Fernando.
No livro "As Opiniões e as crenças", Gustave Le Bon nos esclarece que a fé religiosa sufoca a razão.
O mais sábio cientista sucumbe à argumentação religiosa: e quanto menos racional, quanto mais dogmática, mais rapidamente a crendice se apossará da mente do homem subjugando-o ao "não raciocinio religioso".
O mental coletivo seduz e subjuga o racional individual.
Logo, pelo que se constata, a pergunta deveria ser invertida:
"Há espaço para a razão, quando há fé religiosa?"
NÃO!!!
Não, seria a resposta correta, nesta segunda proposição.
Logo meu amigo devemos tomar todas as precauções se quisermos resguardar nossa frágil e pouco alicerçada racionalidade!!!
Cuide-te!!!
Feliz 2008.
Velho Riozinho.
E é por isso que os agnósticos, agridem tão ferozmente os crentes porque lá no fundo, talvez de uma maneira inconsciente, sabem que se não rechaçarem à sedução da pregação religiosa, sucumbirão a ela!!!
2007-12-20 20:29:13
·
answer #1
·
answered by Velho Riozinho 7
·
2⤊
1⤋
Sim. Fé sem racionalidade vira fanatismo. Em outros países vira extremismo religioso.
2007-12-20 19:03:44
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
1⤋
Para mim seria impossível ter fé sem a razão. Sou extremamente racional. E ao mesmo tempo tenho uma fé inabalável. Mas só tenho essa fé porque racionalmente consegui aceitar a existência de Deus, o que me permitiu posteriormente sentir essa mesma fé.
É confuso, mas uma coisa não exclui a outra. Enquanto não aceitei Deus, racionalmente, eu não acreditava Nele, mas sempre pensei que tinha de existir algo mais. Viver esta vida e morrer e já está para mim não respondia a nada... Seria muito pouco. Então dediquei-me a procurar saber mais, experimentei, vi, senti. E neste momento dou-me por muito satisfeita por crer em Deus, sentir Deus na minha vida, sentir o seu apoio sempre que solicitado.
E sinto-me feliz porque a minha razão se sente feliz também.
Cumprimentos.
2007-12-20 20:17:58
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Primeiro vamos definir:
Fé = acreditar em algo que não se pode ver ou provar
Razão = entendimento ou inteligência humana
Há espaço para fé...
Será que tudo em nossa volta pode ser provado? Será que vemos tudo? Quando o professor ensinou que no átomo existem partículas sub-atômicas, e que toda a matéria é formada por essas partículas, ele mostrou provas? Não, eu acreditei por confiar nele e em pessoas que estudaram o assunto, mas nunca comprovei isso. Aliás, ninguém jamais comprovou isso, ninguém VIU um elétron, ou um quark ou qualquer dessas partículas. Assim como esse exemplo, muitas coisas ao nosso redor não foram provadas e não podemos ver. Logo, temos que ter fé que existem e são da forma como achamos que são.
... quando há razão?
Eu tive entendimento do átomo, e como ser humano, sou inteligente, posso raciocinar, compreender, e até ensinar sobre o átomo e suas particulas. Então sou portador de razão.
Portanto: SIM, há espaço para fé quando há razão.
A mesma coisa é com Deus. Não se pode ver ou provar (mesmo porque Deus é espírito e a ciência trata apenas de coisas materiais, jamais espirituais). Mas pela fé é possível saber que existe. O relacionamento que tenho com Ele é real e não fruto de imaginação. E com entendimento que recebo dEle tenho inteligência e sabedoria para tratar das coisas deste mundo.
Que Deus te abençoe com fé e com razão, para compreender as coisas maravilhosas que Ele pode fazer em sua vida.
2007-12-20 21:05:14
·
answer #4
·
answered by Levi Br 4
·
1⤊
1⤋
Claro que não
A razão, a coerencia e a realidade, passam longe da fé
A fé muda apenas a cabeça enquanto para haver razão, coerencia dentro da realidade é preciso mudar o Universo
2007-12-20 20:25:03
·
answer #5
·
answered by klogh 6
·
0⤊
0⤋
Sim se compreendermos a fé no seu verdadeiro sentido. A fé não é sentimento e nem razão. Há pessoas que confundem a fé com sentimento, sentem-se aquecidas espiritualmente quando tocada nos sentidos pela emoção, outras sentem-se esclarecidas quando lhe dão claras razões do que se professa. Porém, a fé é um dom que está para além das emocóes e compreensões. É inegável que a fé é uma realidade que nos firma na esperança "Abraamica" - esperar contra todas as desesperanças, ou seja continuar esperando quando não há razões humanas, mínimos sinais, de se obter o que se espera. Para Deus não existe o impossível, alguns chamam este impossível realizado de milagre. Se tirarmos a fé da humanidade o que sobra? Se matarmos a esperança do povo qual o sentido da vida? E se arrarcarmos a possibilidade do amor, qual será o sentido da vida? A razão evidentemente como a emoção são necessários ä fé, pois, a fé pressupõe formação - dar razão da própria fé e ultrapassar uma fé apenas devocional ou alienada - e também pressupõe atenção aos sentidos que nos fazem interagir com a realidade que nos cerca. A fé nos entusiama, nos fortalece, nos projeta para além de nós mesmos, para a infinita realidade de Deus. Sobre o alicerce da fé construimos a esperança de um mundo novo onde possa reina o Amor.
2007-12-20 19:59:00
·
answer #6
·
answered by Mac'Klein 4
·
1⤊
1⤋
Sim. A fé inteligente.
Quando você tem fé é trabalha para que ela não esmoreça e sim, se fortaleça. É a fé prática.
:>:
2007-12-20 19:17:02
·
answer #7
·
answered by aeiou 7
·
1⤊
1⤋
Na minha opinião, não existe. Depende de cada um. Para alguns, a fé é a linha que separa a tranqüilidade do desespero, mesmo sendo algo irracional.
Richard Dawkins define a fé como sendo o processo de não pensar. Pois, a partir do momento em que se pensa, não se tem mais fé, pois se começa a enxergar as evidências da não existência de Deus.
2007-12-20 19:03:49
·
answer #8
·
answered by ateudaniel 3
·
2⤊
2⤋
Principalmente.
Temos de ser racionais para desenvolver fé!!
2007-12-20 18:58:49
·
answer #9
·
answered by Vitor ,o vampiro! 6
·
2⤊
2⤋
Eu acredito que a razao nos leva a procurar Deus, pois todos que procuram provar cientificamente que Ele nao existe, ou o porque de tantos acreditarem acabam crendo, Paulo de Tarso foi um, o inventor da relatividade foi outro, Karl Marx foi outro, e tantos e tantos como eu e voce.
2007-12-20 19:24:22
·
answer #10
·
answered by maribastos2002 5
·
0⤊
1⤋