English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

A "Teologia do Sacrifício" ainda é estranhamente praticada hoje em dia por diversas religiões - são religiões que defendem a idéia de que os favores das divindades possam ser comprados por meio de privações daquele que necessita do favor.

Embora não se tenha mais tanta notícia de sacrifícios humanos, quando a vida o sacrificado é dado à divindade em oferenda para o bem da comunidade, algumas religiões primitivas ainda consideram esse "poder do sangue" de oferendas.

Na sua opinião, o quê leva pessoas em pleno século XXI ainda a acreditar no poder de um sacrifício humano para o bem geral? É a crença ligada ao medo de suas divindades cruéis, ou é simplesmente a fome tipicamente humana do sangue, como símbolo primário da vida?

O sangue de um inocente pode realmente ter poder?

2007-12-22 23:20:49 · 16 respostas · perguntado por Romero S USUÁRIO BOTTOM 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

16 respostas

Vem do seguinte raciocínio (bem tosco, por sinal)
-- Esse deus é cruél e não tá nem ai para a humanidade
-- Esse deus causa desastres, terremotos, secas, fome
-- Quando esse deus faz isso, é porque tem "fome" de humanos.
-- Sacrificar um humano sacia a "fome" desse deus.
-- Saciado, esse deus não precisa mais matar.

Resumo. Não se obtém o favor desse deus, mas com o sacrifício, ele não precisaria mais matar.

2007-12-22 23:38:15 · answer #1 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 2

talvez eles queriam oferecer o que tinha de melhor para os seus deuses,
na verdade eu nunca entendi esta coisa de sacrifícios, imagino que os antigos judeus sacrificava os melhores animais de seu rebanho, como ato de desprendimento material, IMAGINE como é difícil para um judeu se desprender de um bem material

2007-12-22 23:33:12 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Felizmente o sacrifício único de Jesus mudou tudo isto. Jesus é o único intercessor, cmeidador, caminho entre Deus e os homens. Não precisamos fazer sacrifício algum, só reconhecer o sacrifício de Cristo, viver o seu amor e de graça. A Igreja vive a "Era da Graça".

2007-12-22 23:27:00 · answer #3 · answered by o outro 2 · 2 0

Depois que inventaram a prática de extorquir dinheiro dos fiéis o sacrifício humano passou para segundo plano. Os religiosos saciam suas bestialidades vivendo na opulência e deixando as 'ovelhas' numa m.erda que faz gosto. E isso ocorre EM TODAS AS RELIGIÕES, e ainda pregam que os pobres herdarão o reino dos céus.

O budismo por ser uma filosofia, digamos uma religião sem deus, não prega o terror para tirar dinheiro dos seguidores.
.

2007-12-23 00:24:39 · answer #4 · answered by Terapeuta 6 · 1 0

Natal passagem de ano.
Os Homens, se alimentam do sacrificio de inúmero animais irracionais, alguns mamiferos, igual a Ele.
É o sangue que jorrou, para seu banquete de: Leitões,Perús,Frangos,Churrasco de Carne de Boi, Faisões, Cabritos!
São seres vivios, Qual a diferença? Apenas na racionalidade!

2007-12-22 23:27:49 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 1

Vc realmtente está interessado na resposta?!?!?!?!?!
Quando Adão foi criado ele foi criado de modo perfeito. Ele era moralmente perfeito , a diferença entre a pessoas perfeitas e a imperfeitas é que a primeira pode escolher não pecar (pecar equivale a não fazer a justiça de maneira plena) . Iniciamente só existiam duas pessoas perfeitas , foi quando Satanás os incitou-os a pecarem e perderam o favor de Deus. Mas espere um pouco porque eles pecaram se eram perfeitos? será que havia algo errado com a criação de Deus ou será que foi uma decisão pessoal? Bem todos os filhos deles nasceram de acordo com a lei "imutável" da genética imperfeitos e pecadores de modo que todos pecaram e não estavam em condições de respoderem a pergunta inicial. Por isso Deus enviou uma pessoa na terra que estava na mesma condição de Adão , Jesus ; Jesus nasceu como todo mundo, foi um bebê , se tornou criança, ficou jovens até chegar a idade adulta e não cometeu nenhum pecado , mesmo vivendo entre pecadores, o que diferenciava Jesus?! Ele não tinha dentro de sí a tendencia inata da maldade. Ele tinha uma índole benigna que não se desviava para a maldade. Era parte da sua natureza , é claro que ele cresceu sob certas condições ambientais que impediam a influências malignas do mundo. Nessa condição Jesus como pessoa perfeita não "poderia " morrer , pois o salário do pecado é a morte e ele não tinha pecado, mas ele voluntariamante se ofereceu para morrer para provar de uma vez para sempre as questões envolvidas. Jesus passou por provas muito maiores do que simplemente tomar ou deixar de tomar uma decisão , como Adão , Eva e Satanás, ele teve que suportar uma condição extremamente horrível e mesmo assim não pecou , provando por tanto que se Adão e Eva quisessem (e mesmo Satanás) poderiam ter se recusados a cometerem pecados, ele provou com sua morte que não há nada de errado com a criação humana perfeita de Deus e que a decisão de Adão e Eva foram meramante pessoais. Agora de posse dessa prova irrefutável Deus poderia abrir um precedente para restaurar as condições humanas a original. Não dá pra explicar todas as coisas envolvidas nesse espaço eu precisaria explicar um monte de outras coisas para se ter entendimento pleno sobre o assunto . Com relação a idéia inicial desse sacrifícios , o registro biblico de Gênesis esclarece esse ponto no cap 3:15 , os primeiros humanos observando esta primeira profecia talves achassem que esse derramento de sangue envolvia sacrifícios de animais , e por isso o faziam, mais tarde ele regulamentou estes sacrifícios para um determinado fim .

2007-12-23 05:21:50 · answer #6 · answered by Bozo 5 · 0 0

O sangue de um inocente realmente tem poder. Foi assim que a AIDS apareceu no mundo, graças a tribos indígenas no Congo, na década de 50, que bebia sangue de macacos contaminados em oferenda a algum deus. E se com inocentes macacos eram capazes de fazer isso, imagina com humanos.

2007-12-23 01:46:02 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

O poder que cada cultura tem faz o seu povo interagir de uma forma diferente com as verdades que acreditam, portanto cada Etnia possui seus valores e crenças, que quando são vistas por outra Etnia podem parecer absurdas. Imagina o que diriam os índios nativos a respeito da plástica, da lipo aspiração, tão utilizada atualmente? Eles iriam dizer "o homem branco é louco". E não é? Imagine se essas tribos mais antigas soubessem que nós vivemos em uma sociedade que utiliza a câmara de gaz ou a cadeira elétrica para punir... o que eles pensariam dessa geração?
Imagine então se soubessem do caso da menina que esteve presa com trinta e dois homens, se soubessem da ditadura militar da qual saímos a pouco tempo e das torturas que praticavam, impunemente, sem uma razão outra que não defender os interesses estadunidenses de ter poder!

É muito complicado querer criticar uma Etnia alheia sem nem mesmo saber a respeito da própria, ou sequer saber o que vem a ser a palavra Etnia! Existe uma outra palavra que vem seguida desta, o etnocentrismo! Pesquise!

2007-12-23 01:19:30 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrificio a Deus, para remissão dos pecados. O sacrifício de animais (ou mesmo de pessoas) era frequente entre vários grupos étnicos, em várias partes do mundo. Na Bíblia é referido, por exemplo, o caso de Abraão que, para provar a sua fé em Deus teria de sacrificar o seu único filho, imolando-o e queimando-o numa pira de lenha, como era costume para os sacrifícios de animais - o relato bíblico refere, contudo, que Deus não permitiu tal execução. A morte de Jesus Cristo, considerado pelos cristãos como filho unigénito de Deus, tornaria estes sacrifícios desnecessários, já que sendo considerado perfeito..

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cordeiro_de_Deus

2007-12-23 00:30:34 · answer #9 · answered by solamericano 7 · 0 0

Sacrifícios humanos ou não, são o entendimento que a divindade deve receber uma retribuição por favores concedidos.
O que se oferece é o que há de mais precioso (em termos) e então recorre-se à vida.
A "maior" vida existente é a humana. Logo é a maior oferenda.

Na verdade é uma inutilidade total. Não fosse assim os Aztecas não teriam sido dizimados pelos espanhóis.

Feliz Natal !

:)

.

2007-12-23 00:19:31 · answer #10 · answered by Alessandro C 7 · 0 0

Felizmente, Romero, hoje quase nem existem canibais, muito menos religiões, que aceitam sangue humano para oferecer a divindades...

Mas até um século atrás, Mórmons estavam matando Protestantes e Católicos, para EXPIAR os pecados...

Isto são coisas primitivas.

O único sangue humano que teve de ser derramado foi o de Jesus Cristo, para expiar pecados.

Abraços do Baixista
"Fiel é esta palavra: Se já morremos com Ele, também viveremos com Ele, se perseveramos também com Ele reinaremos, se O negarmos, certamente, Ele também nos negará." (2º Timóteo 2:11-12)

2007-12-23 00:16:44 · answer #11 · answered by Phelipe Baixista 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers