English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que eh mais coerente acreditar?
- Que no principio Deus criou os ceus e a terra?
Deus com o poder de sua palavra disse: Haja ceus e tudo se fez.
Haja estrelas, galaxias, sistema solares com seus planetas?
Animais cada um na sua especie. E tudo se fez ordenadamente conforme o poder deste Criador.

Ou seria mais coerente acreditar?
- Houve uma grande explosao no vacuo (explosao no vazio, o nada se explodiu) e tudo veio a existir.
O encontro do nada com o nada fez a formacao do solido, e formou o ceus e a terra e tudo que neles ha.
O encontro do nada com o nada formou as estrelas; as galaxias; os sistemas solares com os seus planetas.
O encontro do nada com o nada fez com que um dia um ameba veio a existir na terra e esta ameba atravez de um processo evolutivo veio a se evoluir em celulas mais complexas. E neste processo evolutivo tao feito pelo acaso esta emaba veio a se evoluir em diferentes organismos um macho e outra femea.

Qual precisa maior fe?

2007-12-28 05:48:42 · 16 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

A palavra fé tem origem na palavra hebraica - "emunáh", que tem como significados: veracidade, sinceridade, honradez, retidão, fidelidade, lealdade, seguridade, crédito, firmeza e verdade.
"Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". - Hebreus 11:1
Baseado nesse significado original, em qualquer das duas teorias, igualmente é necessária a fé, pois em verdade nenhuma esclarece o que deu início à tudo.
Se foi Deus, ou se tudo surgiu do nada, o que realmente impulsionou o surgimento do Universo perceptível?
Essa origem, esse princípio é o que instiga, não o nome que se dá a ele, se Deus ou uma explosão.
Lembrando que o nada não existe e que o invisível existe, é energia, tudo é energia, mas de onde ela surgiu? Tudo depende da convicção e argumentação de cada corrente, certo!

2007-12-28 06:14:07 · answer #1 · answered by druida (mulher) 5 · 1 1

Vamos primeiro ver o que de verdadeiro você escreveu sobre o evolucionismo:

"- Houve uma grande explosao no vacuo (explosao no vazio, o nada se explodiu) e tudo veio a existir."

Não tem nada a ver com evolucionismo, e o Big Bang não foi uma explosão no vácuo. Duas mentiras.

"O encontro do nada com o nada fez a formacao do solido, e formou o ceus e a terra e tudo que neles ha."

Uma bobagem sem sentido algum. Vou contar como uma mentira também.

"O encontro do nada com o nada formou as estrelas; as galaxias; os sistemas solares com os seus planetas."

Uma mentira. Não houve "encontro do nada com o nada". E a formação de estrelas e planetas não foi explicada.

"O encontro do nada com o nada fez com que um dia um ameba veio a existir na terra e esta ameba atravez de um processo evolutivo veio a se evoluir em celulas mais complexas."

Mais uma vez repetindo a mentira, não houve "encontro do nada com o nada". Até agora nada de evolução. Sobre a ameba, você mais uma vez está mentindo, já que não sabe nem qual foi a primeira forma de vida, e não sabe como isto aconteceu. Duas mentiras, pelo menos.

"E neste processo evolutivo tao feito pelo acaso esta emaba veio a se evoluir em diferentes organismos um macho e outra femea."

Simplificado, mas é mais ou menos assim. Uma mentira a mais por que você está repetindo a bobagem da ameba.

Quantas mentiras? Sete mentiras em menos de doze linhas. Você deve ter feito um esforço tremendo para colocar tão poucas mentiras.

Agora vamos ver qual a proposta que você tem:

Deus fez o mundo por um passe de mágica, que você não sabe como aconteceu, só tem certeza que aconteceu.

Agora, vamos usar o cérebro, uma parte do nosso corpo que, segundo os cristãos, é um presente de Deus. Por um lado há uma teoria científica, com um processo plausível, corroborado com provas. Por outro lado há uma estorinha fantástica, cheia de abracadabras, e passes de mágica.

Isto é realmente uma questão de fé? Quer dizer, o conhecimento científico anula a fé? A ciência, ao ler a natureza, e ver o que nela está escrito, anula a religião e a Deus? Você tem certeza que você acredita realmente em um Deus e não em um mágico de festinha de aniversário?

2007-12-28 14:52:03 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 6 1

Claro que o criacionismo. O criacionismo exige fé.
O evolucionismo é uma Teoria, que, aliás, vc misturou aí com a teoria astronômica do big-bang que nada tem a ver com evolucionismo. Como uma Teoria, ela é USADA para explicar certos fenômenos e fazer algumas previsões e desenvolvimento científico. Não se CRÊ no evolucionismo, mas aceita-se-o como uma explicação coerente, apenas isso. Se vier explicação melhor, a teoria será substituída. Claro que esse melhor, pelo exposto, não pode ser o criacionismo.
Instrua-se. Vc confunde muito as coisas por falta de leitura. Se quer continuar a ler apenas a biblia e o que os pastores escrevem, vai ser dificil sair do lugar. Quando quero aprender sobre uma coisa, leio tudo o que tem de pró e tudo o que tem de contra.

2007-12-28 14:02:06 · answer #3 · answered by Anonymous · 8 3

Aff. Como diria o Maníaco da Serra, vamos por partes. NÃO TEM COMO REDUZIR OU RESUMIR. AO MENOS, LEIA O QUE ESCREVI, DEU MAIS TRABALHO PRA ESCREVER DO QUE VOCÊ VAI TER PRA LER.

1)TEORIAS. O que nós temos são TEORIAS. São as melhores formas encontradas para descrever o mundo que nos cerca, e os fenômenos que presenciamos. Se há falta de evidências, uma teoria normalmente não é aceita (ex: teoria das cordas. Virou pop, mas ainda não é aceita). Se há evidências em contrário da teoria, ela é reformulada ou descartada em troca de uma melhor. NÃO É NECESSÁRIO "FÉ", COMO VOCÊ DISSERA.

2) NÃO CONFUNDA. Você fala dos evolucionistas, mas começa a citar BIG BANG? Pô, são coisas completamente separadas! Parece que algumas pessoas não têm capacidade mental suficiente para separar QUATRO teorias: origem do universo, origem da Terra, origem da vida e evolução.

3)BIG BANG: O Big Bang é a melhor teoria que nós temos. Até agora. Explica o fato das galáxias estarem se afastando umas das outras, por exemplo. Só que esta teoria não explica daonde veio o suposto "ovo cósmico". O que acho plausível é que matéria e energia sempre tenham existido, apenas se transformando. O Big Bang foi só uma mudança bruta de energia para matéria. Neste caso, é plausível que o Big Bang não ocorreu só uma vez, mas várias, dando origem a vários universos. Como eu não sei sobre esses outros universos, não passam de uma hipótese, e carecem de dados pra comprová-los.
Ah, e o termo "big bang" foi inventado como expressão jocosa, mas pegou. Não quer dizer que tenha sido uma explosão (e não foi), foi apenas matéria se expandindo.

4)ORIGEM DA TERRA: Já ouviu falar em gravidade? O que te faz sentar na cadeira, e não flutuar? Então. A gravidade é uma força, sabia? O que acontece se você têm várias partículas de poeira e uma massa de gases espalhadas? Em alguns bilhões de anos, elas tendem a se juntar em torno de uma maior, sabia? E quanto mais massa juntam, mais partículas atraem. (ISSO É FÍSICA DE ENSINO MÉDIO, VOCÊ DEVERIA SABER). O primeiro aglomerado vai juntando mais massa, entretanto pode não ser capaz de juntar tudo. O que ele não junta pode formar outros agregados, que vão agregando mais matéria. Alguns desses caem no primeiro agregado, outros acabam se distanciando e uma grande parte ORBITA. O PRIMEIRO AGLOMERADO É O SOL, OS OUTROS FORAM OS PLANETAS. Este processo de formação se completou há cerca de 4,5 bilhões de anos.

5) ORIGEM DA VIDA. Não foi "uma ameba" que surgiu, nem foi "do nada". PARE DE USAR A FALÁCIA DO ESPANTALHO. A vida na Terra surgiu a partir de seqüências de reações químicas na própria Terra. A primeira seqüência de reações químicas que deu origem à vida provavelmente foi algo leviano, como um álcool se oxidando a aldeído, o aldeído a ácido e o ácido se reduzindo de volta a álcool, devido às condições do ambiente. (se quiser mais info, procure sobre a hipótese de Oparin). Devido a mudanças no meio, mais reações vão sendo agregadas. Certa hora (estimada em 3,8 bilhões de anos atrás), surgem moléculas auto-replicantes, dessas reações químicas. NÃO SÃO AMEBAS. NÃO SÃO VÍRUS. DEVE SER ALGO EXTREMAMENTE SIMPLES, COMO O RNA OU ALGO MAIS SIMPLES AINDA. Aí entra a seleção natural.

6) EVOLUÇÃO: Existem VÁRIAS teorias evolutivas (p.ex. a de Lamarck). Entretanto, a melhor que nós temos é a síntese evolutiva ou NEOdarwinismo. Para haver evolução, é necessário que um sistema gere cópias de si mesmo mais ou menos parecidas com o original, e que as características do sistema sejam herdáveis, isto é, passáveis de geração em geração. A molécula auto-replicante que falei já obedece a esses pré-requisitos.

Ela se replica, mas não exatamente igual. As diferenças são chamadas "mutações". Algumas mutações aumentam a chance da molécula-filha gerarem cópias de si mesma (vantajosas); outras, diminuem (desvantajosas). As moléculas com mutações desvantajosas deixam menos descendentes, e por fim, somem. As com as mutações vantajosas deixam mais descendentes.

Uma mutação vantajosa é a capacidade da molécula usar do seu meio para fazer uma "capa" protetora usando de outras moléculas do meio. Assim, a molécula fica menos vulnerável a ser destruída. Aí, já estamos falando de sistemas com mais de uma molécula: proto-células.

Neste esquema, as coisas vão indo. As proto-células que têm mutações vantajosas continuam se replicando, as outras são fadadas ao esquecimento. Células se formam, depois colônias, depois seres autenticamente pluricelulares... quer que eu continue ou por aí tá bom?

7)MACHOS E FÊMEAS: algumas mutações, sozinhas, são neutras - não ajudam ou atrapalham a reprodução da molécula/célula/organismo. Entretanto, algumas dessas mutações, quando combinadas, podem gerar vantagem. Só que pras duas mutações ocorrerem, é necessário a segunda surgir num ser que já tenha a primeira.

Exceto no caso de seres que trocam material genético. Suponha que a mutação A é neutra, B também, mas que A e B no mesmo organismo são vantajosos juntos. Trocas genéticas permitem que ambas surjam em organismos separados e se juntem em outra geração. Se a vida da colônia de seres depender de ter A e B, somente os seres que trocam material genético vão sobreviver.

O surgimento de machos e de fêmeas é interessante. Quando os dois seres trocam o material genético, eles não precisam ter as mesmas funções. Especialização das funções pode levar vantagens à prole, como p.ex. um dos pais obtendo recursos e outro cuidando.
______________
ENFIM... VAI ESTUDAR, VAI.

Esta pergunta pertence à série GENTE QUE NÃO ESTUDA E FAZ PERGUNTAS BESTAS. Igualzinha a essa, tem 10^100.

2007-12-28 18:00:02 · answer #4 · answered by Eremita 6 · 3 0

Cada coisa...

Então chegou um ser que ninguém sabe quem é, ou que é e disse "Faça-se tudo" e o tudo surgiu do nada.. hehehe muito engraçado..

E de onde veio esse ser que fez o tudo a partir do nada..

Essa teoria é mais furada que peneira.. hehehe

2007-12-28 14:08:36 · answer #5 · answered by Gemini 4 · 3 0

Para crer no criacionismo, é necessário muita fé. Os evo-
lucionistas não explicam tudo, mas encaram o inexplicável,
como apenas uma questão de tempo. À medida que vai
ocorrendo a evolução, mais coisas serão explicáveis, exceto
o início e o fim, no qual não se chega nunca.

2007-12-28 14:06:59 · answer #6 · answered by B@TOCO 4 · 3 0

A grande explosão de que você fala não é simplesmente um relato feito por alguém desconhecido há muitos séculos, sem comprovação, e sem ter como medir e verificar, e que as pessoas acreditam por tradição. É uma conclusão basdeada em evidências indiretas, que não são poucas. A ciência afirma que houve o big bang, mas não diz que isso partiu do nada. Falar em antes do big bang, aí sim, é terreno da fé,e não da ciência. E mesmo se tudo tiver partido do nada, então para quem crê em deuses, eles devem ter também vindo do nada. A teoria da evolução é corroborada por muitos e muitos experimentos e observações. Somente alguém ignorante, fanático religioso ou fraco do juízo pode ser capaz de negá-la nos dias de hoje. E isso, digo mais uma vez, não depende de fé. Fé ser capaz de acreditar em fábulas infantis, como o Gênesis.

2007-12-28 14:52:47 · answer #7 · answered by Falco 7 · 2 0

Ambas são a expressão do mesmo evento.
Fé não é sinônimo de VERDADE e onde existe mais fé, não existe necessariamente mais verdade, mas geralmente há menos dela!
Portanto, um sábio não se norteia pela fé, mas pelo conhecimento.
Isso nos mostra que o Evolucionismo é o descoberto e o Creacionismo o Coberto e velado pelo simbolismo que o nem todos alcançam.

2007-12-28 14:13:26 · answer #8 · answered by ? 7 · 3 1

isso é de cada um para com isso!

2007-12-28 13:57:01 · answer #9 · answered by jrsf 5 · 1 1

Talvez seja melhor deixar sua mente aberta.
Deus nos deu a dúvida para ser questionada e nunca algo que Ele faz não está perfeito. Pelo menos é o que eu acredito...

A bíblia é também um conjunto de metáforas, por isso tantas ramificações de seu conteúdo pelas diversas interpretações.
Tu pode acreditar no que se diz incorruptivelmente sobre "Deus criou o mundo", como pode acreditar no que ve, reparando nas constante evoluções que o homem sofre.

Nenhuma é tão mais verdadeira que a outra.
Nenhuma teve uma conclusão plausível ainda... ou talvez nunca.

Tem maior fé, pra mim, aquele que acredita em Deus e que está aqui por ele... Independente se Este o criou pelo barro ou pela evolução.

2007-12-28 15:05:37 · answer #10 · answered by ju_princess 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers