English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será possível depois de tantos anos !?

2007-12-14 06:21:02 · 7 respostas · perguntado por Sérgio Luiz 2 em Negócios e Finanças Crédito

7 respostas

Ele está CORRETÍSSIMO

abraços
@

2007-12-18 00:33:58 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não pode , tenta gravar o arrumar testemunha que vc esta sendo alvo de cobrança constrangida, e ai a situação muda de lado vc , pode ganhar ate 300 salários mínimo de indenização por danos morais e constrangimento ilegal

2007-12-15 15:47:12 · answer #2 · answered by serarpin 1 · 0 0

Ao contrário da crença popular, uma dívida NUNCA prescreve. Ela pode ser cobrada a qualquer momento se o credor souber da existência da dívida.

Procure o credor para tentar uma solução amigável para esta questão. Fugir de uma dívida infelizmente não fará ela desaparecer, por mais que gostaríamos que isso fosse possível.

2007-12-15 10:04:08 · answer #3 · answered by denisgomes 7 · 0 0

Não prescreve após 5 anos, o resto é mentira de advogados com ameaças. Se colou colou, mas a dívida com a Empresa ou o Banco não prescreve se voltar a fazer negócios vão cobrá-la, não judicialmente mas por outros meios o protesto judicial só vale quando há títulos, ou Emissão da Letra de Câmbio Mercantil, com seu CPF e RG. Podem Protestar e executar, mas têm prazo, só até cinco anos, após a dívida é considerada prescrita.

2007-12-14 09:26:09 · answer #4 · answered by Professor 6 · 0 0

Não sei como esta agora, mas eu ja trabalhei no atendimento da Associação Comercial do Estado de São Paulo, e na epoca, existia tempo limitado para inclusão, ou seja, depois de um tempo a divida perecia. Vale lembrar que este tipo de inclusão, que estou mencionando, é feita sem intermedio juridico, sem protestar o titulo, simplesmente com o credor provando a divida, e logo apos o SPC lhe enviaria uma carta comunicando o ocorrido para ouvir suas considerações.

A unica forma que o credor poderia rever esta divida (fora do prazo de inclusão) é atraves da justiça, processando titulo, e depois se a causa for ganha, ele poderia por seu nome no spc como "titulos protestados" se voce não pagasse mesmo com ordem judicial.

Não posso precisar qual o tempo exato para perecer a divida não protestada (por uma vaga memoria era 4-5 anos, mas estou apenas ilustrando, não considere como o tempo certo), mas com certeza ela era tempestiva, ou seja, tem que fazer no momento oportuno ou perde a possibilidade de faze-la.

Vale lembrar que muitas empresas credoras, usam as famosas "assessorias" ou consultorias juridicas, em que as mesmas ficam mandando cartas de cobrança ameaçando colocar seu nome no spc, na tentativa de fazer o consumidor pagar; ate mesmo em casos em que o individuo nem mesmo tem uma divida. Isto é ilegal.

Voce tem que ter em mente que a inclusão no spc nunca e feita dessa forma, se voce receber uma carta da empresa ou consultoria, dizendo seu nome está no spc, isto é ilegal (ela pode apenas mencionar, porem a comunicação deve ser oficial pelo proprio spc que não o fara sem ouvir voce primeiro) . Apos processo de inclusão no SPC, voce receberá uma carta do proprio SPC para ele ouvir usas considerações, portanto nem sempre acredite nessas ameaças.

PS: apenas para ilustrar, eu ja tive um problema parecido com essas consultorias, com um clube de campo em que eu sou socio. A muitos anos atraz eu liguei para o clube mencionando que eu não tinha mais interesse no titulo e me foi informado que não teria problemas pois se caso eu não pagasse a mensalidade de manutenção a unica coisa que aconteceria e de eu não poder utiliza-lo. Pois bem, depois de alguns anos recebi a carta dessas consultorias, como sou uma pessoa idonea e tambem por eu ja ter um certo conhecimento nessa area, desconfiei e levei o estatuto dos socios (que eu ganhei quando me associei no clube) para um advogado para ter certeza do que estava acontecendo. Conclusão ele me garantiu que isto que estavam fazendo era ilegal, estavam tentando me forçar a pagar algo que eu não esta usando, que segundo o proprio estatudo dos associados não era necessario, e mesmo se não existisse esse estatuto, não poderiam fazer isto, inclusive me disse que se continuassem com isto poderia caber até mesmo processo por danos morais.

Nunca mais me mandaram cartas depois que eu passei o ocorrido para a assessoria e para o clube com uma ameaça minha de processo. Recentemente pedi para minha irmã consultar se o meu nome continuava limpo e esta tudo ok (mes passado) e isto ja aconteceu ja a algum tempo.

Se voce for paulista, o spc tem um ponto de atendimento perto da praça da sé: ladeira general carneiro, numero ?? (nao me lembro bem se e 49, mas e so dar uma pesquisada no google). Vai la que eles podem ter dar mais informações.

2007-12-14 06:57:42 · answer #5 · answered by regi 2 · 0 0

Creio que não. A dívida fica parada na instituição credora, ela só aparecerá novamente caso vc procure ou renegocie. Uma vez que, salvo engano, atualmente para um credor tentar restaurar uma dívida o prazo máximo seria de 03 anos, antes eram 05 anos. Sendo que com cheque o tempo é menor, a pessoa só pode te cobrar o pagto de um cheque em até 06 meses da data de emissão do cheque.
O SPC, SERASA, CDL só podem inserir qq tipo de infomação sobre alguém com a comprovação através de documento. Procure o credor de alguma forma e certique q tipo de documento ele tem em mãos.
Eu passei por uma situação dessa, clonaram meu cheque e entraram com meu nome no serviço de proteção ao crédito. Entrei em contato e o serviço entrou em contato com a empresa q havia pedido a inclusão do meu nome, e solicitaram a documentação comprobatória em 48h, mas como era um golpe, não entregaram nada e meu nome saiu da lista.
Qq dúvida procure um advogado de confiança, mais não se intimide com ameaças.
Boa sorte!!!!!!!!!!!!

2007-12-14 06:30:12 · answer #6 · answered by Mihema 2 · 0 0

Claro. a sua dívida não prescreve como ocorre com alguns impostos.

Pode colocar sim, só que depois de 3 anos no SPC ela sai novamente e aí ele só coloca se tiver outro título. ou seja se vc compro com vários boleto ele pode colocar a cada 3 anos um no "pau" e aí já era.

2007-12-14 06:25:24 · answer #7 · answered by Reinaldo 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers