English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-06-09 03:15:50 · 2 respostas · perguntado por questionador.yrespostas 5 em Comidas e Bebidas Outras - Comidas e Bebidas

2 respostas

A bebida foi inventada em 1695 pelo monge Dom Pierre Pérignon (1639-1715). Pérignon, que vivia no norte da França e era cego, aperfeiçoou a arte de fazer vinho branco a partir de uvas tintas. Uma dia, ele resolveu trocar as tampas de madeira e fios de corda embebidos em óleo (usados para lacrar as garrafas) por uma rolha seca. O dióxido de carbono produzido durante a fermentação da bebida, que antes se dissipava pelos poros da antiga tampinha, ficou aprisionado dentro da garrafa e, assim, formaram-se bolhas. O nome do vinho espumante surgiu quando ele se tornou popular na região de Champagne, no noroeste da França. Apenas os vinhos produzidos com uvas desta localidade podem exibir o nome Champanhe em seu rótulo. Os outros são chamados de vinhos espumantes.

2006-06-12 03:18:18 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

O champanhe não foi criado pelo monge beneditino francês dom Pierre Perignon como até então se acreditava. A tese é do professor de Biologia Molecular Tran Ky, da Universidade de Rheims (França), e defende que o champanhe foi criado pelos romanos. E isso há cerca de dois mil anos. “Na Roma Antiga criou-se um vinho pela dupla fermentação das uvas. Era champanhe puro. A Itália pode reivindicar a sua paternidade”, diz Ky. O biólogo revela também que o champanhe tem comprovadamente efeitos afrodisíacos: atua como um dilatador de vasos sanguíneos estimulando a ereção. “O consumo estimula a produção de mensagens bioquímicas que aguçam a nossa percepção sensorial. E libera as endorfinas que freiam nossas inibições.”

2006-06-09 10:27:21 · answer #2 · answered by Mayra 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers