English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

em que ano, e por quem?

2006-06-14 03:01:14 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Comidas e Bebidas Outras - Comidas e Bebidas

6 respostas

Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz.


A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre os Maias, no México, que mascavam uma goma obtida de um látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla, hábito que os Astecas posteriormente assimilaram.

2006-06-14 03:08:00 · answer #1 · answered by cnidaria 1 · 1 0

Aí está a história do chiclete! Acabei de encontrar esse texto: "A popularização do chiclete ou goma de mascar foi muito influenciada pelos filmes americanos. Na literatura, encontramos várias vertentes com histórias diferentes. Alguns autores afirmam que o chiclete foi descoberto pelos índios da Guatemala, que mascavam a resina extraída de uma árvore denominada de chicle. Essa resina era utilizada para estimular a produção de saliva e, assim, evitar que se tivesse a sensação de secura na boca durante longas caminhadas. Outros autores dizem que, em 1518, os espanhóis, quando invadiram o Império Asteca, encontraram algumas prostitutas mascando um tipo de goma que era o chiclete, e que este foi descoberto muito tempo antes pelo povo maia, no sul do México. Quando os maias cortaram uma árvore chamada sapodilha, perceberam que saía dela um líquido grosso e leitoso, o chicle, que depois endurecia em forma de goma e era muito gostoso. Já em 1870, um americano chamado Thomas Adams Jr. era vizinho de um mexicano que se exilou nos Estados Unidos. Seu nome era Antonio López de Santa Anna. López tinha o hábito de aliviar as suas tensões com pedaços de chicle, aquela resina descoberta pelos maias, centenas de anos antes. Adams ficou curioso a respeito daquela goma que López mascava e pediu para o seu secretário lhe apresentar a novidade. Dias depois, Adams foi a uma farmácia e ouviu uma moça pedir um tablete de cera parafinada para mascar. Foi aí que teve um estalo, adicionou alcaçuz ao produto e o batizou de Black Jack. Fez o chicle em forma de pequenas bolas, embalou-as em caixas e passou a oferecê-las em estabelecimentos de Nova Jersey em 1872. Estava inventado o chiclete. No Brasil, a primeira goma de mascar foi o Ping Pong, lançado pela Kibon em 1945." FONTE: Centro Odontológico de Prevenção http://www.odontogarms.com.br/saibamais2.htm

2006-06-14 13:45:55 · answer #2 · answered by jotinhaelloco 2 · 1 0

na América Central os antigos Maias, assim como os antigos Gregos, mascavam a resina de uma árvore chamada Chicozapote ou simplesmente Zapote, encontrada na grande floresta de Petén, que cobria parte da península de Yucatán, no México, Belize e Guatemala. No Brasil esta árvore é conhecida como Sapoti (Achras Sapota). A resina do Zapote era chamada, em língua Maia, de “TCHI-CLÉ” que quer dizer Tchi=boca e Clé=movimento, ou seja, movimento de boca, devido ao grande número de pessoas que a mascavam. Com isto o Chicozapote passou a ser conhecido, também como árvore de Chicle e os trabalhadores que coletavam sua resina eram chamados de “Chicleros”.
Em 1848 a primeira goma de mascar foi fabricada por John B. Curtis, utilizando a resina da árvore denominada Abeto Vermelho e cera de abelhas. Seu nome comercial era Goma de Abeto do Estado do Maine, mas não teve grande aceitação devido à dificuldade de se remover as impurezas da goma resultante da resina.
Em 1850 Curtis lançou a goma de mascar White Mountain, com parafina aromatizada, que superou a baixa popularidade da Goma de Abeto, evitando os problemas de impurezas.
Thomas Adams, um inventor norte americano, sabia que o Chicle, que ele tentara sem sucesso vulcanizar como substituto da borracha, era usado como goma de mascar pelos nativos do México por muitos anos. Ele próprio, havia experimentado juntamente com seu filho Tom Jr, durante suas experiências. Assim ele teve a idéia de que talvez pudesse utilizar o chicle para a produção de goma de mascar. Eles decidiram dar o nome de Adams New York no1 à nova goma, que foi fabricada de puro chicle sem qualquer sabor.

2006-06-14 03:10:52 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

quau e onome do ome qui inveim to o chiclete

2014-02-06 11:06:39 · answer #4 · answered by Suely 1 · 0 1

hi lili how are you

2006-06-14 04:18:04 · answer #5 · answered by amir k 1 · 0 1

Quando os conquistadores espanhóis invadiram o Império Asteca, em 1518, encontraram prostitutas que mascavam um tipo de goma, descoberta centenas de anos antes pelos maias, no sul do México. Eles perceberam que o chicle ? um líquido grosso e leitoso que saía de cortes feitos na árvore sapodilha e depois endurecia em forma de goma ? era extremamente saboroso.

Em 1993, porém, o pesquisador sueco Bangt Nordqvist publicou um artigo científico no qual afirmava que a goma de mascar havia surgido muito antes. Ele encontrou no sul de seu país três pedaços de resina de bétula mascados por dentes humanos perto de ossadas da época da Idade da Pedra. Nordqvist afirma que o produto contém zilitol, um desinfetante usado para limpeza dentária, que ajudava os homens primitivos a manter a arcada protegida.

Tanto isto é verdade que o primeiro chiclete foi patenteado no dia 28 de dezembro de 1869 pelo dentista americano William Semple. Usando a borracha como matéria-prima, ele produziu gomas para que seus pacientes exercitassem a mandíbula e estimulassem as gengivas. Ele existe até hoje sob o nome de Chiclets.

Mas a grande revolução no antigo hábito de mascar foi encabeçada pelo fotógrafo Thomas Adams Jr. Ele descobriu que a goma servia como guloseima.

2006-06-14 03:08:13 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers