English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

Foi na frança que se desenvolveu melhor a fabricação do pão. E é assim até hoje. Eles desenvolveram máquinas para substituir o árduo trabalho manual no fabrico do pão. Para se ter idéia, um padeiro, (segundo estudos realizados em Paris, em 1908 e 1909) chegava a perder entre 200 e 300g de peso!!! Isso ao fim de trabalhar uma única masseira, que, quando feita com 100kg de farinha chegava a pesar 172kg de massa! E ela muitas vezes era maior! (Eu que sou padeiro, tremo só de pensar! Consegui uma bela tendinite no ombro direito só de amassar pão na mão. E eu só sovava 1 ou 2 quilos por vez!!!!) Essas grandes masseiras eram trabalhadas em grandes coxos de madeira. Uma produção irregular e pouco higiênica.
A mecanização da indústria panifieira da frança permitiu melhorar todo o processo, e por consequência os produtos finais, entre 1900 e 1930. No brasil essas melhorias só chegaram depois do ano de 1955. É importante lembrar que além da mecanização, aconteceu também uma revolução na indústria de fornecedores de matéria prima para a panificação.
A começar pelo cultivo do trigo, suas muitas vaiedades e de outros cereais, passando pelo fermento biológico industrializado e uma gama de outros aditivos e complentos para o fabrico do melhor pão.
Aqui chamamos o nosso pão branco de pão francês mais por ele ser parecido ao que se fazia e se faz por lá, porque igual ele não é. E eles, os franceses, como bons defensores de sua cultura, fazem questão de dizer que é totalmente diferente.
Eles, geralmente, apreciam pães mais bem assados, com mais casca e sabor mais forte. Por aqui preferência por pão mais claro, quase cru (arghhhh!!! - depois não querem ter azia - o único ceral que pode ser comido cru é a aveia, os outros necessitam ser muito bem cozidos), mais leve, com mais volume, casca fina e sabor mais suave.
Qualquer dúvida:
rlafaiete@yahoo.com.br
Ricardo

E como dizem nossos irmãos franceses:
SALUT!!!

2006-07-10 15:46:08 · answer #1 · answered by rlafaiete 3 · 0 2

Foi no Brasil e dizem ter sido na cidade do Rio de Janeiro.
Seria uam denominação de 'servir a francesa' .. por exemplo uma pizza servida a francesa = cortada em pedacinhos. Os pães eram grandes e diferentes, chamavam de bisnagas, para os sanduiches tinham que então corta-los, foi então q inventaram um pão de formato menor e assim passaram a chamar de pão francês. Passado os tempos isso se difundiu entre as outras cidades e estados do Brasil.
Até meados dos anos 70, em ALGUMAS cidades de SP niguem usava a expressão pão francês, os pães eram chamados em comprados na forma de nomes, bengala, filão, etc..

2006-07-16 22:06:38 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

O seu manoel da padaria

2006-07-10 18:01:29 · answer #3 · answered by LG 1 · 0 0

A origem do pão se data de milhares de anos antes de cristo.Eram feitos de glendes de cavalo e faia triturada, lavada com agua fervente para tirar o amrgo. Os primeiros povos a assarem a massa em fornos foram os egipicios e tambem os primeiros a descobrirem o efeito do fermento.

2006-07-10 17:25:26 · answer #4 · answered by kzalmeida 2 · 0 0

Foi na Itália

2006-07-10 17:15:02 · answer #5 · answered by Tiago Barbosa 1 · 0 0

O pão francês é um tipo de pão.

O pão francês das padarias brasileiras, na verdade, não tem tanto a ver com os pães feitos na França. A receita do pãozinho hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século 20, provavelmente perto da 1ª Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros endinheirados que voltavam de viagem a países da Europa.

Até o fim do século 19, o pão mais comum no Brasil era completamente diferente, com miolo e casca escuros. Na época, era bastante popular em Paris um pão curto com miolo branco e casca dourada - espécie de precursor da baguete, atual predileção dos franceses. Os viajantes de famílias ricas que voltavam de lá descreviam o produto a seus cozinheiros, que tentavam então reproduzir a receita pela aparência.

O resultado foi a invenção do "pão francês" brasileiro, que difere de sua fonte de inspiração européia, sobretudo por levar um pouco de açúcar e gordura na massa antes de ir ao forno. Com o tempo, o novo pão foi ganhando apelidos locais diferentes, como cacetinho, média ou filão, em diferentes cidades do Brasil.

2006-07-10 17:10:46 · answer #6 · answered by Hasbadana 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers