Caldeirada
1kg de peixe cortado em postas grossas (peixe de carne rija - robalo, badejo, sargo, vermelho, etc - para ficar mais “popular”, pode-se utilizar cação; se for utilizado peixe de carne mole como pescada ou linguado, este vai se desfazer no cozimento e estragar a receita); 500 g de camarões médios e limpos; 500 g de lulas grandes limpas e cortadas em anéis; 300 g de mariscos já limpos e fervidos, sem a casca (vendem-se congelados nos supermercados); 2 tomates débora ou caqui, bem vermelhos picados sem pele nem sementes; 3 batatas grandes descascadas e cortadas de comprido e depois ao meio; 2 pimentões, 1 verde outro vermelho cortados em tiras e depois ao meio; 3 cenouras grandes e limpas, cortadas em palitos e depois ao meio; 1 chuchu tenro de bom tamanho, descascado e sem a semente, cortado em cubos não muito pequenos; 1 cebola grande ralada; 3 dentes grandes de alho espremidos; sal e pimenta do reino a gosto; 1 pimenta malagueta ou de cheiro (curtidas) esmagada; 1 amarrado de cheiros feito com 2 pezinhos de coentro; 7 ramos de salsa e 1 folha de louro (amarre com barbante); ½ xícara de chá de coentro batidinho; ½ xícara de chá de salsa misturada com cebolinha batidas; ½ copo de vinho branco seco; 3 colheres de sopa de azeite. Todos os frutos do mar, menos os mexilhões (ou mariscos, que podem ser pré-cozidos e vão sem tempero algum), devem ser temperados da maneira tradicional: sal, pimenta do reino, alho espremido, gotas de limão só para “desinfetar”, pois o limão amarga a carne dos frutos do mar, especialmente a do peixe. Deite numa panela de barro 3 colheres de azeite bom, 1 cebola ralada e 3 dentes de alho espremidos. Refogue sem dourar. Acrescente os tomates. Refogue mais um pouco. Adicione o amarrado de cheiros, a malagueta esmagada, os camarões, as lulas e todos os legumes. Deixe cozinhar por 5 minutos. Corrija o sal e deixe ferver por mais 10 minutos. Vai formar uma água do cozimento que deverá ser reduzida um pouco (se não formar água, acrescente um pouco, só ½ copo de água fervendo). Só depois adicione o peixe, os mexilhões e o vinho, cozinhando por mais 10 minutos sem mexer para não quebrar o peixe, ou até que a carne do peixe fique cozida sem se desfazer. Não deve ficar aguado demais. Prove o sal e a pimenta. Adicione só mais uma pitada de pimenta do reino, se quiser, só para perfumar. Prove a batata e veja se está cozida e firme. Retire o amarrado de cheiros e despreze. Adicione a salsa e a cebolinha muito bem picadinhas e mais azeite sobre o cozido, se quiser. Sirva imediatamente com arroz branco.
2006-07-23 12:28:47
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
4⤊
1⤋
Que tal chandelle de sobremesa:
Faça um mingau com:
-1 litro de leite
-1lata de leite condensado
-5 colheres de maizena
- 5 colheres de chocolate (nada de achocolatado!)
espere esfrias e bata no liquidificador com 2 caixa de creme de leite, coloque numa travessa com papel filme por cima esfrie e delicie.
2006-07-23 17:19:21
·
answer #2
·
answered by Lilian C 2
·
0⤊
0⤋
Bolo de maçã..... uma receita simples, barata e que fica mto gostosa...... bom, não posso contar pois é segredo de estado.....
Tem varias receits, mas essa é campeã....
2006-07-23 15:22:57
·
answer #3
·
answered by Fioca 2
·
0⤊
0⤋
Uma comidinha simples, e ao alcance de todas as bolsas. Especialmente para vocês brasileiros que adoram em também gosto, e minhas filhas que são esquisitas, gostam muito, só existe um truque, é esse o truque que quero ensinar, arroz com feijão manteiga, não explico como se faz todo o mundo sabe, mas em vez de ser acompanhado com peixe frito, misture miolo de camarão, e alguns camarões com casca. O miolo de camarão, põe-se a cozer logo junto aos ingredientes para não ficar rijo, depois acompanha com saladinha, mais saudável, pois evitamos os fritos, e fica uma delícia, não esquecer de no fim cortar um ramo de coentros bem fininho, e juntar ao preparado. Valeu?
2006-07-23 13:38:45
·
answer #4
·
answered by pereira_edite5 2
·
0⤊
0⤋
miojo
2006-07-23 13:32:49
·
answer #5
·
answered by HeRbiE 3
·
0⤊
0⤋
As pessoas têm preconceito, pois minha receita leva ingredientes não muito comuns. Mas garanto que é uma delícia.
Segue mal-e-mal a receita da RABADA ICONOCLASTA, pois não sei a quantidade exata dos ingredientes, costuma funcionar no olhômetro. Sirvo com purê de batata e arroz de funghi, ou na falta, serve arroz branco mesmo.
*Rabada limpa e escaldada (depende da quantidade de pessoas, um quilo dá pra começar a ser feliz)
*Dois ou três copos de vinho tinto (não precisa ser de muita qualidade, mas se for seco e com uva de verdade em vez de ki-suco roxo, é um grande adianto)
*Extrato ou polpa de tomate (ou tomates de verdade, se estiver com paciência)
*Cebola (muita cebola!)
*Alecrim (se for fresco, melhor)
*Azeite
*Pimenta (gosto de todas, mas a preferida é a SÍRIA, que vem misturada com uns condimentos muito legais e tem um cheiro muito bom, afemaria)
*Cravo da índia
*Canela
*Cenoura ralada (ponha umas duas, das grandes)
*Chocolate (normalmente, cacau dos padres, que é sem açúcar, ou meio amargo. Mas isso é em tese, já teve ocasião de eu botar dois batons-garoto inteirinhos. Juro que fica bom)
*Sal a gosto
Normalmente eu começo a receita de véspera, tirando o excesso de gordura "na faca" e escaldando a rabada por uns dez minutos. "Plateie" os rabos, ou seja, "sele-os", fritando um pouquinho no azeite até dourar ligeiramente. Aí acrescente pouco a pouco a cebola, os demais condimentos, e em seguida coloque o vinho, a cenoura e o extrato de tomate. Acrescente água, tampe a panela (pode ser na pressão, para adiantar o processo). Leva umas duas horas cozinhando, na panela comum, e quase uma hora, na pressão. Mas verifique sempre. A carne está boa quando fica molinha, prestes a soltar dos ossos.
2006-07-23 13:23:44
·
answer #6
·
answered by Marinha 3
·
0⤊
0⤋
Eis aqui minha humilde e simples receita de lagosta ao alho e óleo:
INGREDIENTES:
1 kilo de lagosta ao natural ou de filé de cabeça
10 (dez) dentes de alho (grandes) ou 2 (duas) colheres de purê de alho
sal a gosto
1 (uma) colher de sopa de ervas variadas a gosto
2 (duas) cebolas picadas
1 (um) pimentão verde picado
1 (um) pimentão vermelho picado
4 (quatro) tomates maduros picados
4 (quatro) raminhos de coentro picados
1/2 xícara de azeite de oliva
MODO DE PREPARO:
Cozinhe a lagosta em panela de pressão por 10 (dez) dez minutos, usando pouca água e colocando um filete de azeite.
Depois de cozida escorra toda a água e espere esfriar.
Separe a carne da casca e retire a veia de fel na parte superior do corpo.
Acrescente o alho amassado, juntamente com as ervas.
Deixe pegar gosto por, no mínimo, 30 minutos.
Ferver o óleo em fogo brando e fritar os pedaços de lagosta.
Servir ainda quente.
Os demais ingredientes devem ser refogados no óleo usado para a fritura e servido como complemento.
Proceda da mesma forma para com o filé de lagosta, que apenas deve ser cozido por 20 (vinte) minutos em panela normal, também acrescentando um filete de azeite, escorrendo toda a água após a fervura.
Para acompanhar, um champanhe francês gelado.
2006-07-23 13:09:37
·
answer #7
·
answered by luigibrasile 6
·
0⤊
0⤋