English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-12-07 13:09:57 · 25 respostas · perguntado por Assis 1 em Saúde Doenças e Patologias Doenças de Pele

25 respostas

O furúnculo pode ocorrer em qualquer parte da superfície corporal, exceto a palma da mão e a planta do pé. Entretanto, tem preferência por regiões ricas em pêlos e submetidas à fricção e alta transpiração, como a região do pescoço, face, axilas e nádegas. Acomete mais os homens que as mulheres, principalmente após a puberdade. O aparecimento pode ser favorecido pelo uso de substâncias gordurosas na pele, que fecham o folículo e propiciam a infecção, e também pelo uso de roupas justas, que levam à fricção.

A bactéria penetra no folículo e causa inicialmente uma infecção superficial na pele. Posteriormente, ela se dissemina e acaba formando a lesão característica, com uma região amarelada no centro e um contorno avermelhado e endurecido. Há um aumento importante do volume, e a lesão é bastante dolorosa e sensível à compressão. O tamanho do furúnculo vai depender da profundidade da infecção ou do folículo infectado: quanto mais profunda maior é o furúnculo. Com o tempo, ocorre a destruição da pele que recobre a região central, que rompe espontaneamente e leva à eliminação do material amarelado do centro (tecido necrótico) juntamente com pus. Após o rompimento, a dor melhora e a ferida tende a cicatrizar e deixar uma marca escura no local.
Geralmente, a evolução é favorável, sem maiores problemas. As complicações ocorrem quando há uma ruptura da barreira de proteção (formada pelo sistema imune) e, consequentemente, uma disseminação das bactérias. A causa mais importante disso é o hábito comum entre as pessoas de espremer os furúnculos. Isso pode fazer com que as bactérias caiam na corrente sanguínea e vão infectar outros locais no corpo. Exemplos são as infecções dos ossos (ou osteomielite) e da parede interna do coração (endocardite).

Outra complicação importante tem a ver com a chamada "zona perigosa". Essa região é importante no caso de qualquer infecção de pele, inclusive a acne ("espinhas"). Essa região é localizada na face, entre o lábio superior e o nariz. Nesse local, os vasos sanguíneos comunicam-se com os vasos do cérebro. Assim, caso as bactérias atinjam a corrente sanguínea, podem causar trombose dos vasos cerebrais e infecções graves, como a meningite. Por isso, nas infecções de face deve-se evitar a drenagem, inclusive o ato de espremer espinhas (agora você já sabe porque isso é tão perigoso!).

Outra complicação é a furunculose. Esse nome refere-se à ocorrência de vários furúnculos, ou de sua recorrência. O que acontece, geralmente, é que ao coçar a lesão o indivíduo ‘machuca’ o furúnculo fazendo com que seja eliminado pus que vai infectar outros folículos próximos. As roupas também podem ser veículos de transmissão. Algumas vezes ocorre uma disseminação da infecção, sob a pele, de forma que o furúnculo adquire enorme tamanho. Nesse caso, passa a ser chamado de carbúnculo. O carbúnculo ocorre mais comumente na região da nuca. Os casos de furunculose e carbúnculo ocorrem em pessoas mais predispostas à infecção, como: desnutridos, diabéticos, portadores do HIV e outras doenças.

Como é feito o tratamento?

A grande maioria dos casos não necessita de drenagem. O tratamento é baseado no uso de antibiótico e aplicação de calor local, por meio do uso de compressas quentes. Nos casos mais leves, apenas o calor local pode ser recomendado. O calor local aumenta a quantidade de sangue na lesão, ajudando o sistema imune a combater a infecção. Além dessas medidas, os médicos recomendam que o membro acometido fique imobilizado e, quando se trata do membro inferior, ele pode ser mantido elevado.

A drenagem cirúrgica, como já foi dito, não é necessária na grande maioria dos indivíduos. Além disso, carrega o risco de favorecer a disseminação das bactérias. Entretanto, quando as lesões são grandes, esse tratamento é indicado.

Como é feita a prevenção?

A prevenção só é indicada para aquelas pessoas que apresentam furúnculos recorrentes. As medidas indicadas são as seguintes:

• Uso de antibiótico para tratar todos os episódios que ocorram;
• Limpeza da pele com substâncias anti-sépticas;
• Lavagem freqüente das mãos;
• Uso de toalhas limpas;
• Trocas freqüentes de fronhas e roupas íntimas;
• Erradicação do estado de portador assintomático da bactéria Staphylococcus aureus, na flora nasal (algumas pessoas abrigam essa bactéria, na flora nasal, sem apresentar qualquer problema).

bjosssssssss

2007-12-07 19:54:01 · answer #1 · answered by renata 3 · 1 0

Bom já sofri muito com isso, criei um daqueles bem grandes na axila, é terrivel, mas consegui acabar com ele com essa receitinha caseira: uma pomada chamada BASILICÃO e folhas de pimenta. Outra coisa que ajudou muito foi compressa de água morna, se voc tiver em casa chuveiro elétrico melhor ainda, voce vai lavando com sabão de côco todas as vezes que tomar banho ou entao esquentar a agua e tomar banho. Pelo menos comigo deu muito certo, tambem tomei um medicamento chamado cefalexina que é justamente para combater essa bacteria que causa o furunculo. Espero ter ajudado. Beijinhos 😘

2016-07-23 05:50:17 · answer #2 · answered by Lua 1 · 3 0

Excelentes pomadas e remédios que fazem reverter o quadro de furúnculo inflamatório são as pomadas de Ictiol com objetivo de eliminar o pus e ir secando aos poucos.

Existem outros remédios e pomadas com objetivo de tratar furúnculos, confira:

Nebacetin;
Furacin;
Pomada de Basilicão;
Pomada de Beladona (possui cor preta).

2015-02-22 13:12:16 · answer #3 · answered by kety 1 · 2 0

Na maioria dos casos, apenas analgésicos e anti-inflamatórios, e compressas quentes. Ele pode drenar espontaneamente, e em alguns casos precisa ser drenado cirurgicamente. Em casos de pessoas debilitadas, diabéticas, idosas e imunossuprimidas, ou em casos de furúnculos muito grandes e múltiplos, é necessário que se use também um antibiótico.

2007-12-07 20:28:21 · answer #4 · answered by Falco 7 · 1 0

Se o furúnculo já apontou, tem uma folha chamada "Capuchinho", que é melhor que qualquer remédio.
Já tive alguns e isso dói que é uma peste.
Lave as folhas, seque-as, coloque em cima do maledeto e prenda com esparadrapo.
Amigo, sai até o nojento do carnegão.

2007-12-07 13:17:29 · answer #5 · answered by veregri 6 · 1 0

Que tal, vc ir na sua farmácia de confiança e perguntar: tem uma pomada que não me lembro o nome que se colocada quente no local ajuda a purgar,mas veja bem depende de como está o furúnculo.De repente vc tem que ir a algum médico para que ele drene pra vc.

2007-12-08 04:12:06 · answer #6 · answered by Betth 5 · 0 0

Vitanol A

2007-12-07 13:39:13 · answer #7 · answered by Lápis de Cor ROSA 2 · 0 0

um antibiótico,de nome AMOXILINA.Tome-o conforme orientação do farmacêutico,se tiver a certeza,que não é alégico aos componentes da fórmula.Jamais esprema o furúnculo,e banhe-o com uma slução de água morna,com Permanganato e Potássio.Eu já fui curada assim,com receita médica.Mas lhe chamo a atenão,que antibióticos,são perigosos à saúde,se tiver alergia,à fómula.
Saúde!

2007-12-07 13:22:06 · answer #8 · answered by marinamorena@yahoo.com.br 6 · 0 0

A grande maioria dos casos não necessita de drenagem. O tratamento é baseado no uso de antibiótico e aplicação de calor local, por meio do uso de compressas quentes. Nos casos mais leves, apenas o calor local pode ser recomendado. O calor local aumenta a quantidade de sangue na lesão, ajudando o sistema imune a combater a infecção. Além dessas medidas, os médicos recomendam que o membro acometido fique imobilizado e, quando se trata do membro inferior, ele pode ser mantido elevado.

A drenagem cirúrgica, como já foi dito, não é necessária na grande maioria dos indivíduos. Além disso, carrega o risco de favorecer a disseminação das bactérias. Entretanto, quando as lesões são grandes, esse tratamento é indicado.

2007-12-07 13:17:36 · answer #9 · answered by Celso 5 · 0 0

pomada minancora

2007-12-07 13:15:56 · answer #10 · answered by aeiou 7 · 0 0