É possível alguém viver só tendo prazer?
Isso não contraria a própria existência de uma sensação que se apóia no seu contrário?
Isso pode parecer imbecilidade, mas quero saber sua opinião sincera.
Não há religião nessa pergunta. Apenas argüição.
Apesar de ser um coisa sem controvérsia alguma, aposto que alguém será capaz de ir contra um princípio universal, duvidam?!
Para não ficar assim tão fácil, me mostre quais as razões de Adão para aceitar a indecente proposta de Eva, já que Ele vivia no prazer pleno!
O que você acha que poderia levar alguém a sair da esfera do prazer pleno para querer sentir dor?
Por favor, dê a preferência para sua inteligência e não cite versículos, eles deveriam trazer discernimento e não servir de muleta pra quem não sabe pensar.
2007-12-25
10:15:37
·
13 respostas
·
perguntado por
?
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Ai solzinho danado, esse garoto, valeu!
2007-12-25
10:21:44 ·
update #1
Valeu franco, fostes consciente!
2007-12-25
10:28:24 ·
update #2
Luzia com sua tese da anti-matéria, bonitinha hein!!!!!
Prefiro-a sobre um palco com luzes e som para mostrar suas qualidades.
2007-12-27
05:52:40 ·
update #3
Parece que há uma ligeira maioria que crê que ambas podem ser separadas.
A consideração da Druuna sobre o mito do paraíso é a explicação para a percepção da culpa e não exatamente da dor ou prazer, mas sim por meio deles, absolutamente perfeita, Aracity deu sua versão do Paraíso, valeu.
O âmago da pergunta se refere à idéia de poder ter-se o lado bom das coisas sem o seu persecutório e contrastante, coisa impossível, pois nossos atos egoístas sempre nos arremetem a ações que induzem o contrário.
Assim, não é possível separar a dor e o prazer de forma alguma.
Elas estão atadas como dois relógios de enxadristas onde um para e o outro começa e vice e versa.
Quanto maior a empresa para se obter algo, maior as implicações que colocam em risco as c hances de coisas imprevistas.
Obviamente o prazer é qualquer sensação benévola e a dor, malévola.
2007-12-27
06:09:31 ·
update #4
Mas a chave é a seguinte:
O que dá sentido a dor é o prazer e vice e versa.
O frio só pode ser sentido pela comparação com o calor.
Se uma criança nascesse sem conhecer mais nada além da vida de bóia-fría, acharia isso normal. Se um homem rico que vivera no fausto e abstança fosse obrigado a viver essa vida até o fim dos seus dias, provavelmente morreria de desgosto muito rápido. Assim como os nossos índios que não viviam muito como escravos e morriam de desgosto.
Por isso o mito da cidade celestial é impossível, não se pode viver sem algo que dê contraste ao prazer para que assim possamos entendê-lo como tal.
Só bem, sensação boa, prazer, satisfação, jamais, impossível, pois os maiores prazeres são consecutivos à dor! Dor do parto, alegria de ser mãe!
Dor do nascimento, alegria de viver!
Dor de um exercício muito "puxado", mais endorfinas cerebrais e muito prazer!
Comer bacalhau, que bom!
Bacalhau todo dia; castigo!
Escargot pra sobreviver na Rev. Francesa maldição! Iguaria.
2007-12-27
06:21:22 ·
update #5
Essa sua pergunta renderia páginas de argumentações.
Vamos por partes.
Num primeiro momento vamos pensar: para que serve a dor? Quando é que ela aparece?
Tratemos da dor física, a mais fácil de identificar.
A dor surge para nos alertar que algo está errado e colocando nossa saúde, ou quem sabe até nossa vida em risco.
Ela aparece para avisar: você está doente, ou você precisa verificar algo que anda fazendo errado, contra seu corpo para nnao ficar doente.
Ela surge, então, devido a nossa incapacidade de evitar procedimentos que podem causá-la.
Assim é com todos os tipos de dor. São alertas, avisos que recebemos para mudar algo que nós mesmos permitimos acontecer.
Partindo desse pressuposto, podemos dizer: sim, é possível viver sem dor. basta que estejamos atentos a nossas atitudes. Basta que elevemos nossa compreensão a cerca das coisas.
A dor só é necessária para quem não enxerga as coisas e só consegue perceber que algo está errado quando dói.
Respondendo a sua pergunta: acho possível sim, não só possível, como inteligente e salutar separar a dor do prazer.
Num segundo momento, terei que colocar religião nessa resposta.
As idéias religiosas supervalorizadas e mal direcionadas, trazem a dor e o sofrimento como algo " indispensável e extremamente necessário".
Afirmo que são mal direcionadas, pela supervalorização da dor. Como se sofrer fosse bonito e bom, o que não é.
Assim, as pessoas não aprendem o principal: que a dor existe por causa delas mesmas, e não por castigo. Que Deus em sua bondade infinita preferiria que a gente mudasse nossos conceitos toscos usando a inteligência, e não precisando chegar " nas últimas".
Aproveito também para falar de mais um erro crasso. A interpretaçnao sobre Adão e Eva feita pelos religiosos.
Deus não condenou ninguém ao sofrimento. Isso é uma metáfora sobre a racionalidade do homem.
O homem, ao aceitar o fruto do conhecimento, passaria a saber. Sabendo, teria que iniciar sua jornada e ser responsável pelos seus atos.
Essa era a escolha: viver como uma criança dependente ou querer saber e usar seu conhecimento?
Quanto ao princípio universal a que te referes creio que seja o mesmo que diz, que só existe sombras se houver luz, que só sabemos o que é bom se sabermos o que nos faz mal.
Realmente não há controvérsia na idéia de separar a dor e o prazer.
Há controvérsia sim, se pensarmos que só podemos saber o que é, e sentir o prazer se sofrermos.
Assim, caro amigo conclui-se:
É possível separar a dor do prazer, basta que sejamos sensatos, observadores e auto-críticos. Uma pessoa racional é capaz de antecipar se suas ações trarão bons ou maus resultados, por conseguinte, agirá de forma a evitar a dor.
Pessoas felizes são aquelas que vivem tendo prazeres. São pessoas equilibradas, que mesmo tendo problemas, acham formas de enfrentá-los e aprender com eles, e não ficarem em posição de " miserere nobis, mea culpa" sem agir.
Um abraço e um 2008 pleno de realizações!
2007-12-25 10:49:07
·
answer #1
·
answered by ? 6
·
2⤊
0⤋
EU PENSO que a ESTÓRINHA do FRUTO PROÍBIDO no PLAYGROUND do EDEN é uma ALEGORIA que se refere ao CONHECIMENTO ; que ABRE a VISÃO e MATA os DEUSES ; ARRUÍNANDO o GALARDÃO ETERNO ofertado por ELES ; pelo que o CRÉDULO VIVE em FUNÇÃO ... tipo MATRIX :
PÍLULA VERDE : VOCÊ CONTINUA nesse MUNDO de FAZ - DE - CONTA ; totalmente TORPE ...
PÍLULA VERMELHA : seus OLHOS se ABREM ! . VOCÊ ACORDA da MATRIX e VÊ o MUNDO como ELE REALMENTE É ! . ADEUS DEUSES ; DOGMAS ; MISTÉRIOS ! ...
voltando ao ASSUNTO DOR - PRAZER :
eles são CICLÍCOS : experimente MARTELAR um DEDO : a DOR INSUPORTÁVEL é SEGUIDA por um PRAZER INDESCRITÍVEL ; quase ENTORPECENTE ! rsrsrs ...
2007-12-25 19:26:18
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Imagine nós com um palito de dente enfiado bem no meio do 'zóio' ou vermes comendo nosso corpo ainda vivos e nós não sentindo dor. Dor é um alarme que existe em nosso corpo para avisar que algo vai mau.
A dores e tristezas e desilusões fazem parte de nossa vida...talvez através disto adquirimos experiências próprias....viver sem 'supostas' dores é impossível...é só um mero devaneio mental...para que isto acontecesse...viver sem dor seria possível somente nas 'estórias' de alguns livros ditos sagrados...dor e prazer são duas faces da mesma moeda humana...
Diante da dor há um imenso 'prazer' em trazer uma nova vida para a terra, isto é o que sentem as fêmeas de várias espécies...principalmente a humana....
2007-12-25 19:24:29
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O prazer nos trás a dor do prazer.
2007-12-25 18:35:21
·
answer #4
·
answered by Levi 6
·
2⤊
0⤋
Seria Adão e Eva sadomasoquistas?
Eles foram criados a imagem e semelhança de Deus...
Não importa a resposta... A dor e o prazer, em todos os campos da humanidade, caminham juntos.
O leque de opções são vastos... E complexos. O tema envolve sexo, medicina, ganhos e perdas, batalhas e vitórias, religião, filosofia, lógica. Medo do fracasso (viver a dor com antecipação) de não conquistar a meta (prazer da vitória só nos sonhos).
A dor de perder membros do corpo e o prazer de continuar vivo!
A dor através da automutilação física pelo prazer de purificar o espírito através dela...
- Prevalece seu primeiro enunciado na afirmativa.
No seu segundo enunciado envolvendo os místicos Adão e Eva não estaria Ela cansada do mesmismo, do ''dolce far niente'' do Adão e foi a primeira muher revolucionária do planeta? Quem garante que não foi ele que seduziu a Eva e inverteram os fatos? (A corda arrebenta sempre do lado mais fraco...)Ou não estaria ela de sacocheio de ver Adão em total inércia? Do ''venha a nós o vosso reino...''? E Ele, um homem fraco, sem experiência da vida, nunca teve que requentar uma marmita nem enfrentar o lotação, nem cabo de enxada... se deixou levar pela mão da curiosidade, não soube falar não, e buscando um
novo prazer (porque já estava também de sacocheio de não fazer nada) se deu ao luxo de se dar um 'prazer' diferenciado e se f...'errou'
na dor da m(p)erda? Lembre-se: 'se um não quer dois não não brigam'.
Nos dias atuais Eva pediria divórcio, pegava uma pensão e entrava com um mandato de danos e perdas morais e ainda levava o paraíso com Ela. O Adão que bobeasse com as cabritinhas lá da roça pra ver...
Ah! Se eu fosse a Eva ia ser bem porreta!
Mas dê uma olhada neste vídeo e não liga para o que escrevi (tô viajando hoje e escrevi um monte de bobagens - mas não vou apagar...) - beijuszzzz e cheiros...
http://br.youtube.com/watch?v=UPIdX-bf-pI
fuiiiiiiiiiii
.
2007-12-25 21:09:05
·
answer #5
·
answered by Lilia 7
·
1⤊
0⤋
Olá.!
Bem, partindo da hipótese de uma .....ops perai, sua perg. é fácil, todavia só respondo se vc ANTES me responder "outra", que, pode parecer tbém "imbecilidade" mas.....vamos lá:
Se uma idéia platônica, dirigindo-se a direita sob o orifício do caos, passando numa linha ortogonal através da homogênia solidez do centro, pode, por uma delicada antiperístase, afastar os átomos de Demócrito.?
Pense, tá? e tenha uma boa noite, bjus Lu.
Putzzz veja aí acima.! Haha! Num criditu que li isso.!!!!!!!!!
2007-12-25 18:46:22
·
answer #6
·
answered by Luzia Dançarina 7
·
1⤊
0⤋
uma vida só de prazer seria uma vida miseravel de espirito.
2007-12-25 18:22:58
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Sim... no estado de nirvana.
2007-12-25 18:20:02
·
answer #8
·
answered by solamericano 7
·
1⤊
0⤋
Eles acabaram encontrando algo que sria melhor que prazer:Queriam conhecer a verdade e a sabedoria,e serem assim,independente.
Esse foi nosso pecado,de sermos independentes de Deus!!!
A nossa dor se formou devido as consequencias do erro humano,o que seria prazer se tornou obrigação!
E tudo aquilo que se torna obrigação,se torna chato e doloroso,o que é de nossa vontade se torna prazeroso!
Prazer e dor,não tem explicação,elas vem do momento!
O que se torna prazeroso,pode não se tornar mais e virse versa!!!!
blablabla!!!! é isso agora vou vaiar!!!!
feliz páscoa!!!
2007-12-26 02:08:53
·
answer #9
·
answered by Paulo Aracity 4
·
0⤊
0⤋
na verdade quando acaba a dor vem o prazer. pode sim haver prazer sem dor, e também dor sem prazer. rsrs
2007-12-25 19:29:37
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋