English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Torne-se consciente de sua ignorância - como sendo o ápice da sabedoria, que é o desejo da ciência mediante a virtude.

2007-12-13 02:48:53 · 8 respostas · perguntado por ? 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

8 respostas

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses (Deus, Supremo Arquiteto, Demiurgo, Alá, Brahma, IHVH)".

Essa afirmação nos leva ao seguinte questionamento:
"Quem sou, de onde vim, para onde vou?"

Todas suas falas e ações giravam em torno de três princípios fundamentais. Liberdade (1), Justiça/Igualde (2), Amizade/Fraternidade (3).
São os três aspectos de Deus em todas as religiões, como Pai, Espirito Santo e Filho para os Cristãos; Brahma, Vishnu, Shina para os hindus; Isis, Osíris e Horus para os egípcios, 1º Logos, 2º Logos, 3º Logos para Platão.
Para os pitagóricos relacionava-se as leis fundamentais do universo:
Lei da Unidade
tudo quanto "é" forma uma unidade, sob qualquer aspecto que se tome. Esta lei decorre do poder unitivo do Ser, revelando a "grande presença". Esta é a lei da integração, simbolizada pelo 1.

Lei da Oposição
todo ser finito é diático, é dual, e sempre pode ser visto em suas positividades opostas pois tudo tem dois lados. No mais, tudo se coloca e está posto perante uma outra coisa de uma maneira muito específica, o que gera um tipo de relação muito particular.

Afinal, todos os seres acabam mantendo relações entre si, querendo ou não, e isto pelo simples fato de existirem. Esta é a lei da distinção e da separação, simbolizada pelo 2.

Lei da Reunificação
entre dois seres, ou entre os dois lados opostos de uma mesma coisa, há sempre um meio-termo possível - um intermediário. Esta é a lei da intermediação, simbolizada pelo 3.

Veja como Sócrates transmitia essa sabedoria.

" Creio que de nada necessita a divindade, que quanto menos precisarmos mais próximos estaremos dela, e como ela é a própria perfeição, mais próximos estaremos da perfeição." (Liberdade)

"O Bom e o Belo são relativos ao uso a que se destinam, assim como a beleza de uma lança, feita para voar difere da beleza de um escudo, feito para a defensiva, como a beleza de um lutador difere da beleza de um corredor..." (Justiça)

" O amigo é mais útil dos bens. Um bom amigo está sempre pronto a substituir-se ao amigo em tudo o que preciso for, seja na gestão de seus negócios particulares, seja nos assuntos do Estado; queira este prestar um serviço a alguém, ele lhe vem em auxílio; possua-o algum temor, acode em seu socorro... Os serviços que a acada um de nós nos prestam as mãos, o que são os olhos para o ver, os ouvidos para o ouvir, os pés para o andar, não sobejam ao que faz um bom amigo..." (Fraternidade)

Sorte àqueles que trilham o caminho da sabedoria, do auto-conhecimento.

PAX

2007-12-13 04:34:40 · answer #1 · answered by Leandro 2 · 1 0

Preferi seguir o LF Veríssimo:
"conhece-te a ti mesmo, mas não te torne íntimo demais".

2007-12-13 10:56:29 · answer #2 · answered by Romero S USUÁRIO BOTTOM 6 · 2 0

Conhece-te a ti mesmo. Ao Sócrates afirmar esse apostulado, criou um apótema, que diz - E terás aprendido a conhecer o próximo.
Vêm como consequencia a tese - Se tenho conhecimento cônscio de minha ignorância , então estou no ápice de minha sabedoria, isto é se através desse conhecimento vier o desejo de considerar a ciência como sendo uma virtude e a virtude como sendo um meio de vida.
Com tudo isso, ninguem admite ao auto conhecimento, mesmo que filosóficamente, pois teria de adimitir erros que as vezes a pessoa os quer esquecer e não remendá-los. De minha parte, acredito na minha segurança e estabilidade, emocional, e das pessoas, para poder começar a afirmar que a teoria é aplicável ou não.

2007-12-13 10:57:57 · answer #3 · answered by Professor 6 · 1 0

Sim permito-me conheçer. E por isso cà estamos nesta comunicaçao extraordinàriamente boa, quando a bem utilizamos.Quando tinha 5 ou 6 anos sofria muito por escutar tantas coisas relaçionadas com a religiao ,e os seus diversos pontos de analize, tinha medo de tudo quase tudo, e crescendo com a ajuda de Deus e com muita esperança em dias melhores e com a graça do ESPIRITO SANTO consegui ter uma visao que eu nunca penseria têr.Para dizer o quê? Nòs nunca nos conheçemos porque cada dia que passa nos reçebemos um ensino comum extraordinàrio .E para provar isso tenho uma explicaçao. Como eu era terrorizado e o que sou hoje.Mas em cada dia que passa sinto que alguma coisa à hainda a descobrir em nòs mesmo. porque o ser humano é uma perfeita(machineprogressive constante).até...............

2007-12-13 11:50:40 · answer #4 · answered by Digo o que penso 3 · 0 0

Ser ou ñ ser: procure ser conheça a ti mesmo,pois os tempos mudaram e a natureza ñ para e tdo esta revelado.
Conheça-te salva-te.

2007-12-13 10:59:02 · answer #5 · answered by stelazul 6 · 0 0

É o que venho buscando fazer,sei que não sou perfeita e que muito tenho a aprender,esta busca em conhecer-me está sendo a melhor coisa que estou fazendo...valorizo meus acertos mas tenho maior cuidado e atenção quando erro é através dos erros que cometo ou cometí que busco ser melhor e tentar fazer diferente.
Bju***

2007-12-13 10:58:23 · answer #6 · answered by ? 6 · 0 0

tudo o que sei e' que nada sei, e' ja saber alguma coisa ERRADA! ;-)

2007-12-13 10:52:47 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Eu adotei o auto-conhecimento e vi maravilhas!!!
Vale muito a pena tentar!!!

2007-12-13 10:51:52 · answer #8 · answered by Lili 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers