Alex, vamos trocar para "é possível cometer algum engano ou causar bem a alguém, praticando a maldade"? Há um antigo ditado que diz, "Há males que vêm para bem". Logo, "Há bens que podem vir para o mal". O bem e o mal são conceitos relativos, amigo. Muitas vezes você terá que fechar a mão quando gostaria de abrí-la ou abrí-la quando deveria fechá-la, mas no final tudo resultará no bem de todos se o que fez foi por genuíno amor aos seus semelhantes. Caridade sempre será caridade, embora possa ser interpretada de outra forma, porque ninguém sabe do que realmente necessita. Todavia o caridoso sempre salvará sua alma mesmo que as interpretações alheias sejam equivocadas, como vemos aqui mesmo no YR. Já o cruel, o malvado empedernido, mesmo que sua maldade possa redundar em eventual benefício, esse benefício será amaldiçoado e cedo ou tarde causará um mal irreparável a uns e outros. Faça todo o bem que puder sem imaginar que cometerá algum engano. A vida é muito curta para sermos mesquinhos e quem nos julgará é nossa própria consciência, mesmo mal-interpretada pela ingratidão humana. Sds. fraternas. Ossola
2007-11-27 05:27:32
·
answer #1
·
answered by carlosossola 7
·
1⤊
0⤋
Acho que a caridade e o bem não fazem mal a ninguém. Mas concordo que existem pessoas abusando da caridade alheia. Mas isso eles responderão a Deus, e não a nós.
2007-11-27 15:42:06
·
answer #2
·
answered by Regina 5
·
1⤊
0⤋
Pense nisso
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma. Eclesiastes 9:10
Tiago 1
27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
Mateus 25
35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
2007-11-27 13:06:59
·
answer #3
·
answered by Esther 2
·
1⤊
0⤋
Sim, por isso e necessario para ter sabedoria alem do espirito altruista, ter o dicernimento se aquela acao, vai causar realmente o bem ou nao.. exemplo: se tem uma pessoa que pode ser um viciado em drogas e eu dou dinheiro, na verdade nao estou ajudando, pois deveria dar comida, agasalho ou se possivel leva-lo a alguma instituicao que desse ajuda, esse e um exemplo de que ate para ajudar devemos ter o bom senso.
um abraco.
2007-11-27 13:01:07
·
answer #4
·
answered by Sandra A 5
·
1⤊
0⤋
Ótima pergunta!
A idéia de fazer o bem sem olhar a quem já está ultrapassada a muito tempo.
Hoje precisamos ter consciência e a certeza de que não estamos alimentando vícios ou prolongando sofrimentos, antes de fazer caridade.
O melhor "alvo" de nossa caridade sempre vai estar próximo de nós, naqueles cujas reais necessidades podemos conhecer, seja um vizinho ou uma instituição conhecida.
Dar de si apenas para livrar a consciência não tem nenhum mérito. Nenhum mesmo, pois isso nada mais é que barganha consciente ou inconsciente.
Paz e Luz!
2007-11-27 12:55:02
·
answer #5
·
answered by Amnyoteph 7
·
1⤊
0⤋
Creio que sim. Por exemplo, ajudar uma pessoa dando dinheiro e ela vai no bar gastar com pinga. Mas Deus sabe nossa intenção.
2007-11-27 12:54:41
·
answer #6
·
answered by Thomas 3
·
1⤊
0⤋
ao financiarmos pequenos delinquentes de rua.
2007-11-27 12:54:19
·
answer #7
·
answered by goleador 3
·
1⤊
0⤋
Claro, afinal a maioria dos pedintes de rua de hoje é profissional.
2007-11-27 12:51:03
·
answer #8
·
answered by PRESIDENTE 4
·
1⤊
0⤋
Alex
Sim. Imagine que voce esteja com pressa, mas como é caridosa, resolve ajudar o deficiente visual a atravessar a rua. Depois ele, contrariado, pede para voltar. Voce, agora, está com mais pressa e não pode ajuda-lo novamente.
A caridade termina em ofensas de ambas as partes:
Burro quem te disse que eu queria atravessar a rua?
Vá mer da, cego mal agradecido!
Valeu
2007-11-27 13:41:59
·
answer #9
·
answered by Andaraluz 7
·
0⤊
0⤋
é sim, aliás, já aconteceu comigo...
Um amigo estava com uma depressão muito forte e com sindrome do panico... estava até no INSS por não poder nem ir trabalhar... ficou 6 meses nessa...
Aí, a tonta aqui pensou: vou ajuda-lo.
E comecei a ir quase todo dia fazer companhia, tentar levar ele pra sair um pouco na rua e tudo mais pra tentar tira-lo dessa situação.
Bom, aconteceu q ele acabou se "apaixonando" e eu nem me liguei. (lógico, hj em dia eu perceberia).
Como minhas intenções eram de voltar com meu ex (eu estava em ritmo de voltar com ele), então eu nem estava afim de ninguem, muito menos do meu amigo a quem eu só queria ajudar.
Em resumo: além de eu ter piorado o estado do meu amigo, ele, na loucura foi atraz do meu ex e falou q eu estava namorando com ele (amigo), pra ele (ex) sair do caminho.
No fim, meu amigo foi internado numa clínica (hoje já saiu e está bem!) e meu ex ficou ferrado e não voltamos (hoje vejo isso como uma coisa boa).
Aprendi a procurar outras formas de ajudar, sem ser cabeçuda como eu fui.....
Desculpe pela longa história ahahahaha
abraço!
2007-11-27 13:15:20
·
answer #10
·
answered by Crika 3
·
1⤊
1⤋