English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vimos nas cerimônias matrimoniais o noivo e a noiva dizendo:

"Prometo amar-te, respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença até que a morte nos separe."

Mas tempos depois, a promessa que ALGUNS CASAIS fizeram diante do altar não é cumprida até a desencarnação, como as palavras sugerem. Será isso uma falta de compromisso com a religiosidade, ou ir até um altar e prometer algo que não se cumprirá no decorrer do tempo não é comprometedor?

Paz, luz e saúde!

Juninho

2007-12-12 09:44:33 · 23 respostas · perguntado por Junnhim 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

Sacerdotiza, acertou em cheio! Sou espírita.

Beijos fraternos!

Juninho

2007-12-12 09:56:48 · update #1

Falco,
você foi bastante perspicaz, tocou num ponto que passou pela minha mente. Mas, a esposa adúltera e o marido violento são quem não estão seguindo a promessa feita. Quando o cônjuge de uma esposa adúltera ou de um marido violento pede o divórcio, é uma consequência da desobediência do parceiro em relação ao matrimônio.
Adorei sua resposta.

Juninho

2007-12-12 10:38:58 · update #2

23 respostas

Juninho acho que é pq as pessoas hj se casam despreparadas, pensam que é como brincar de casinha e não é, casamento é mt sério e deveria mesmo ser pra td vida. E como a maioria dos casamentos são acertos de contas de vidas passadas, as pessoas não aguentam os problemas que vão surgindo e acabam caindo fora e perdendo a oportunidade preciosa de resgatar seus débitos. Se formos olhar pelo lado espiritual, a mulher adúltera de hj é aquela que foi passada pra trás em outra vida, o que não dá a ela o direito de fazer o mesmo, mas ninguém sofre injustamente e nem paga por algo que não fez. Portanto acho que se deve pensar mt antes de casar, ver se não é uma paixão, se imaginar dali a 10, 20, 30 anos com aquela mesma pessoa e ver se é isso mesmo que quer pra si, caso contrário é melhor nem casar. Afinal quem casa pensando que se não der certo separa e pq na realidade não ama aquele que escolheu, ou quer uma vida mt fácil, sem grandes responsabilidades.
Saúde e paz!
Abraços.
Rosane

2007-12-12 16:40:06 · answer #1 · answered by Anonymous · 5 1

não é falta de compromisso com a religião e sim para com o proximo. os desgaste de um relacionamento a dois é destruido pela falta de compreensão, e principalmente pelo fato de não aceitarmos e de não sermos aceitos com nossos defeitos, queremos que as pessoas sejam perfeitas, e não queremos aceitalas com elas são, ai morre tyodas as promessas feitas no altar... ok !!! tudo de bommm.

2007-12-12 09:52:27 · answer #2 · answered by vilmar soares 2 · 6 1

No inicio tdo é flores , ai se promete tdo porem com o tempo vem a dura realidade de cada um, e tem coisas q ñ da pra continuar .

2007-12-12 09:51:13 · answer #3 · answered by Anonymous · 6 1

acho que as pessoas nem prestam atenção no que falam!
talvez por emoção...
mas na maioria das vezes desrespeitam o juramento...
vai entender neh?
ateh!
tudo de bom!!!

2007-12-12 09:52:05 · answer #4 · answered by Sincero 6 · 5 1

Juninho, concordo com o Gatosão. Acho que nada é pra sempre, tudo se tranforma... nada melhor para simbolizar isso que meu poema favorito:



Soneto de Fidelidade

Vinicius de Moraes


De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

2007-12-12 23:10:36 · answer #5 · answered by SYL- Amante da Lua Cheia! 6 · 4 1

Oi Juninho!
Eu concordo com você a promessa que fazemos no altar do Senhor diante da presença daquele que é todo poderoso;
deve ser levada à sério!
Eu tive uma crise muito séria no meu casamento a alguns anos atrás e não separei porque havia feito uma promessa diante da presença do meu Senhor!!!
Hoje graças a Deus tenho 16 anos de casada e tudo foi acertado!

Eu luto para restituir casamentos, na minha casa todos os domingos tem células de casais; somos em 6 casais que unidos lutamos para a união das famílias e dos casais!
Graça e paz!
Maninha.

2007-12-12 09:55:31 · answer #6 · answered by Maninha♥ 4 · 4 1

Juninho, meu querido, como você falou em "desencarnação," posso deduzir que você seja espírita ou espiritualista?

Bem, em todo caso, a realidade é outra no que se refere ao casamento. As pessoas mudam, os gostos mudam. E se um dos cônjuges (ou ambos) não conseguirem acompanhar as mudanças no outro, uma separação pode ser inevitável.

E isso de viver "para sempre" com alguém... Hoje em dia vejo isso como algo de contos de fadas. Os raros casos de pessoas que ficaram "para sempre" casadas são de homens e mulheres de outras gerações. De gerações onde o divórcio não era aceito e o preconceito contra pessoas divorciadas era rigoroso.

Eu imagino minha avó, que Deus a tenha, que agüentou um casamento com um homem que não trabalhava, que bebia, que tinha relacionamentos fora do casamento, e ela tendo que sustentar 10 FILHOS SOZINHA!!

Ela também jurou que seria até que a morte os separasse. Felizmente não foi. Por que eu digo "felizmente?" Coloque-se no lugar dela, e no lugar de milhares de mulheres como ela, e você vai entender melhor.

É justo? Teria sido justo para com ela se ela tivesse ficado com meu avô? Eu tenho certeza de que não. Foi melhor para ambos a separação, após 19 anos de casados. Foi melhor até para meu avô, para que ele pudesse continuar seu aprendizado de outra forma e para que ele pudesse ver o que havia perdido.

Outros tempos querido... Outros tempos...

Viva o divórcio?? Não, não, não. Casamento é algo sério e nada discartável. Não dá pra jogar a toalha após a primeira briga.

Mas há coisas que afetam nosso espírito e modificam nossa essência, e precisamos cuidar para que não seja de uma forma negativa.

E a violência no casamento ou em qualquer relacionamento afetivo, o descaso, a humilhação, o desrespeito... todos esses são motivos excelentes para se rever a própria posição e talvez procurar uma separação. A auto-preservação sempre falará mais alto do que a preservação de uma instituição social, como é o caso de um casamento.


Namastê!

2007-12-12 09:54:29 · answer #7 · answered by Anonymous · 4 1

porque mentiram

2007-12-12 09:47:12 · answer #8 · answered by edinho40 3 · 6 3

Nem sempre esta promessa pode ser cumprida. Se sou casado e depois de um tempo, minha mulher se revela uma corneadora, me trata mal, é desonesta e bandida, por que eu deveria continuar sofrendo com ela, só para manter esta promessa? Outro exemplo: seria justo exigir que uma mulher que é espancada diariamente pelo marido insista no casamento e agüente firme as agressões só para cumprir uma promessa? É justo isso? A felicidade de uma pessoa vale menos do que uma promessa?

2007-12-12 10:32:15 · answer #9 · answered by Falco 7 · 3 1

A falta é da igreja que não conscientiza o casal de que essa confissão está sendo feita diante do Senhor e que faça chuva ou sol tem que haver em ambos: paciência, bondade, amizade, principalmente AMOR. Se do contrário, eles casassem sabendo respeitar a palavra e o seu cônjuge não haveria dissolução, pode ter certeza.

2007-12-12 09:57:45 · answer #10 · answered by su 5 · 3 1

fedest.com, questions and answers