.
“Nenhum mal pode sequer acontecer a uma pessoa cujo coração é cheio de compaixão,
Cujas palavras são ornamentadas com a verdade
E cujo corpo é dedicado ao bem estar dos outros”.
(Verso das Escrituras Hindus)
Querido Amny...
A superficialidade do conhecimento é temporário e ilusorio. É o conhecimento libresco de orelha de livros adquirido em pé nas livrarias folheando aqui e alí, lendo resumos, textos e resenhas, as vezes mal escritas.
O excesso de informações disponíveis devem ser filtradas antes que deixemos elas invadirem nosso mundo interior. Existem muito lixo. Devemos saber separar o joio da jóia.
Podemos ter um conhecimento superficial sobre muitas coisas de nosso interesse e curiosidade, porém não nos permite o direito de dizer que sabe sem nem saber o básico, que é o estágio seguinte ao superficial, e ainda proibido de se expressar como "teacher" pois temos o vestibular para alcançar o terceiro estágio que é o conhecimento avançado. Em todos eles é necessário pesquisa, bom senso e nível de consciência, para então se chegar no conhecimento profundo já então destinado para os "iniciados". A caminho deste nível e ao atingir o alto grau de "iluminado" jamais se expor como tal, tão grande o seu nível de humildade e luz adquirida. Tudo passa a ser um finíssimo cristal por onde a luz pura da sabedoria penetra.
A pessoa culta revestida deste conhecimento se torna pequena novamente para poder falar a língua dos aprendizes, porque impossível o oposto ser verdadeiro. Ai o segredo e a grandeza da humildade e compaixão.
Devemos procurar nos aprofundar naquilo que maior interesse atrai nosso espírito. Aquilo pelo qual sinta mais anseio e que lhe propicie prazer e enriquecimento pessoal. Dentro das artes (todas!), das ciências humanas e exatas, da espiritualidade, astronomia, paleontologia, história, geografia, preservação das espeécies e da natureza, enfim... Um universo enorme no que for - o leque de opções é grande e bem diversificado.
À minha volta serão atraidos como um imã aqueles que realmente sintam interesse também em ouvir e assimilar, da mesma forma que a mim me dá satisfação estar, apesar de serem poucos e vir a encontrar mais no virtual do que ao meu redor.
"Somos responsáveis por tudo aquilo que cultivamos". (Antoine Saint'Exupéry - Le Petit Prince)
Enquanto neutros, calados nada a prejudicar. Mas ao encontrar pessoas que se sintam a vontade de falar sobre seu assunto predileto (ou assuntos) é teu dever não calar. Porém jamais na posição de dono da verdade, mas, lembrando-se sempre da humildade. Muitas vezes podemos aprender com um sábio analfabeto que tem "o olhar" da experiência e da inspiração, ou mesmo com uma criança.
Todos nós, por mais que nos aprofundemos seremos sempre aprendizes. Cada estágio de nossas vidas aqui é muito curto para se aprender e apreender tudo que nos fascina a mente e a curiosidade do saber. Eu não sou sábio! Só sei que quanto mais sei, nada sei.
(Muitas, muitas coisas me fascinam... Mas ainda sou um embrião dentro do ventre cósmico. Sou uma viajante sideral! Vivo o hoje mas meu destino é o amanhã). (ass. - Eu)
(¯`♥´¯) Paz&Luz
.`•.¸.•´Lilia (¯`♥*♥*♥*♥*
*♥*♥*♥*..... `•.¸.•bjs*
.
*♥*
2007-11-26 18:43:05
·
answer #1
·
answered by Lilia 7
·
1⤊
0⤋
É o problema da falta de identidade. Muitas vezes quando ofendem é porque sentiram sua identidade ofendida. Desisti de esperar que essas pessoas estejam realmente em busca de conhecimento.
Demorei muito para perceber, Egípcio, mas acabei descobrindo com a vida uma verdade sutil: para buscar um saber verdadeiro e profundo é preciso reconhecer nossa posição de criaturas falíveis, ou seja, é preciso descobrir a humildade.
2007-11-27 12:51:36
·
answer #2
·
answered by Gaius Servilius 6
·
1⤊
0⤋
Seria por preguiça mesmo meu amigo.
Pouco querem saber de coisa alguma, pouco da própria religião, pouco do cristianismo, pouco sobre a religião dos outros, não podemos ser mestres em todos os assuntos.
Mas podemos nos aprofundar um pouco em um ou outro assunto afim de não nos tornarmos bestas que metralham todo tipo de asneiras usando como linha de pensamento apenas conceitos que outros usaram.
O melhor é ser estudioso sempre, superficialidade e ignorancia podem ser a mesma coisa.
Fique em Paz.
2007-11-27 00:40:58
·
answer #3
·
answered by ... 6
·
1⤊
0⤋
1. Seria por conta do excesso de informação disponível?
Sim. Hoje em dia temos a capacidade de manter vários interesses em paralelo. A fome de saber de cada um será determinante para a profundidade em cada tema. Há pessoas que preferem se dedicar mais a um só aspecto, há pessoas que preferem se tornar generalistas em vários segmentos. O problema é que a sociedade moderna também exige de nós esse segundo caso, o que acaba nos tornando generalistas superficiais.
Infelizmente o aumento da avalanche de informacoes sobre nós nao é seguida pelo igual aumento de neurônios e ligacoes nervosas no nosso cérebro.
2. Se sim, o que o que se deve fazer?
Basta que se consiga um nível aceitável de compreensao em cada uma das áreas com as quais tenhamos contato.
3. Especializar-se (aprofundar-se) em alguma coisa ou ser superficial em todas?
Como eu disse antes, nao podemos mais evitar o fato de termos que ser um pouco generalistas. Talvez o ideal seja nos mantermos com o mínimo de informacao necessário para um conhecimento básico daquilo que nao nos interessa particularmente, mas dedicar os nossos esforcos restantes para o aprofundamento nas áreas de nossa preferência.
4. O que é mais útil para você?
Eu gostaria de saber muito sobre tudo. Mas isso nao sendo possível, tenho que admitir que é mais útil eu saber pouco de tudo do que muito de uma só coisa e nada do resto.
Com uma base sólida, mesmo que sem profundidade, em todos os campos possíveis, tenho ao menos a chance de, num momento de necessidade, adquirir conhecimento mais rapidamente em uma área específica.
5. E para os outros à sua volta?
Nao posso pensar nos outros visto que já vivo em escassez de recursos (tempo e capacidade mental) para as minhas próprias necessidades.
6. Quais as consequências e responsabilidades dessa sua escolha?
Tomo a responsabilidade só sobre mim mesmo. Enquanto sou capaz de "me virar" em mais campos, necessito menos dos outros. A partir do momento em que os outros ao meu redor também fizerem o mesmo, igualmente dependerao menos de mim. Só em caso de necessidade estrema vou procurar informacoes detalhadas sobre certo ponto com a pessoa correta, que terá aquele único aspecto como ponto forte, e igualmente fornecer os meus servicos àqueles que necessitam nas informacoes compreendidas nos meus pontos fortes.
2007-11-26 21:40:42
·
answer #4
·
answered by Ugh 5
·
1⤊
0⤋
Não se desespere, use o bom senso e instrua-se.
Nada é em vão, um dia descubro para que serve a cera que surge no ouvido... alguma utilidade tem que ter!!!
2007-11-26 07:15:56
·
answer #5
·
answered by ĹŲŽ ĐΛ ЦΜБΛПĐΛ 7
·
1⤊
0⤋
Superficialidade a respeito de qual assunto?
Hoje, sabemos que, profissionalmente, há muitos cursos para se aprofundar em um conhecimento expecífico; a fim de se conseguir um trabalho, que seja melhor remunerado, ou que produza maior satisfação por estar fazendo o quê gosta.
Um professor jamais poderá ser superficial. Como responderá as indagações dos seus alunos, corretamente?
Já reparou nos ensinos de Jesus? Ele ensinou com a profundidade das parábolas. Ele se preocupou em que todos (não se esqueceu dos humildes) compreendessem as lições que ministrava.
Hoje, quase não mais há lugar para "o faz de tudo um pouquinho". Empregos bons...para suprir as vagas, exige-se estudo.
Hoje em dia, desde a profissão mais humilde.
Quanto às outras áreas, a exemplo do preenchimento das vagas de trabalho, tem que se ter conhecimento expecífico para ser útil.
Se não souberem fazer, farão coisas erradas; e, se não souberem do que estão a falar, falarão muita coisa inverídica, porque não se aprofundaram no conhecimento do assunto e...se sentindo na obrigação de dar resposta, não a conhecendo, inventarão muita coisa que não é verdadeira.
2007-11-26 08:10:34
·
answer #6
·
answered by tecla-do-@ 3
·
0⤊
0⤋
Amny, você bem sabe que os mestres apenas apontam um dedo para a Lua. O resto, é com seus discípulos. Tudo que podemos fazer é atiçar a curiosidade de cada interessado, depois devemos deixá-lo seguir seu caminho. Ele é quem irá respigar de tudo que ouviu e viu superficialmente do Mestre, como num mostruário, o que deverá se aprofundar se for seu desejo. O Mestre é como a objetiva fotográfica. Se ele focar algo, tudo ao redor ficará desfocado. Mas se não focar nada em especial, colocando no infinito, infinitas serão as possibilidades sempre a critério dos seus discípulos. Por isso acredito que somos apenas dedos apontando para a Lua, mesmo não sendo Mestres assumidos. Prefiro ser superficial e apresentar todas as possibilidades como num cardápio de restaurante, deixando às pessoas o livre arbítrio de optar pelo que realmente lhes for apetecível na vida, do que me aprofundar em apenas alguns itens na presunção egoística de que serão para o bem de todos e felicidade geral da nação. Infelizmente não é por aí que funciona, e você bem sabe disso. Um braço fraterno. Muita paz a todos.
2007-11-26 07:09:49
·
answer #7
·
answered by carlosossola 7
·
0⤊
0⤋
medo da concorrência, morreu a tal camaradagem, quanto mais você se aprofunda mais incomoda e mais tende a ser "sugado" por uma pleiade de falsos "colaboradores".
se você, como eu, gosta de dar uma geral em tudo, o povo diz q vc ñ se decide por nada, é disperso e quer dar uma de sabe-tudo.
brother, parei com o que os outros acham.
"achismo" para mim, num pega nada.
admiro caras profundos como vc, porém não invejo.
sacou?
é por aí.
paz de Jesus Cristo, meu alvo.
2007-11-26 06:56:31
·
answer #8
·
answered by sou quem sou, algum problema? 6
·
0⤊
0⤋
Se vc estiver se referindo a questão profissional, é evidente que vc deve se especializar num ramo comercial, senão vc é engolido pela concorrência. Agora como simples conhecimento humano acredito que as pessoas podem conhecer um pouco de tudo, isso não as torna superficiais, pelo contrário, mostra que elas tem capacidade de assimilar um conhecimento maior, só isso.
2007-11-26 06:30:58
·
answer #9
·
answered by Teólogo 4
·
0⤊
0⤋