Sempreamigo,
O álcool é uma droga que inibe a função repressiva da nossa mente. Em outras palavras: ela tem a função de "prender" os "guardinhas" que vivem dizendo para a gente não fazer ou falar determinada coisa. Sabe qual o nome desses "guardinhas" na nossa mente para a psicanálise, a ciência do inconsciente? Chamam-se superego. Assim, é muito comum, depois que a pessoa ingeriu o álcool, ela acredita que tudo está mais fácil. Note que eu disse que ela "acredita" e não que isso seja verdade. Nossa mente é super fácil de enganar. Ela não sabe diferenciar verdade de fantasia e nem compreende a palavra "não". Quer um exemplo? Não pense na palavra "árvore"! Consegui não pensar? Viu só com ela (e a de todos os seres humanos) são enganáveis e que, portanto, fácilmente iludida?
Na sua pergunta, você citou que a pessoa "criou coragem" e que "tudo ficou mais fácil". Na realidade essa pessoa já tinha dentro dela essa coragem, só que estava reprimida, escondida ou mesmo ignorada. O álcool, uma das principais drogas lícitas (legais ou autorizadas) chegou lá e tirou a proibição e, então, tem-se a impressão de que a pessoa possa "fazer e acontecer" seja mais fácil ou simples. Por essa razão, vemos pessoas que, quando alcoolizadas, acabam cometendo crimes, acidentes de trânsito ou mesmo acabam em morte, pois há a ilusão da onipotência (o sentimento que pode tudo e que nada de mal vai acontecer).
Quando eu era adolescente, meus amigos gostavam de beber (eu só tive coragem uma vez de encher a cara e confesso que me arrependi). Era uma verdade: depois do terceiro ou quarto copo, eles começavam a falar coisas que não tinham coragem se não tivessem bebido. Os amigos que desejam chorar por causa de um "pé na bunda de namorada", depois da bebida, choravam feito criança. O que estavam querendo demonstrar fortaleza ou tal "macheza", ficavam fortes e se envolviam em confusão, queriam ir até a casa da moça para "tirar tudo a limpo".
Finalmente e espero que você não veja isso de forma preconceituosa, o álcool pode ser usado para "disfarçar desejos sexuais ocultos ou reprimidos". Essa parte, há até um ditado para aqueles homens que desejam vivenciar a homossexualidade (tanto ativa como passiva) e, por conta da homofobia (medo de serem vistos como viados, gays ou ******) estão reprimidos. Aí, isso é muito comum, enchem a cara e depois dizem que "** de bêbado não tem dono" quando desejam ser passivos ou "meu pau não tem olho" quando querem vivenciar o homoerotismo. Ora, isso é uma desculpa esfarrapada para os caras que estavam com vontade de sentir prazer anal (ou de "enrabar" outro cara) e que não se permitiam isso no estado sóbrio. Aí, usam o álcool como amuleto para isso. Espero ter ajudado e tomara que você não esteja chocado.
2006-07-06 15:02:48
·
answer #1
·
answered by algreen41 5
·
4⤊
1⤋
A bebida alcoólica funciona como uma inibidora da inibição.E tira todos os nossos freios e pensamentos limitados.E perdemos o senso de certo e errado,que se estivéssemos sóbrios ainda analisaríamos as possibilidades de um ato nosso mas quando nos encontramos em estado de euforia proporcionado pela bebida alcoólica não temos mais esse tipo de análise,e fazemos tudo que jamais faríamos sóbrios mesmo sabendo que podemos nos sentir tão mais seguros otimistas sóbrios.
2006-07-10 12:43:33
·
answer #2
·
answered by Mago Quântico 3
·
0⤊
0⤋
Os latinos já diziam: "In vino, veritas" (No vinho, a verdade).
E meu pai, quando era vivo, sempre me dizia: "Se você quiser conhecer a moral REAL de uma pessoa, dê a ele(a) bebida alcoólica".
O álcool remove todos os "freios" e você se mostra como realmente é.
Meu pai mesmo tinha um amigo que era uma verdadeira dama, em termos de educação. Quando são. Porque, quando o cara tomava umas, ele virava o - como diz meu ex-genro - "cão chupando manga"... Mexia com a mulher dos outros, queria brigar, fazer e acontecer.
É como está em uma das respostas acima: o "simancol" costuma ir pro brejo...
2006-07-08 17:12:03
·
answer #3
·
answered by Xiquim 4
·
0⤊
0⤋
Pq vc não sabe o que esta fazendo, e por falar nisso "cuidado" pois....de bebado ....
2006-07-07 18:03:55
·
answer #4
·
answered by Gilmar Oliveira 2
·
0⤊
0⤋
porque quem bebe para fazer algo só esta demonstrando a sua fraqueza
2006-07-06 22:41:20
·
answer #5
·
answered by tancredinho2006 3
·
0⤊
0⤋
Uma resposta científica. Na cabeça de todo mundo existe um troço chamado subconsciente mas que eu chamo "velha chata do miolo". Ela sempre te diz : "Num vai não, ela vai te dar um fora" ou "Não beba tanto", "Não beije alguém que vc acabou de conhecer", "Não dance". Quando vc bebe, a velha do miolo entra em coma e vc perde toda a inibição e por algumas horas vc é feliz. Mas quando vem a ressaca a velha do miolo te dá uma surra de cabo de vassoura e vc acorda se sentindo péssimo e com uma dor de cabeça terrível.
2006-07-06 21:50:26
·
answer #6
·
answered by Caio K 4
·
0⤊
0⤋
O álcool funciona como depressor do sistema nervoso central. Na realidade, do ponto de vista farmacológico, conjectura-se que a euforia inicial da embriaguez decorre da inibição de circuitos cerebrais inibidores. Ou seja, o álcool inibe o inibidor. Há evidências, decorrentes de pesquisas em fisiologia dos neurônios, de que o álcool facilita a ativação de receptores gabaérgicos(acionados pelo ácido gama-amino-butírico), tais receptores atuam em nível neuronal facilitando o influxo (entrada) de íons cloreto para o interior das células. A entrada de cloreto inibe a transmissão sináptica.
Além do mecanismo acima descrito, aventa-se que o álcool, por ser uma molécula que interage bem com gordura (e com água também) se mesclaria aos lipídios constituintes das membranas do neurônio e assim, provocaria inibição.
2006-07-06 21:44:29
·
answer #7
·
answered by Belorizontina 2
·
0⤊
0⤋
Porque o álcool entorpece seu centro mental de censura. É como se manda-se dormir a timidez.
Pena que junto vai dormir o "si mancol"; ou seja, deixa de ser tímido e perde a capacidade de julgar o que é conveniente.
2006-07-06 21:42:41
·
answer #8
·
answered by MariaLucia M 1
·
0⤊
0⤋
porque quando bebe você se mostra como realmente e.
faz coisas que deseja que estão reprimidas ,que sem efeito do álcool não teria coragem de fazer.
2006-07-06 21:39:54
·
answer #9
·
answered by lucano.carente 5
·
0⤊
0⤋