Meu caro, é impossível provar que Deus não existe, da mesma forma que é impossível provar que Unicórnios não existem. Entretanto muitos ateus se divertem encontrando inconsistências, incoerências flagrantes nas várias crenças deísticas que existem por aí. Como vivemos num país majoritariamente católico, as contradições da Bíblia são as mais familiares e acessíveis. Mas não confunda as coisas, provar que determinada religião reúne crenças incompatíveis/incoerentes, não é o mesmo que provar que Deus não existe. Por exemplo, você deve saber que existe na Internet uma igreja chamada "Igreja do Unicórnio Invisível Cor-de-Rosa". Você pode achar incoerente acreditar em um Unicórnio que ao mesmo tempo seja Invisível e Cor-de-rosa. Mas você não pode provar que não exista um Unicórnio Invisível Cor-de-Rosa! Aqueles que acreditam no Unicórnio Invisível Cor-de-Rosa convivem muito tranquilamente com o que outros acham que é um paradoxo. Eles dizem: "Os Unicórnios Invisíveis Cor-de-Rosa são seres de grande poder espiritual. Nós sabemos disso porque eles são capazes de ser invisíveis e cor-de-rosa ao mesmo tempo. Como todas as religiões, a Crença no Unicórnio Invisível Cor-de-Rosa é baseada na lógica e na fé. Nós temos fé que eles são cor-de-rosa, e logicamente sabemos que eles são invisíveis porque não conseguimos vê-los".
Infelizmente você demonstrou na sua pergunta ter uma visão agressiva contra os ateus (e nisso você é parecido com a maioria dos brasileiros, vide a revista Veja desta semana). Então a chance desta resposta ser escolhida como a melhor resposta é absolutamente zero. Mas se uma só pessoa ler e entender o que escrevi terá valido a pena. Abs
2007-12-26 14:59:59
·
answer #1
·
answered by Le Goose 3
·
1⤊
0⤋
Cara, eu não sou pretensioso à querer provar nada!
O ônus da prova, cabe a quem afirma a existência dela. Ou estou errado???
E não é "a beleza das flores... o ar que respiramos... a concepção de um feto... o amor entre as pessoas... a Bíblia..."e etc, que seriam argumentos para se provar coisa nenhuma!
Mostre-nos uma prova convinciente (pelo menos), mas sem "capengas¹"...
¹Capengar= Mancar; entortar; claudicar; coxear.
2007-12-26 22:21:31
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Os bons argumentos de conheço contra a existência de deuses são outros. Criticar a bíblia é argumentar contra o cristianismo, e não contra a existência de Deus. Denunciar pastores ladrões e padres pedófilos serve para mostrar apenas a hipocrisia dessas pessoas, e o quanto elas são falsas e más. Mas não prova nada contra a existência de deus. Deus de fato não existe, mas os argumentos são outros.
2007-12-27 04:54:54
·
answer #3
·
answered by Falco 7
·
1⤊
0⤋
É aquela velha história, não dá pra provar que algo não existe em algum lugar do Universo. Exemplo:
*Pessoa A: "Prove que NÃO existe uma xícara de café com leite em Plutão".
*Pessoa B: "Não há seres humanos lá, então não pode ter xícaras lá!".
A: "Essa xícara foi feita por ETs plutonianos."
B: "De aonde conseguiram leite e café? Do planeta deles que não foi!"
A: "Eles pegaram da Terra".
(continua...)
Note que A RIGOR não dá pra provar que não tem uma xícara lá, mesmo. Entretanto, pra embasar que há, você é obrigado a supor um monte de coisas junto: que Plutão oferece suporte a vida, que os ETs podem ir e voltar da Terra, que eles gostam de café com leite...
Aí é que entra um princípio científico chamado navalha de Ockham. Entre duas hipóteses concorrentes que expliquem as mesmas coisas, você pega a mais simples.
Entre a hipótese "há uma xícara de café com leite em Plutão" e "não há", você analisa:
1)Quais são as evidências disso? Nenhuma.
2)Isso ajuda a explicar alguma coisa? Não.
3)Qual a hipótese mais simples? Que não há.
Portanto, a hipótese de que há xícaras de café com leite em Plutão deve ser rejeitada e a oposta, aceita.
Seguindo a navalha de Ockham, você descarta a existência de um deus, pois:
Hipótese A: "deus é eterno e criou a matéria/energia".
Hipótese B: "a matéria/energia é eterna".
(obs: simplifiquei bastante --- É SÓ UM EXEMPLO)
A alternativa B é mais simples e explica igualmente bem a existência da matéria, logo, deve ser aceita.
Ah, o tal deus não é um axioma, é uma premissa (muito discutível). Você pode obter evidências de um axioma. Você sempre pode demonstrar que vários pontos fazem uma reta, mesmo sendo isso um axioma. Mas a existência de um deus, não.
Abraços!
_________________
(dizer que o pastor roubou dinheiro é irrelevante... hehe.)
2007-12-26 21:54:52
·
answer #4
·
answered by Eremita 6
·
2⤊
1⤋
Fica dificil provar uma coisa pela não existencia. mas provar sua existencia é tão dificil quanto. Os argumentos dados pelas respostas são sem consistencia a não ser dos ateus que sempre mostram inteligencia e logica. A biblia nada prova de coisa alguma, não seria o melhor caminho ja que esta cheia de fantasias ingenuas. assim como não se pode provar sua existencia ou não, vamos deixar para discutir questões de analize:
Como vc vê deus? ou não vê!
Como vc se comunica com ele? ou so manda msg sem resposta.
De que vc tem medo, de deus ou do mal, ou dos dois.
Analize bem essas e outras questões para então fazer perguntas baseado em logica e saber.
falei
2007-12-27 11:59:05
·
answer #5
·
answered by araruba 5
·
0⤊
0⤋
Parece que vc é quem tem dúvida, caso contrário não estaria assim TÃO preocupado.
Não vejo ninguém preocupado em provar que Deus não existe.
Eu simplesmente não acredito, acho tua fé irracional. E ponto.
2007-12-26 21:40:50
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Deus existe sim. Só basta você acreditar.
Se você acreditar que uma pedra é Deus, então esta pedra será Deus. Se você acreditar que o Sol é Deus, então o Sol será Deus.
Deus é tudo aquilo que lhe dá força e vontade.
Se você acreditar em si mesmo, então, você não precisará de outro Deus. Você será o seu próprio Deus;
Eritis sicunt Die
2007-12-26 21:56:59
·
answer #7
·
answered by splandion 2
·
0⤊
1⤋
Amigo, boa noite ! sou curioso por natureza, vc colocou uma pergunta que é uma resposta, com certeza não se pode definir Deus; e sim ele é aum "axioma" ele não tem como ser definido pois ele é o inicio e o fim "Alfa" e "Homega" como algums "Evangelicos" (Inicio e Fim) tem certas coisas nesta vida que vc não mede nem especula simplesmente aceita ou não ! pela sua pergunta vc tenta aceitar, simplesmente te falo ELE EXIISTE E TE AMA ! tenha uma boa noite e me desculpe qualquer coisa !
2007-12-26 21:55:00
·
answer #8
·
answered by Fábio R. Vian 2
·
0⤊
1⤋
Você pode provar que Deus existe?
Peter Kreeft, Ph.D.
Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto*
Antes de responder essa questão, devemos distinguir cinco questões que são freqüentemente confundidas.
Primeiro, existe a questão de se algo existe ou não. Uma coisa pode existir, quer a conheçamos ou não.
Segundo, existe a questão de se sabemos ou não que esse algo existe. (Responder essa questão afirmativamente é pressupor que a primeira questão foi respondida afirmativamente, sem dúvida; embora uma coisa possa existir sem o nosso conhecimento dela, não podemos conhecê-la a menos que ela exista).
Terceiro, existe a questão de se temos uma razão ou não para o nosso conhecimento. Podemos conhecer algumas coisas sem sermos capazes de levar outros a esse conhecimento mediante razões. Muitos cristãos pensam que a existência de Deus é assim.
Quarto, existe a questão de se essa razão, se existe, equivale a uma prova. A maioria das razões não equivalem. A maioria das razões que damos para o que cremos equivalem a probabilidades, não provas. Por exemplo, o edifÃcio no qual você está pode desmoronar num minuto, mas a confiabilidade do empreiteiro e os materiais de construção são uma boa razão para pensar que isso é muito improvável.
Quinto, se existe uma prova, ela é uma prova cientÃfica, uma prova pelo método cientÃfico, isto é, por experimento, observação e mensuração? Provas filosóficas podem ser boas provas, mas elas não precisam ser provas cientÃficas.
Creio que podemos responder “sim” à s quatro primeiras dessas questões sobre a existência de Deus, mas não à quinta. Deus existe, podemos saber isso, podemos dar razões, e essas razões equivalem à prova, mas não prova cientÃfica, exceto no sentido extraordinariamente amplo.
Existem muitos argumentos para a existência de Deus, mas a maioria deles têm a mesma estrutura lógica, que é a estrutura básica de qualquer argumento dedutivo. Primeiro, existe uma premissa maior, ou princÃpio geral. Então, uma premissa menor declara algum dado particular em nossa experiência que se encontra sob esse princÃpio. Finalmente, a conclusão segue ao aplicarmos o princÃpio geral ao caso particular.
Em cada caso a conclusão é que Deus existe, mas as premissas dos diferentes argumentos são diferentes. Os argumentos são como estradas, de pontos de partida diferentes, mas todas apontando para o mesmo destino: Deus.
--------------------------------------------------------------------------------
* E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em março/2007.
Fonte: http://www.peterkreeft.com
Visite também: Monergismo.com - “Ao Senhor pertence a salvação” (Jonas 2:9)
webmaster on 29 Mar 2007 | A Existência de Deus | Comentários (5)
2007-12-26 21:45:11
·
answer #9
·
answered by FABIO 3
·
1⤊
2⤋
Muitos não entenderam sua pergunta mas eu entendi...
Achei muito inteligente.
Serve para que todas as pessoas que dizem não acreditar em Deus reflitam....
Bem estratégica, além de concordar com vc, ainda acrescento que se elas ficam buscando respostas para provarem a inexistencia de Deus, principalmente quando buscam argumentos bíblicos, siginfica que inconscientemente acreditam e precisam Dele, caso contrário apenas O ignorariam, já que não acreditam Nele mesmo não é verdade ???
Mas se tentam provar que Ele não existe, é sinal que por algum motivo inconsciente Deus as incomodam, e isso é muito bom, já que Jesus morreu na Cruz por essas pessoas também, significa que também sente amor por elas... Um dia Deus se mostrará a elas de tanto que O buscam mesmo inconcientemente .
Jesus ama todos vocês!!!
bjim
Gikalegal
2007-12-26 21:59:08
·
answer #10
·
answered by gikalegal 2
·
2⤊
4⤋