POUCO antes do fim de seu ministério terrestre, certos discípulos de Jesus lhe perguntaram: “Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” — Mat. 24:3, Almeida, rev. e corrigida.
Refere-se o “fim do mundo” à destruição ardente da terra e da humanidade? Muitos crêem que sim. Acham que é possível encontrar base para tal conceito nas palavras do apóstolo Pedro: “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão.” — 2 Ped. 3:10, Al.
Indicam realmente estes textos que o planeta Terra, algum dia, chegará a um fim ardente? Achará esclarecedor o conceito da Bíblia sobre este assunto.
A respeito de quão longa será a existência da terra, lemos no Salmo 104:5: “Ele [Deus] fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.” (Compare com Salmo 78:69; 119:90.) Segundo as Escrituras, a terra, com humanos para habitá-la, permanecerá para sempre. — Isa. 45:18.
Em vista disso, que querem dizer as Escrituras com o fim do mundo? Será útil considerar como os tradutores da Bíblia, dos tempos modernos, verteram esta expressão. Alguns exemplos são: “o fim da era” (Today’s English Version), “a consumação dos tempos” (A Bíblia de Jerusalém), “a conclusão da era” (Rotherham), “a terminação do sistema de coisas” (Tradução do Novo Mundo). O que realmente chega ao fim é uma “era” ou “sistema de coisas” (Grego, aion, de onde obtemos a palavra portuguesa éon), e não a terra literal e seus habitantes.
Também é revelador que em Mateus 24:3 os tradutores modernos tenham substituído “fim” por palavras tais como “consumação”, “conclusão”, “terminação”. A terminação duma era, usualmente, não é um evento súbito. Antes, pode estender-se por bom tempo e fundir-se com o início duma nova era. Jesus declarou que “a terminação do sistema de coisas” seria identificável por meio dum “sinal” composto de muitas modalidades. (Mat. 24:3) Entre elas, haveria notáveis guerras, escassez de víveres, terremotos, epidemias, e “aumento do que é contra a lei”. (Mat. 24:7-12) Por isso, segundo Jesus, o fim do mundo é a conclusão ou parte final da presente era da história humana. Tal ensino não contradiz a garantia bíblica de que a terra habitada permanecerá para sempre.
Mas, que dizer da declaração de Pedro de que “os céus passarão com grande estrondo, . . . e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”? (2 Ped. 3:10, Al) É preciso entender as palavras de Pedro no contexto da Bíblia como um todo. Considere, por exemplo, como “terra” e “céus” são usados no livro de Isaías:
“Escute a terra e aquilo que a enche, o solo produtivo e todo o seu produto. Porque Jeová tem indignação contra todas as nações e furor contra todo o seu exército. Ele terá de devotá-las à destruição; terá de entregá-las ao abate. E todos os do exército dos céus terão de apodrecer. E os céus terão de ser enrolados, como o rolo dum livro. . . . Pois a minha espada certamente ficará encharcada nos céus.” — Isa. 34:1, 2, 4, 5.
Evidentemente, “terra”, neste texto, não se refere ao planeta mas às pessoas que podem ‘escutar’. E notou que uma espada de execução ficaria encharcada com sangue “nos céus”? Visto que a Bíblia declara que pessoas de carne e sangue não vivem no céu, este termo também tem de ser símbolo de algo no domínio humano. (1 Cor. 15:50) Em seu comentário sobre Isaías 34:4, o perito bíblico Albert Barnes fornece informações esclarecedoras: “Os corpos celestes amiúde representam reis e príncipes. O sentido é que deveria haver grande destruição; que os príncipes e nobres que se opunham a Deus e a seu povo seriam destruídos.” — Compare com Isaías 14:12-14; Revelação 22:16.
Quando Pedro escreveu sobre os céus e terra passarem, queria dizer o atual sistema de regentes políticos humanos e seus súditos. A Bíblia prediz que o reino de Deus “esmiuçará e porá termo a todos estes reinos”. (Dan. 2:44) Mas a terra sobreviverá e continuará a ser povoada.
O que seguirá à presente era de regência humana? Pedro escreve: “Mas, há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça.” (2 Ped. 3:13) A “promessa” a que o apóstolo se refere encontra-se em Isaías 65:17, onde lemos: “Pois eis que crio novos céus e uma nova terra.” O que isso significa?
Tenha presente o que se diz acima sobre o uso, feito pela Bíblia, dos céus e da terra quais símbolos. Inicialmente, esta profecia em Isaías lidava com o retorno de Israel do exílio em Babilônia. Ao chegarem à sua terra natal, tornaram-se “nova terra”, ou nova sociedade que habitava a Terra Prometida. Regia sobre eles “novos céus”, a saber, a governança de Zorobabel (descendente do Rei Davi), auxiliado pelo Sumo Sacerdote Josué. — Ageu 1:1, 14.
Não obstante, o fato que Pedro disse que os cristãos ‘aguardavam novos céus e uma nova terra’ aponta para um cumprimento futuro. Os “novos céus” são o governo celeste do Reino de Deus. Seus obedientes súditos terrestres constituirão a “nova terra”. O apóstolo João descreve as bênçãos desse arranjo, da seguinte maneira:
“E eu vi um novo céu e uma nova terra; pois o céu anterior e a terra anterior [os atuais governos terrestres e seus seguidores] tinham passado, e o mar já não é. Com isso ouvi uma voz alta do trono dizer: ‘Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.’ E o que estava sentado no trono disse: ‘Eis que faço novas todas as coisas.’” — Rev. 21:1, 3-5.
O fim do mundo é o período transicional da atual era de iniqüidade e sofrimento para a deleitosa nova ordem descrita pelo apóstolo João. As pessoas vivas hoje viram as guerras, escassez de víveres, terremotos, anarquia e outras modalidades do sinal que assinalam o término da presente era. (Mat. 24:7-14) Ao invés de nos causar medo, o ensino bíblico a respeito do fim do mundo deve ser uma fonte de alegria. Jesus admoestou os que vissem o sinal predito: “Quando estas coisas principiarem a ocorrer, erguei-vos e levantai as vossas cabeças, porque o vosso livramento está-se aproximando.” — Luc. 21:28.
2007-12-09 05:56:39
·
answer #1
·
answered by ? 7
·
3⤊
1⤋
como "ze 10" pode falar uma besteira tão grande em sua total ignorancia no q se refere interpretação da palavra de DEUS peço q DEUS te perdoe por tão grande BOBAGEM falada aki nessa página, mas respondendo a sua pergunta o fim dos tempos descritos na bíblia depende do contexto em que se esta lendo, na AT (antigo testamento) eles tratam o fim dos dias como a vinda do messias (Jesus Cristo) eles acreditavam q logo depois da vinda do messias o mundo iria acabar porém isso naum aconteceu, já no NT (novo testamento) o fim do mundo está relacionado a depois do arrebatamento da igreja, em que pragas desgraçarão totalmente o mundo até o dia em q jesus virá novamente e viverá aki por mil anos reinando com os que foram salvos após o arrebatamento após isso o satanás (diabo, enganador, capiroto!) virá novamente a terra por mais um pouco de tempo e logo após será preso novamente, depois disso as opinióes se dividem sobre o que poderá acontecer por isso prefiro não postá-las aki agora. se vc se enteressar sobre o assunto vc pode ler o livro do apocalipse ou me contatar:
leandro_pires_souza@hotmail.com
espero ter ajudado
q DEUS abençoe a todos q estudam a sua palavra
2007-12-09 14:16:15
·
answer #2
·
answered by leandro 2
·
3⤊
0⤋
Não, o mundo não vai se acabar, somente o mal qua há nele!!!
2007-12-09 13:59:17
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Não o mundo não e sim todas as coisas que estão no mundo.
Deus não iria destruir o que ele fez com muito amor, por causa da ignorância do homem e bem mas simples Deus ao invés de destruir o mundo destruir o mau que habita nele.
Paz do Senhor.
2007-12-09 14:04:00
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
!!Quando chegar o fim dos tempos ( se é q já não estamos vivendo-o ) o anticristo estará às portas para reinar durante 7anos o chamado sete anos de paz. Ou seja, se ainda terá esses 7 anos, então creio q não será o fim do mundo. A Bíblia não relata nada sobre o fim do mundo e sim sobre o fim dos tempos, fim do tempo de termos o espírito santo conosco. Eu entendo assim, porque acho que Deus está fazendo uma chamada final para aqueles que serão salvos em Cristo Jesus. Ele virá e arrebatará a sua igreja. Para os salvos, não existirá esse tormento proposto pelo anticristo( lembre-se q ele veio para matar, roubar e destruir.. então, ele proporá falsos 7 anos de paz). Não estou falando de religião alguma, mesmo pq Deus não quer divisões em sua igreja e várias religiões significa exatamente isso. Creia em Jesus e em seus mandamentos e que ele seja sempre o seu alento. Amém!
2007-12-09 14:00:33
·
answer #5
·
answered by galardão 1
·
2⤊
0⤋
Não. O mundo não tem fim. a menos que um asteróide do tipo que atingiu Júpiter venha fazer um estrago ou que o sol de reprente vire uma super-nova. Mesmo que a humanidade seja extinta por uma hecatombe atômica, após a última explosão pelo menos algumas formigas sairão dos buracos. O que a Bíblia nos promete é que a terra vai ser arrasada, mas que uma cidade maior do que o amazonas descerá brilhando do céu, mas não revela se vai tocar a terra, a qual nem mar mais possuirá, e os cientistas já estão prevendo o fim da água para uns 70 anos. Se fossem cessadas as emissões de poluentes agora, o efeito ainda se daria por décadas. então a terra está caminhando para um fim, e isto para que as pessoas não tenham vontade de ficar por aqui e desejem a Nova Jerusalém de Deus, com muros de jaspe e ruas de ouro. Quando uma empresa de demolições derruba um prédio velho, limpa o terreno e constrói algo maravilhoso, o que é derrubado cai no esquecimento, porque o novo é incomparavelmente melhor. E assim vai ser. O fim da humanidade na terra significa o início de um novo tempo no mundo que Deus está preparando com carinho para os escolhidos Seus.
2007-12-09 13:55:11
·
answer #6
·
answered by Paulo V 3
·
2⤊
0⤋
O fim dos tempos,é o tempo dos q aceitarão Jesus Cristo e
no arrebatamento irão com ele,+ ainda ñ é o fim do mundo
pq os q ñ aceitarão Cristo,ñ serão arrebatados então ficarão
na terra para suportar a besta(diabo),e so vão ter direito a comer,beber se aceitar a marca da besta 666 é quem aceitar esta marca,automaticamente negará a Jesus,então ñ terá a 2º oportunidade de ser salvo,e esse 2º oportunidade é muito + dificil pq quem passa sem comer e beber ñ é verdade?e Jasus ñ poderá fazer + nada pq os negarão quando ele deu a oportunidade,depois de 7anos de dor,Jesus voltará para buscar os q suportaram negaram a marca 666,derrotará a besta eos q o negaram lancará no lago de fogo e enxofre,e então cera o fim do mundo.por isso Jesus diz hoje para nós"Invocame enquanto estou perto",parece filma +é a pura realidade quem viver verá.
espero ter lhe ajudado,tauzin!!!
2007-12-09 13:53:40
·
answer #7
·
answered by **girl** 3
·
2⤊
0⤋
Sim, ñ da terra, mundo é o ki tá por cima da terra.
2007-12-09 14:08:18
·
answer #8
·
answered by gutoaguiasjc 4
·
2⤊
1⤋
A Bíblia fala que sim... o Fim do Mundo está escrito na Bíblia, e acredite que tudo esta se cumprindo...
Deus abençoe
2007-12-09 13:44:27
·
answer #9
·
answered by Jesus My Love =)* 2
·
1⤊
1⤋
Fim dos tempos no Apocalipse significa fim de um ciclo evolutivo ou etapa. O meado deste século marca um período transitivo que finda, para que outra fase, muito longa, tenha início. As glórias do porvir não são para todos, mas sim para aqueles que fizerem questão de as merecer pelas suas obras.
2007-12-09 13:42:20
·
answer #10
·
answered by Hermes 6
·
1⤊
1⤋