English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que é, um vegetal uma fruta?????

2006-07-08 07:09:06 · 4 respostas · perguntado por redanq 2 em Comidas e Bebidas Outras - Comidas e Bebidas

4 respostas

Azeitona é um fruto de uma árvore da família das oleáceas que congrega mas de 30 espécies diferentes.A mais conhecida delas é a Olea Europea,ou simplesmente oliveira.E o fato de existirem azeitonas de todas as cores...depende além da espécie,do seu grau de maturidade.No começo todas são verdes.Depois a medida que vão amadurecendo,suas cores vão mudando_de cores acastanhadas para os roxos até chegar a cor preta.Quando atinge esta tonalidade,significa que está madura,sendo conhecida aqui no Brasil como azeitona preta_muito apreciada.O sabor e aroma das azeitonas mudam em cada fase de maturação.Há variedades que são colhidas verdes e outras quando maduras.

2006-07-08 07:23:07 · answer #1 · answered by anjo do parana 4 · 3 1

Na Grécia antiga já se falava das oliveiras. Contam eles que durante as disputas pelas terras onde hoje se encontra a cidade de Atenas, Possêidon teria, com um golpe de seu tridente, feito surgir um belo e forte cavalo. A Deusa Palas Atenas, teria então trazido uma oliveira capaz de produzir óleo para iluminar a noite e suavizar a dor dos feridos, fornecendo alimento rico em sabor e energia. Do outro lado do mediterrâneo, os italianos contam que Rômulo e Remo, descendentes dos deuses fundadores de Roma viram a luz do dia pela primeira vez sob os galhos de uma oliveira.

O fato concreto é que vestígios fossilizados de oliveiras são encontrados na Itália, no Norte da África, em pinturas nas rochas das montanhas do Saara Central, com idade de seis mil a sete mil anos, entre o quinto e segundo milênio a.C. Múmias da XX Dinastia do Egito foram encontradas vestidas com granalhas trançadas de oliveira e em Creta, registros foram encontrados em relevos e relíqueas da époa minóica (2.500 a.C.).

Os estudiosos de história concluem que o azeite, óleo advindo das oliveiras, faz parte da alimentação humana há muito tempo. Concluem que a oliveira é originada do sul do Cáucaso, das planícies altas do Irã e do litoral mediterrâneo da Siria e Palestina, expandindo posteriormente para o restante do mediterrâneo. Ela surgiu no Mediterrâneo, provavelmente na ilha de Creta, no sul da Grécia.

Gastrônomia

Na oliveira, a azeitona surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próxima passo da metamorfose é ir ficando arroxeada e ir escurecendo até ficar preta. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé.

Cerca de 20% de sua composição é azeite de oliva, repleto de bom colesterol (HDL) que mantém sua circulação sangüínea livre de obstáculos. Apesar de ser muito benéfica, a azeitona tem essa quantidade de gordura, o que a torna muito calórica. Por isso, nutricionistas recomendam beliscá-la moderadamente como aperitivo e experimentar acrescentá-la aos pratos de carnes, massas e saladas.

Antes de estar própria para consumo, a azeitona retirada do pé precisa ser processada. Uma dos processos que podem ser utilizado é próprio da região de Algarve e da origem as azeitonas de sal.

Azeitonas de sal são originadas de uma forma de preparar as azeitonas na região do Algarve. Como se sabe, este fruto não é doce, mas utilizado como petisco ou como tempero mas, para ser utilizado, tem primeiro que ser "curtido", ou seja, processado para lhe tirar o sabor amargo que tem quando apanhado da árvore.

Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, mas no Algarve existe esta forma de a preparar em que se acrescenta sal de cozinha à água da curtimenta. Para a azeitona não ficar salgada, ela é depois passada por água a ferver, novamente posta de molho e finalmente temperada com ervas aromáticas

Uma outra forma de consumir o fruto pode ser atravez de seu processamento em azeite de oliva, processo no qual o fruto passa por uma prensa a frio, dando origem ao sumo, originalmente mediterraneo.

Na gastronomia portuguesa, a azeitona é principalmente utilizada como aperitivo, mas também utilizada como ingrediente de alguns pratos típicos, tais como o bacalhau à Gomes de Sá.

Azeite

Uma azeitona em uma oliveiraO azeite é um produto alimentar, usado como tempero, produzido a partir da azeitona, fruto advindo das oliveiras. Um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Alem dos benefícios para a saúde o azeite adiciona a comida um sabor e aroma peculiares. A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, favorecida pelas suas condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras, com sol e clima seco.

Os principais tipos de azeitona são:

Azeitona Preta da Califórnia
Azeitona Preta Chilena
Azeitona Preta Empeltre
Azeitona Preta Fargas
Azeitona Preta Nevadilha
Azeitona Preta Portuguesa
Azeitona Preta Temperada
Azeitona Verde Arauco
Azeitona Verde Mazanilha

Cada 100 gramas de azeitonas verdes em conserva contém:

Calorias - 140kcal
Proteínas - 1,5g
Gorduras - 10g
Vitamina A - 250 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 10 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 15 mcg
Vitamina C (Ácido ascórbico) - 6 mg
Potássio - 1530 mg
Sódio - 130 mg
Cálcio - 100 mg
Fósforo - 15 mg
Silício - 6 mg
Magnésio - 5 mg
Cloro - 4 mg
Ferro - 1 mg

2006-07-08 07:20:19 · answer #2 · answered by QUÍMICO ONLINE 3 · 0 0

na verdade o nome da fruta é oliva, fruto de uma árvore chamada oliveira, muito comum na europa....
Ela é chamada de azeitona porque tem uma grande quantidade de azeite....

2006-07-08 07:16:11 · answer #3 · answered by panta 3 · 0 0

É um fruto verde, mais ou menos do tamanho de um dedão humano. Tem um caroço e um gosto parecido com o do pepino em conserva. Deve ser natural da grecia, onde eles faze o famoso azeite do oliva, um dos óleos mais puros e saudáveis que existem, feito com azeitona.

2006-07-08 07:14:21 · answer #4 · answered by fabioristow 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers