English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-18 06:22:45 · 6 respostas · perguntado por João P 1 em Comidas e Bebidas Culinária e Receitas

6 respostas

Os animais e vegetais geneticamente alterados podem trazer grandes problemas ao equilíbrio do ecossistema mundial. De acordo com o Greenpeace, a famosa ONG, os genes introduzidos em plantas e animais através da engenharia genética podem ser transferidos para outras espécies através do cruzamento, saindo do controle dos cientistas. Pesquisas na Alemanha mostraram que um determinado gene foi transferido para plantas comuns a 200 metros de distância do local do cultivo das modificadas. Agora imagine que um tipo de vegetal é vastamente usado na alimentação e está sendo pesquisado para auxiliar na medicina, após algumas experiências o mesmo deixa de ser consumível e, por acidente, acaba se proliferando por aí e tornando todos os seus semelhantes não-transgênicos iguais a ele, isso afetaria drasticamente as reservas de comida. Isso sem falar nas pragas de insetos e bactérias resistentes a nossas vacinas e venenos que podem escapar e espalhar seus supergenes. Esse tipo de eventualidade poderia ser fatal para uma comunidade, cidade ou talvez até em maior escala. Os transgênicos podem obviamente trazer grandes benefícios à humanidade, mas será que as empresas que os pesquisam preservam os cuidados necessários mesmo quando o lucro entra em jogo?

2006-07-18 06:26:21 · answer #1 · answered by Anonymous · 4 2

A Deia já falou tudo, e vou postar aqui a resposta que dei a outra menina que perguntou os pros e os contras dos trangenicos>
Contra ou a favor
É preciso mais analise?
Por quê?
Porque não foram realizados todos os testes necesarios, e já se descobriu que a mutação em certas plantas, está matando uma determina especie de joaninha, (ah mas ela é uma praga) sim, mas eliminando essa joaninha(simples), a cadeia alimentar se rompe, e já está desaparecendo também uma outra especie que era predadora da joaninha, e o ciclo vai se estender.
A Analise alimentar ainda não foi totalmente realizada nos seres humanos, e muitos Cientistas(não defensores da natureza tpá, Cientistas), objetam que "pode vir a ocorrer", certar mutações em crianças daqui há alguns anos se a analise não for correta.
Ninguém luta contra os trangenicos sem saber os motivos tá, há toda uma base bem fundamentada de estudos que não são revelados para o publico em geral, esse sempre é melhor(para os governos) que se mantenha leigo ao assunto.
Rita Lee é contra os trangenicos desde sua concepção, mas....se os trangenicos realmente não fazem mal , cabe a pergunta:
Por que as empresas que fazem esses produtos, protelam para colocar em seus rotulos o nome trangenicos?
Por que não revelam de vez, os pros e os contra de seus produtos?
Claro que nenhum produtor vai se preocupar com a pequenina joaninha, nem com seu predador(que estão em fase de desaparecimento),mas isso talvez não seja importante agora, mas o será daqui há vinte, 30, 50 anos.
vc pode ter morrido, mas seus filhos não, assim como já morreram as pessoas que ajudaram a extinguir inumeras raças de animais, assim como muitos que desmataram as florestas, muitos que aqueceram o planeta, e quem sofre hoje somos nós.
Os trangenicos são bons?
Que se prove então, com pesquisas bem fundamentadas.
São ruin, que se prove.
Eu não me arriscaria a consumir algo hoje, que daqui há alguns anos possa fazer mal, vc consumiria?
essa é a grande discussão sobre os trangenicos.
Faça exatamente isso, ouça opiniões, porem mais do que tudo, busque informações dos dois lados, verá que quem apoia os trangenicos falará que ele será o fim da fome no mundo, mas jamais o deixará ver as pesquisas guardadas no laboratorio, principalmente as que falharam.
Xau

2006-07-18 18:46:21 · answer #2 · answered by Simone 4 · 0 0

Os maiores riscos que um transgênico pode apresentar são as alergias, pois você pode ser alérgico a algum metabólito produzido por esse organismo, assim como você pode ser alérgico a um produto que não é transgênico. Tem a questão do imposto que se paga por esse produto; apesar de sair mais caro, os produtos transgênicos são de melhor qualidade, pois o melhoramento genético visa adicionar ao organismo características de resistência `a pragas, maior adaptação a solos pobres, mais sabor, maior quantidade de nutrientes, desenvolvimento mais rápido, dentre outras características qualitativamente e quantitativamente importantes.

2006-07-18 13:39:28 · answer #3 · answered by DEINHA 2 · 0 0

Olha, como os trangênicos são produtos artificiais, criados em laboratório, diferente dos naturais, existem questões éticas e também sobre se os trangênicos podem causar algum risco à saúde e ao meio ambiente, mas nunca se provou nada nesse sentido.

Mas a maior questão mesmo é política. Como os trangênicos são desenvolvidos por multinacionais bilionárias, muitas pessoas começaram a difamar essas empresas, alegando que elas irão dominar o mundo, querendo impôr o que nós comeríamos no futuro, de que toda a produção de alimentos iria estar nas mãos delas. É um tipo de discurso que toda empresa ou instituição poderosíssima sofre, como Coca Cola, McDonalds e outras grandes multinacionais. Para esses manifestantes, grandes multinacionais são sempre inimigas.

2006-07-18 13:31:55 · answer #4 · answered by Luis Alfredo Barbosa 6 · 0 0

Os transgênicos podem afetar a saúde da seguinte maneira:

Superbactérias:
1. Algumas plantas geneticamente modificadas recebem um gene de resistência a antibióticos. É uma forma de saber se a transformação foi bem sucedida.
2. Esse gene provoca o aumento da taxa de transferência do DNA, ou seja, da facilidade com que pedaços do código genético da planta passam de um organismo para outro.
3. Há um risco teórico de que as bactérias do intestino humano absorvam esse gene, tornando-se resistentes aos antibióticos. Aí, qualquer doença, mesmo simples, pode se tornar um problema grave.


Alergias:
1. Para se defender de agressores, a planta produz diversas substâncias que podem ser tóxicas ao homem, provocando alergia.
2. Um único gene "alienígena" poderia alterar o equilíbrio de várias dessas substâncias, aumentando sua produção. Um estudo feito com soja transgênica mostrou que ela é mais alergênica que a soja normal.
3. Como ninguém conhece todos os genes das plantas, alguns especialistas afirmam que faltam estudos para avaliar a segurança dos transgênicos.


Como os transgênicos podem afetar o ambiente:


Superpragas:
1. Boa parte dos chamados transgênicos de primeira geração recebem um gene que os tornam resistentes a herbicidas e inseticidas. Assim, podem receber mais agrotóxicos que o usual.
2. A quantidade exagerada de veneno pode, teoricamente, criar ervas-daninhas e insetos extremamente resistentes, que não poderiam mais ser combatidos pelos defensivos agrícolas comuns.
3. Para evitar o problema, discute-se nos EUA um sistema de refúgio de espécies. Ou seja, o agricultor plantaria uma certa porcentagem (entre 10% e 50%) de plantas não-modificadas para garantir o cruzamento entre espécies de pragas e, assim, diminuir a reistência.


Cruzamento perigoso:
1. Em lugares onde há espécies agrícolas selvagens (como é o caso do milho no México), o pólen de um transgênico poderia fecundar espécies nativas, reduzindo a biodiversidade.


Alvo errado:
1. Uma variedade de milho transgênico recebe um gene de bactéria para produzir uma toxina mortal para as pragas mais comuns da lavoura.
2. Acontece que essa toxina é pouco seletiva: ela pode atingir também espécies não-alvo, que habitam o milharal, mas não atacam a lavoura. O caso é crítico no Brasil, onde há muitas espécies desconhecidas.

2006-07-18 13:29:10 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

vc é obrigado a pagar direitos pelo uso
vc terá quepagar uma porcentagem pelo lucro que tiver
vc é obrigado a comprar todos anos as sementes! pois elas soh germinam uma vez!
vc corre o risco de as sementes transgencias serem levadas pelo vento e pelos insetos e passaros polinizadores para outras propriedades pariculares!
e etc...

2006-07-18 13:25:35 · answer #6 · answered by Paulo Henrique 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers