estória do povo hebreu é um épico magnífíco cheio de passagens milagrosas, narrativas, lendas às vezes ininteligíveis, não é verdade?
O que sobra desse povo que respeitosamente aqui enalteço é uma sabedoria escrita, sem dúvida, seu maior legado (V.T.).
Porém, o legado dos inimigos de Israel não é nem ao menos similar!
O Faraó das pragas, se não me engano Ramsés "n" ficou conhecido pela bíblia?
Pois é!
Nossa ignorância é estupenda!
AS várias e monumentais pirâmides, dólmens, menires, mástabas, obeliscos, palácios, tumbas, cidades, ciência, tecnologia, vou apenas me restringir ao Egito, a maior nação do mundo antigo, se mantém viva até hoje por “OBRAS” incontestáveis!
Israel, surge do mundo antigo apenas com estórias. Se não fosse por algumas Obras de Herodes, “O Grande”, pouca coisa haveria de importante além de Jerusalém!
Neca de Arca de Noé, neca de Dilúvio, neca de túmulos, neca de qualquer prova sobre as tábuas da Lei, Arca da Aliança, etc. Tudo, apenas mitos!
Parece que preferimos sempre a lábia do que os fatos.
De um lado as Grandes Pirâmides que atestam a magnitude de um Império que perdurou por mais de 5 mil anos; do outro um monte de Lendas e estórias!
Por que será que cremos em coisas sem chance de serem reais, seria apenas uma intenção de nos anestesiar com sonhos?
2007-12-23
03:36:08
·
14 respostas
·
perguntado por
?
7
em
Sociedade e Cultura
➔ Religião e Espiritualidade
Por isso a falácia dos Pastores é tão aceita! Não é preciso mostrar-lhe ações e obras, apenas blá-blá-blá!
2007-12-23
04:13:34 ·
update #1
Parece que aos que se dizem puros de coração a verdade não importa, mas apenas as vantagens prometidas.
Esse é o mundo dos Fariseus que se dizem filhos de Deus.
Mas a religião já preve que muito poucos entrarão no reino dos céus. Parece que pela palavra de Jesus, vai ter muita gente chupando o dedo.
2007-12-23
08:01:03 ·
update #2
Aos amigos da facilidade e da ignorância, o caminho mais fácil não tem virtude!
2007-12-23
08:13:19 ·
update #3
P. Vargas, qualquer interpretação que não seja feita ao pé da letra é ótima.
Apenas isso!
É muita infantilidade interpretar o simbolismo profundo e signográfico em várias estâncias de conexão pela forma simples da letra morta!
As demais especulações a la "TALMUD" são mais bem vindas ainda.
Não podemos deixar que transformem um foguete Saturno V num traque de velha!
2007-12-23
11:50:18 ·
update #4
rohi-
Restos de animais no Everest são apenas a prova de que antes do encontro da`Pennínsula Indiana com a ÁSIA, o que causou esse levantamento no Terciário gerando o Himalaia, essa beirada asiática anterior já havia sido oceano milhóes de anos antes.
2007-12-24
12:22:20 ·
update #5
rohi;
Perçebo os teus argumentos que mostram a relatividade e os apoio.
Uma coisa não desqualifica a outra, ou seja, para mim o racionalismo Bíblico é "perfeito" e expressa as Leis do Universo. O que fica a desejar é a interpretação por parte dos indoutos que se apropiaram de um ENORME CASTELO com vários quartos fechados, porém, sem as chaves de suas portas. Assim tentaram "chutar" o que neles havia, chegando a transformar a sabedoria em PÂNDEGA. Essa asserção incauta é que torna indigna a interpretação dos que se arrogam iluminados para interpretar a Bíblia.
A qualidade de observadora cuidadosa que anda a "pari passu" com a Gênese e a Fenomenologia bíblica foi absorvida em muito das filosofias das quais os hebreus foram alunos. Isso não os diminui, mas pelo contrário, os colocou numa posição de vantagem, pois reuniram muito conhecimento.
Por que então preferem os néscios às ilustrações pictóricas?
Pois isso transforma Israel num cadáver diante do Egito, razão da minha assertiva!
2007-12-25
05:40:56 ·
update #6
morenacb, concordo contigo, perfeito!
Quanto as virgens, não é Deus que as deseja, mas os homens que estão por detrás da pena, aliás eu também gosto muito delas!
2007-12-25
05:58:59 ·
update #7
Se todo 'mundo' acredita é porque seja verdade....ou será que não...ou seria uma meia verdade...ou quem sabe uma verdade de 'brincadeirinha'....ou uma mentirinha que passou a ser verdade...ou nós ateus é que somos chatos demais por deixar de acreditar em fábulas....ou....
2007-12-23 03:56:56
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Os textos apócrifos foram roubados pelos judeus, invasão da Palestina!!! Se não fosse uma universidade Americana fazer a revelação não seria lido até hoje!!! Lá esta a história de Melquizedeque que segundo a bíblia não tem pai e nem mãe!!!! Mas nos apócrifos tem sim senhor!!! Só sei dizer que a forma de conduta do povo Judeu, só atraiu até hoje o ódio dos outros!!!! È um povo tão preconceituoso que chama os outros de gentios segundo a bíblia!!!! Foram ou são escravocratas!!! Só espero que haja uma solução naquelas bandas!!! Chega de tanta guerra!!! Chega de matar em nome de Deus!!!! Um dia Deus cansa e aí a coisa vai ficar preta!!! Só lamento!!!
2007-12-23 18:08:28
·
answer #2
·
answered by jack 5
·
3⤊
0⤋
Paz contigo KEFREN ZEN.
Quantas verdades foram expostas, não há dúvidas quanto a isso. A própria Bíblia e verdadeira está nos pergaminhos apócrifos, e até a escritura de Jesus foi considerada assim, pelo que pude ler desses pergaminhos são mais solidificantes, meras palavras se encontra nos segundo eles palavras verdadeiras, porém as alavancas das sabedorias e das Ciências vêem contrariar as tais verdades, e o porque disso tudo foi para domínios exclusivistas para seus benefícios escravasionistas, nada mudou, os Imperialismos Romanos estão hoje apenas disfarçados, iguais lobos encobertos com peles de cordeiros, porém os caudas e patas os condenam.
Paz e Luz esteja contigo.
2007-12-23 12:34:14
·
answer #3
·
answered by Tigre Solitário 4
·
4⤊
1⤋
Ninho de marimbondo.. Ninho de marimbondo...
Tu gostas... he he he...
.
2007-12-23 17:34:19
·
answer #4
·
answered by Lilia 7
·
2⤊
0⤋
O que é mais importante as pirâmides do Egito ou a biblioteca de Alexandria se ainda existisse?
A meu ver, e creio que de muitos seria muito mais importante termos em nossas mão estes escritos de Alexandria, talvez muita coisa sobre o Egito e muitas outras partes do mundo entre outras coisas nos seria revelado. Creio que o maior legado que o povo hebreu nos poderia ter deixado é a bíblia, construções seria bom, mas as informações preciosas de uma historia empolgante não teríamos, alem do que o povo Hebreu não tinha um o poder financeiro que o Egito tinha, alem de ser atacado muitas vezes destruindo o pouco de arquitetura que poderia ter. Quanto a dolmens obeliscos a sua própria religião os proibia de fazê-lo. Quanto a arca da aliança, li uma historia que a mesma continua escondida, e Israel sabe onde está. Mas creio que poderia ter sido roubada junto com outros pertence. Desmerecer uma cultura tão rica como do povo de Israel é uma crueldade da sua parte, é claro que não se compara com a cultura egípcia das pirâmides entre outras, mas tem um valor inestimável, tanto para os religiosos tanto quanto para a arqueologia. Não são muitos os povos que deixaram uma vasta demonstração de poder quanto os egípcios. Mas se você for analisar melhor, apesar da bíblia não ter tal opulência, ela alcançou muito mais do que todos as culturas já alcançou pense nisso.
2007-12-23 11:59:40
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
1) Por que "estória", e não HISTÓRIA? Certos dados da chamada "história oficial" dos países modernos está permeada de dados mais manipulados e mentirosos do que os alegados dados confusos e contradições da Bíblia, e ainda assim os povos acreditam piamente na historiografia oficial, será que os escritos da Bíblia tem que ser considerados fantasiosos por causa da falta de evidências à lá Egito antigo?
2) A Bíblia, bem como demais livros sagrados de religiões, geralmente são deturpados em seu sentido e significado quando interpretados de forma inteiramente literal. As pessoas mais sensatas, sejam elas cristãs ou atéias, sabem que passagens da Bíblia tais como o relato da Criação, quando interpretados literalmente, tornam-se fantasia pura e simples. Daí é que vem a falácia alegada (COM MUITA RAZÃO) por ti.
3) O Deus da Bíblia não quer ser encontrado por pessoas que não acreditem ANTES que Ele existe. O Deus da Bíblia é bem exigente quanto a esse requisito de fé prévia. Quem não acredita ANTECIPADAMENTE que Ele existe viverá mil anos sem O encontrar. Daí vem a ausência de evidências do dilúvio, da Arca, das tábuas da Lei, e de outros. Com certeza, muitos ateus de hoje não o seriam perante essas evidências, mas o Criador não quer fé baseada em evidências palpáveis, pois a própria definição de fé diz que a fé verdadeira não precisa de evidências para firmar a crença do fiel.
3) Um motivo a mais da não-existência das tais evidências reivindicadas pelo nobre questionador não poderiam continuar a existir, senão hoje seriam objeto de culto, e o Criador tem NOJO de que os que buscam O adorar coloquem objetos ou imagens para representar a adoração. Ele exige altares totalmente LIVRES e VAZIOS de tais objetos. Daí, um bom motivo para não haver essas evidências hoje em dia.
Espero que você considere essa resposta satisfatória.
2007-12-25 09:15:04
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Lendas, mitos, fatos; qual a comprovação?
Os fatos estão aí, as grandes construções egípcias, sim são fatos, mas não, não foram esquecidas pela Bíblia, aliás, os hebreus ajudaram a construir, e sim, Moises cita Ramsés.
Parece que a história depende mais dos fragmentos de pedra encontrados, e da maneira com como o observador (dito especialista) as interpreta.
Ha pouco tempo uma reportagem do Fantástico mostrava restos de animais marinhos no monte Everest, provas do dilúvio? uma nova interpretação tenta descartar esta hipótese.
O que são fatos? O que são mitos? Vários povos se consideram descendentes diretos de alguém que alguns duvidam ter existido. De onde nasceram? Uma nova interpretação segundo a imaginação de alguém pode dar várias novas versões. Fatos comprovados ou mais discursos baseados em fragmentos?
Nem sequer conseguimos definir com precisão quem matou PC Farias, fato recente que acompanhamos pela televisão e faz parte direta de nossa vivência; seríamos capazes de determinar com precisão o que ocorreu em outra cultura, há mais de 3000 anos atras`a pontos de julgar mentirosos os relatos de quem esteve lá?
O que são fatos? o que são lendas?
até mesmo nossa discussão aqui é feita de discursos.
Não sei se você já foi ao Egito, se não foi, apenas acreditou no que te contaram, se já foi, acreditou nas estórias e histórias que te contaram, a menos que você seja um arqueólogo vivendo no Egito há vários anos e que tenha pesquisado tudo por você mesmo; Caso contrário, apenas acreditou no que te contaram, como aqueles que você julga ingênuos.
Sim Zefren, Parece que você assistiu a reportagem, esta foi a interpretação apresentada; Mas veja que o mesmo fato pode gerar inúmeras interpretações; A questão é Quem estaria de fato interpretando corretamente?
O mesmo acontece com outras possiveis provas da autenticidade dos fatos bíblicos, basta uma nova interpretação para que questionemos; isto é bom do ponto de vista da pesquisa, afinal, cada fato pode ter milhões de interpretações, qual porém seria a verdadeira?
vês que minha argumentação apenas observa os fatos (poderíamos até questionar se os fatos realmente são fatos). e contra fatos não há argumentos, ainda que a variação de interpretações possa colocar em dúvida, levando a uma necessidade de uma pesquisa muito mais profunda por parte daqueles que realmente precisam saber a verdade (pois do ponto de vista espiritual, disto depende sua alma).
veja também que os fatos apresentados (apesar da interpretação dada) admitem também a possibilidade da inundação universal do dilúvio; descartar esta possibilidade é ir contra a lógica da pesquisa científica.
2007-12-24 19:13:31
·
answer #7
·
answered by rohi 7
·
1⤊
0⤋
Olá! KEFREN ZEN.
Muitos amigos tenho na sua resposta, são eles: vano677, Tigre Solitário, Paulo Vargas, Lilia e A Verdade Não Sei.
Ah! Paulinho a questão é uma e vem com outra resposta, só pode ter entendido mal.
KENFREN ZEN! Eu não sou Atéia, porém vou responde-lo em conforme a minha racionalidade. Para mim podem jogar fora a Bíblia dos homens daquela época, e piorou ainda mais, em relatividade ao nada com as suas adulterações, para assim tentarem com tais modificações sobrevivesse por conquistarem as Ciências, mas, mexeram errado, pois, enquanto mais desanexam, e mais fazem anexações, mais desacreditada ela fica, os determinados absurdos ainda permanecem como conversarem com Deus, que ele mandou matar, e que as virgens fossem poupadas para servirem aos guerreiros, aliás esse Deus parece que adorava mulheres virgens, pois até Jesus veio através de uma virgem, não podiam ser francos dizer que Jesus veio pelos veículos normais, não era mais plausível? KEFREN! Perdoe-me, mas, não creio nesse Deus, pois ele possuí um exército, traiçoeiro, covarde e mentiroso, qual ultrapassou a linha do tempo e continuam nos atacando via rádio, jornal e televisão.
Beijos, e um Feliz Natal e Ano Novo.
2007-12-24 15:45:59
·
answer #8
·
answered by Morena_CBX_2007 5
·
2⤊
1⤋
Boa Tarde! KEFREN ZEN.
Apesar dos meus amigos "Tigre Solitário" e "jack" terem lhe respondido perfeitamente, também concordo com "vano677", e a razão é a seguinte, os adeptos ainda procuram o cálice do Santo Grau, algo que não existe, pois é apenas uma lenda, quase dois mil anos de mentiras, por que não possuem a hombridade e revelem ao mundo, "nós erramos, apaguem tudo pois a verdade é está". A pior coisa é se embriagar de mentiras, e por seus efeitos empurrarem garganta abaixo das crianças espirituais, pois aqueles quais possuem um milésimo de cultura, sente o odor que exalam, e acredite é impregnável, arde nossas narinas pois é cheira muito mal a mentira.
Excelente pergunta. ACORDEM PARA A REALIDADE.
Beijos, e Boas Festas, para você e sua família.
2007-12-24 13:52:37
·
answer #9
·
answered by A Verdade Não Sei 4
·
1⤊
0⤋
Eu não sou evangélico, não sou católico e não carrego rótulos de qualquer religião, contudo, não posso deixar de discordar do amigo, quando nega-se a si mesmo, ao falar da negação da Arca de Noé, do Dilúvio, do casal de cada bicho dentro da arca.
Você ainda não sentiu, querido amigo, que a verdade está em você? Será muito para a cabeça humana, decifrar que o tal dilúvio, era a bolsa d'água no útero materno, que ao estourar, fez imediatamente baixar o nível das águas e que, só assim, você, a sua arca com todos os seus bichinhos internos, puderam nascer para a vida, atravessando o mar vermelho formado por uma menstruação represada pelos últimos dias, já que durante a gestação você se alimentou dessa menstruação que hoje, pensando dessa forma, nos causaria nojo?!
Quando é que vocês, sábios, apenas ledores, irão realmente entender o sentido da vida e valorar um Deus Universo de perfeição, pobres mortais que somos?!
E não tenho a intenção de discutir o assunto ou de tentar fazer com que algum creia no que eu digo. Só rogo que realmente, estudem, sem ortodoxia, a Bíblia, e parem de falar abobrinhas.
Outro dia, falei a respeito de um desrespeito que seria um ser humano ateu, já que se alguém existe e crê em qualquer forma de vida, que seja até no amor dos familiares não poderia ser tido como ateu, e um menor veio me dizer - o menor é TOP - que o avô dele era ateu, por isso estava excluindo minha resposta. Santa ignorância!
Enfim! cada um acredita até onde sua mente alcança.
2007-12-23 17:13:16
·
answer #10
·
answered by Paulo Vargas 6
·
2⤊
1⤋