English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Que crianças inocentes sofram tanto?

Em lugares como a África, por enfermidades como a AIDS, ou mesmo pela fome, na Àsia tendo a sua infância roubada, sendo obrigadas a trabalhar às vezes 16 horas por dia. No Brasil, vivendo em meio à violência e sendo abusadas sexualmente ...

Onde está Deus que permite tudo isso?

Será que Ele simplesmente não tem poder suficiente para mudar essa situação?
Ou será que Ele o tem, mas é insensível e impiedoso, e não faz nada para resolver?

É claro que somos nós os únicos culpados. Mas como nós não conseguimos consertar essa situação, por quê Deus não se intromete, a fim de salvar as vítimas da nossa arrogância e do nosso egoísmo?

É justo que crianças inocentes paguem pelos erros dos donos da Terra?

Onde está Deus quando deixa tudo isso acontecer?
Estará ele simplesmente desfrutando prazeirosamente das adulações de seus filhos cegos para as aflições do mundo?

2007-12-02 22:20:07 · 17 respostas · perguntado por Romero S USUÁRIO BOTTOM 6 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

@ lobao: eu afirmei claramente que sei que a culpa é nossa. Mas a pergunta é outra: por quê Ele se mantém alheio a isso? Enquanto eu faço algo mau contra mim mesmo até concordo. Mas quando as vítimas são criaturas inocentes, por quê ele se acontenta com "a culpa é do homem"?

Deus faz como Pôncius Pilatus e "lava as próprias mãos"?

2007-12-02 22:29:28 · update #1

@ silencio: você soube fazer ctrl V ctrl C muito bem, mas não respondeu a minha pergunta.

2007-12-02 22:31:42 · update #2

Continuo só vendo respostas do tipo que somos os culpados, e que nós podemos resolver assim ou assado.
E visões do "nosso" lado, ou seja, como se nós devêssemos resolver.
O problema é que NAO o fazemos, então por quê Deus não o faz?

2007-12-02 22:59:26 · update #3

17 respostas

Os céticos batem sempre nessa mesma tecla e respondo batendo sempre nessa outra abaixo.
O modo ateísta de pensar nunca vai encontrar explicação para essas diferenças de oportunidade, pois ela não está vinculada à um ponto de vista materialista e sim espiritual.
Certas coisas tem que ser analisadas de fora, de cima, do conjunto e não a partir da parte, de baixo ou de lado.
Tudo é relativo, dependendo do ponto de vista de quem olha, e no caso do conceito divino, esse está muito acima e muito além desses nossos conceitos de bem e de mal.
Ou se entende o princípio espiritual do homem e o conceito de reencarnação, ou então não entende, se revolta ou apela para a doutrina da salvação.
Paz e Luz!

2007-12-02 22:56:05 · answer #1 · answered by Amnyoteph 7 · 1 0

Realmente é uma ótima pergunta.
Bom, eu digo que é tudo aprendizado. Somos ainda muito primitivos moralmente, por isso acontece tanta coisa horrível.
Deus nos deu o livre arbítrio para que possamos consertar isso. Também ele Deus os ensinamentos necessários para mudar isso tudo, através de Jesus, nosso irmão maior.
A lei do amor de Deus está no mundo, o que falta é o homem segui-la. Deus quer o nosso mérito na melhora e não nós obrigar a melhora, se ele faz isso ele fere a lei do livre arbítrio que foi criada por ele.
Abraço e bom dia

2007-12-03 06:43:52 · answer #2 · answered by Wanderlei 5 · 2 0

Romero, antes da penicilina a turma morria como mosca de tuberculoses e outras amenidades. Era Deus o culpado, ou a ignorância humana sobre os princípios de profilaxia e o desconhecimento dos antibióticos? Tudo vem a seu tempo, inclusive o fim da aids. Entrementes, os cofrinhos de barro vão sendo quebrados para liberarem o verdadeiro valor que contêm, e como diziam os sábios, "Deus ama quem morre cedo". Do ponto de vista espiritual não existe a morte. Feliz é quem "morre" inocente como uma criancinha, se é que numa vida anterior não andou pintando demais. Todos nós estamos a morrer aos poucos cada dia, embora ninguém tenha pressa, eu principalmente, mas precisamos estar desapegados de tudo, porque cada momento pode ser o da despedida. Pareço frio e distante? Deus é extremamente caloroso, meu amigo, quando permite (não importa como) que alguma alma se encontre com o ele na retaguarda desta guerra feroz cotidiana. Um abraço cristão do Ossola.

2007-12-03 06:39:14 · answer #3 · answered by carlosossola 7 · 2 0

é por isso que eu digo e repito.
se existe um Deus, não é o da bíblia.
pois Deus não iria interferir na nossa vida.
se assim fosse, Deus seria um tremendo idiota ao ajudar um crente puxa saco e deixar uma criança passar fome.
se existe algum Deus, ele esta além de nossos devaneios, portanto não há motivos para especular a esse respeito...

2007-12-03 06:36:58 · answer #4 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 3 1

Caro Romero tudo bem, vou tentar expressar aqui o meu entendimento sobre esta questão que muito leio dentro da comunidade, não é a verdade absoluta é a minha verdade, espero que voce entenda. o homem é muito voltado para o aqui e agora o nosso planeta é uma esfera de expiações a qual os espiritos estão ligados para a sua evolução, hoje vemos pragas, guerras fome, etc danos que o ser humano é conciente e sabe que a maioria destes atos são causados por sua própria obra, Deus tem o poder sim porém o que adianta o diretor da escola te dar o resultado da prova sem voce estudar, vai passar de ano e daí valera a pena, não, dentro de tantas desgraças temos um Schindler que salvou tantos judeus quanto pode na 2 guerra, teve um Ghandi , os africanos sofre hoje pois talvez seus espiritos auxiliaram na tentativa do exterminío do Cristãos na Roma antiga, o processo de ação e reação faz com que tenhamos que expiar nossos erros para que possamos promover o nosso progresso espiritual, portanto temos que ajudar as pessoas aflitas sim mas temos que abençoa-las pois estão num processo de transformação , te escrevo estas palavras num momento em que minha vida esta num avesso em vários sentidos mas não posso culpar a Deus pai, pois sei onde errei e sei de onde tenho que continuar, é conformismo tentar transferir as nossas responsabiliades.

Um abraço!!

2007-12-03 07:14:05 · answer #5 · answered by Marcelo T 3 · 1 0

Não é Deus quem permite, é a ganância do homem que faz isso. Engraçado mesmo não “acreditando” em Deus vocês gostam de colocar a culpa Nele mesmo sabendo que a culpa é do próprio homem.

2007-12-03 06:26:54 · answer #6 · answered by Anonymous · 2 1

Meu caro, tudo isto faz parte da incoerência entre tudo aquilo(virtudes) que as religiões atribuiram a Deus , e a interação destas com com os seres humanos. Eu fico pasmo pela maneira como como as religiões ridicularizam Deus , tentando conciliar esta suposta relação criador/criatura.

2007-12-03 07:50:06 · answer #7 · answered by Claret. 6 · 0 0

Romero, não é desmerecendo a sua pergunta, mas aqui e acolá aparece esse mesmo tema do porquê Deus permite calamidades no mundo, e assemelha-se àquela em que reflete o porquê que Deus não se mostra mais "visível", mais coerente segundo o parecer humano, e esta última pergunta fiz muito, refletia muito. O que posso dizer é que estamos tratando de um Ser que não está acostumado, ou não prima a sua existência para ser "enquadrado" pelos homens, assim como os homens "enquadram" a tudo e a todos na face da terra. Deus existe por si mesmo, e cabe a nós, enquanto seres criados, apenas correr atrás de ter um contato maior com o Criador, pois os benefícios são latentes. E há alguns dias, tive uma outra "revelação" deste agir de Deus, pois peguemos a Parábola do fariseu que entrou no templo juntamente com um cobrador de impostos cheio de pecados. Enquanto o fariseu se vangloriava de sua situação, de sua atuação frente a Deus, fazendo todos os compromisso dse sua igreja, chegando mesmo a comparar-se ao "pobre" coitado do cobrador de impostos, enquanto o cobrador de impostos se dizia pecador, indigno a Deus. Mas adivinha a quem Jesus se comprazia? Quer dizer, o nosso mal é que queremos que Deus se comporte segundo os nossos interesses.

2007-12-03 07:23:49 · answer #8 · answered by Wallygator 4 · 0 0

Porque Deus permite...?



Tenho ouvido muitas vezes essa indagação: Porque Deus permite crianças indefesas sofrerem, pobres perderem o pouco que possuem, filhos serem abandonados por quem devia ama-los e cuidar deles, e muitas outras coisas consideradas injustiças. Pensando sobre isso busquei na Palavra de Deus o Seu plano para este mundo e vi que Deus fez tudo perfeito e bom. Gênesis capítulos 1 e 2. depois de preparar o meio ambiente, lar magnífico, cheio de encanto, Deus fez o homem à Sua imagem, isto é com atributos que Ele tem; e mais, o Senhor queria que a humanidade O amasse e adorasse por decisão própria, não por força, então lhe deu livre arbítrio.

Algumas pessoas dizem: - Se Deus sabe todas as coisas, sabia que o homem ia pecar, porque, então, lhe deu livre arbítrio?

Sim, Deus sabia, e desde a criação também nos amou e planejou nos reconciliar com Ele através de seu Filho Jesus.

Romanos 1.20 “Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis”;

Efésios 1.11 “nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade”.

Desde o dia em que Adão e Eva pecaram Deus prometeu o Salvador, aquele que pisaria a cabeça da serpente (satanás).

E Deus cumpriu a promessa, renovada muitas vezes através dos profetas, quando enviou seu Filho ao mundo.

João 1. 14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. 15 João deu testemunho dele, e clamou, dizendo: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ele já existia. 16 Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. 17 Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. 18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer”.

II Coríntios 5.19 “pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação.”

Quando entrou o pecado no mundo trouxe consigo tristezas, dor, medo, injustiças. Não é Deus que quer isso; imagino como Deus fica triste com isso, pois quem escolheu desobedecer foi o homem que Ele criou e amou.

Então podemos compreender que Deus nos ama, ama muito a ponto de dar o seu Filho para sofrer em nosso lugar o castigo que nós merecemos, assim nos reconciliando com Ele. Mas diz ainda alguém: - Porque Jesus tinha que sofrer? É injusto! Sim, Jesus não tinha pecado e por isso o seu sacrifício é o único válido.

Romanos 5.19 “Porque, assim como pela desobediência de um só homem muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um muitos serão constituídos justos. 21 para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor”

Aí entra de novo o livre arbítrio:

João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Romanos 10.9 “Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo”.

Ele se importa, por isso cremos que se pedirmos ao Pai em nome de Jesus, Ele nos atende, segura a nossa mão, nos sustenta, anima, nos dá vitória sobre as circunstâncias.

Jesus veio e se fez um de nós, sofrendo tudo que sofremos neste mundo dominado pelo pecado, e por isso mesmo Ele sabe o que passamos e nos diz:

João 16.33 “Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

João 14.23 “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada”.

Ele prometeu estar conosco, não importam as circunstâncias, esta vida terrena passa rapidamente e então virá o que realmente importa a vida eterna que Ele prometeu aos que crêem em Jesus Cristo como único Salvador.

João 14.1 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. 2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 4 E para onde eu vou vós conheceis o caminho. 5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho? 6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.

Glória a Deus! Ele me ama, é justo e bom.

Edna Liepkan liepkan@itelefonica.com.br

2007-12-03 07:57:26 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

Eu acho que ele não se mete nas nossas coisas.

2007-12-03 07:36:51 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers