser transportado em viagens mais longas, então, colocando o melado quente em forma de madeira, quando esfriava, formava as rapaduras, ( rapa dura ) assim originou o nome "rapadura".
2006-08-06 15:35:08
·
answer #3
·
answered by magrelu 3
·
0⤊
0⤋
A origem da rapadura confunde-se com a chegada dos navios portugueses que trouxeram, por volta de 1530, as primeiras mudas de cana-de-açúcar. Em 1580, a ascendência do açúcar tornara-se espantosa, principalmente no Nordeste. Três séculos depois, abolida a escravatura, os grandes engenhos haviam absorvido todas as inovações disponíveis na época. Surgiam, então, os “engenhos centrais”, precursores das atuais “usinas de açúcar”.
Em algum momento indefinível, alguém achou de nomear aquelas camadas espessas que grudavam nas paredes das tachas utilizadas para a produção do açúcar à antiga. Os dois primeiros nomes solidificavam o que se via: “raspadura”, “rapadela”. Essas raspas passaram a ser moldadas em blocos.
No século XVI, diga-se, a rapadura não era exatamente um “doce de comer”. Inicialmente, era vista como solução para o transporte, distribuição e acondicionamento do perecível açúcar.
Reza a teologia do consumismo que a velocidade é amiga da satisfação. No entanto, indústrias e tecnologias não servem ao espírito. Ao contrário, podem até “insatisfazerem”. A rapadura, neste 2004, não é a principal fonte de renda de Seu Norival. Mas ele se sente satisfeito por ter preservado um naco do passado. A cana ideal é a muquim, mas ela produz pouco. Eu planto a java, que também alimenta o gado. Porque a cana caiana é aguada demais. Só serve pra garapa, detalha.
2006-08-06 14:25:38
·
answer #4
·
answered by Márcio Guerra 3
·
0⤊
0⤋
A fabricação da rapadura iniciou-se nas Canárias, ilhas espanholas do Atlântico, possivelmente no século XVI, constituindo-se não apenas guloseimas, mas uma solução prática de transporte de alimento em pequena quantidade para uso individual. Como o açúcar comumente umedecia-se e melava, o ladrilho de rapadura acompanhava o viajante carregados nas sacolas, devido ser de fácil transporte e possibilitar prática acomodação, além de resistir durante meses às mudanças atmosféricas.
A iguaria, que ficou conhecida por andar junto com a farinha do sertanejo, ganhou status. Das mochilas de personagens famosos como Lampião, o Rei do Cangaço, a rapadura ganhou as prateleiras dos supermercados e serviu de tema para uma feira nordestina em Santa Cruz da Baixa Verde, a 444 km do Recife.
2006-08-06 13:59:55
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
ela se originou da cana de açucar...
2006-08-06 13:53:42
·
answer #6
·
answered by Kbça 3
·
0⤊
0⤋