English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Para todos, de qualquer crença ou descrença. Só precisa ter um pouco de paciência.

Tenho notado que mesmo dentro das correntes espiritualistas, existem diferenças de idéias e conceitos. Como faço parte delas, a idéia a seguir analisa a coisa sob essa ótica, mas tenho a pretensão de acreditar que pode ser aplicada em qualquer outra área do conhecimento ou da experiência humana no dia a dia, seja ela qual for. Então, se puder deixar de lado o preconceito por um instante, talvez encontre alguma coisa útil ou que se aplique à sua realidade.

Imagine uma grande pirâmide, em cujo topo está pendurada uma sequência de 12 peneiras. Nessa sequência vertical porém invertida, a mais alta tem malhas muito finas, a mais baixa tem malhas largas, e naturalmente, as intermediárias vão diminuindo suas malhas proporcionalmente, na medida que avançam para cima.
Dando sequência ao raciocínio, vamos situar a humanidade se equilibrando sobre a malha da terceira peneira, para continua abaixo...

2007-11-25 06:00:42 · 12 respostas · perguntado por Amnyoteph 7 em Sociedade e Cultura Religião e Espiritualidade

para podermos entender que em qualquer área do conhecimento ou da evolução, existem graus tanto acima quanto abaixo de cada um de nós.
Se eu for uma bolinha da terceira peneira, fica fácil de entender que para descer para a peneira de baixo é fácil, mas eu posso fazer isso por dois motivos:
Ou porque quero, ou porque perdi o equilíbrio sobre as linhas da malha e caí na peneira de baixo. E se descuidar, ainda atravesso a segunda e vou parar lá na primeira de baixo.
Mas se quiser subir e atravessar a malha mais estreita da quarta peneira, já não é tão fácil, pois preciso de um esforço adicional para eliminar as "gorduras" e diminuir minha densidade material.
Para quem entendeu até aqui, podemos perceber algumas consequências:

1) Descer é mais fácil que subir.
2) Se eu alcançar a malha logo acima, ou até mais além, ainda vou interpretar o que vejo segundo o meu entendimento de bolinha da terceira peneira, daí as divergências, mesmo entre os que conseguem chegar lá.
Continua...

2007-11-25 06:01:07 · update #1

3) Para quem já está lá em cima nas últimas peneiras, é fácil descer até nós de vez em quando, mas isso é um evento raro, mesmo porque não adianta muito, já que não dá para ensinar nada que esteja muito além da nossa compreensão, exceto dar um pequeno vislumbre do que seja sua morada. Esse é outro motivo para as nossas divergências.
4) Devido ao acima exposto, precisamos ter muito cuidado quando temos a pretensão de ter feito esses "altos contatos", pois poderemos estar comprando gato por lebre. Humildade e bom senso crítico nunca é demais.
5) Os prisioneiros da peneira de baixo, NÃO SOBEM até aqui para nos atormentar, eles simplesmente não conseguem passar pela malha. Somos nós é que escorregamos e DESCEMOS até eles.
6) Se pretendemos descer até a peneira de baixo para ajudar, nada impede, mas é preciso saber muito bem o que estamos fazendo e com o que estamos lidando, pois pessoas de boa vontade, por melhor que sejam suas intenções quando visitam "presídios",

2007-11-25 06:01:45 · update #2

se não se cuidarem podem ser influenciadas ou até estupradas pelos "presos".
Que isso sirva de alerta aos menos avisados, que gostam de mexer em tomada sem conhecer eletricidade. Por isso que na antiguidade isso era proibido.
7) É por essas e outras que ninguém é dono da verdade! Por isso trocar idéias e não se cristalizar nas próprias não só é saudável, como também é fundamental.

Bom, seja dentro ou fora dessa ótica espiritualista, gostaria que você comentasse e acrescentasse outras consequências que percebe nessa idéia, sejam elas de qualquer área do seu conhecimento pessoal, profissional ou outra qualquer.
Obrigado pela paciência.
Paz e Luz!

2007-11-25 06:02:17 · update #3

Utena
Se gosta de resumo e superficialidade, assista o Jornal Nacional, rsrs

2007-11-25 06:17:31 · update #4

Marie Th
Para cada "peneira", o veículo próprio.

2007-11-25 07:19:34 · update #5

12 respostas

Meu querido,
Quando se alcança,verdadeiramente, as mais finas nao existe mais lugar para a vaidade ou orgulho ou pretensao. Essas atitudes do ego já foram superadas.
Quando vemos essas situaçoes de vaidades e orgulho eh o sinal evidente de que nao se alcançou esferas superiores.
Aqueles que dizem ter a determinados conhecimentos ou experiencias que os que estao em mais densas ainda nao possuem, e se comportam orgulhosamente, vangloriam-se de ter atingido estagios mais sutilizados, estao redondamente enganados e pensam que conseguem enganar os que estao abaixo.

A primeira e mais importante prova de que se atingiu estagios superiores eh a humildade, o amor e a generosidade.

Potanto, os que se pensam evoluidos e agem com prepotencia, precisa tomar muito cuidado, pois podem estar na peneira mais baixa e grossa e nao se deram conta disso.

Muita Paz !!!

2007-11-25 08:41:32 · answer #1 · answered by ROSANA 6 · 1 1

O que dizer desta teoria, ou melhor, desta analogia?

Bem que eu gostaria de acrescentar alguma coisa, mas confesso que nunca vi uma analogia tão boa para explicar uma realidade tão complicada como é o tema da "compreensão da realidade".

To pleno acordo, Egípcio. Ainda não tinha lido esta tua teoria, mas agora que a vi, acho até que você poderia escrever um livro com essas idéias. Muito boas.

Mas já que você pediu para acrescentar, vou usar um exemplo: se você prestar atenção, todas as sociedades humanas produziram suas "mitologias". A opinião corrente e pouco crítica, coloca a mitologia como uma coletânea de mentiras e fábulas. Ora, isto é superficialidade. A mitologia nada mais é do que uma arrumação do universo para determinado povo. E isto, obviamente, depende do tipo de povo. Daí temos uma situação onde "o mundo" acaba sendo uma espécie de imagem e semelhança do homem (que o arrumou daquela maneira).
Sendo assim, a medida que progride interiormente, o homem modifica sua "arrumação do mundo", assim podendo contemplar mais aspectos até então ignorados. E também deixar de lado certas posições que distorciam a realidade, obscurecendo-a. Seria o avanço pelas "peneiras" mais difíceis que você muito apropriadamente usou como figura de linguagem.
Interessante meditar nesta figura. Parece um bom modelo explicativo, viu?!

2007-11-27 20:26:39 · answer #2 · answered by Gaius Servilius 6 · 1 0

vou usar a sabedoria de meu velho (e finado) papai, com todo seu diploma do primário (4a. série do fundamental 1).
"na descida todo santo ajuda, agora para subir ... valha-se de suas pernas."
interprete como quiser, minha verdade se baseia nisso.
paz de Jesus Cristo.

2007-11-26 14:46:01 · answer #3 · answered by sou quem sou, algum problema? 6 · 1 0

Gostei da teoria da vida,é um meio tb para pensarmos como ajudar o outro,sem se prejudicar,sem ser engolida pela maldade,ignorância,sem se descuidar para que não tenhamos que ser vítimas,pelas facilidades do pecado ou mesmo vítimas da violência,ajudar sempre onde podemos alcançar.Ter cuidado tb no que pensamos,pois fica fácil viver com uma consciência laxa,de que quase tudo pode,mas se queremos passar pelas peneiras,é preciso ter consciência reta.
Beijos!

2007-11-26 11:04:05 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

de fato isso ocorre na nossa inteligência...
lembro que quando eu era criança, aos 4 anos eu perguntava pra minha mãe o porque do meu ter ido embora.
ela raramente me respondia de uma forma que eu pudesse vislumbrar pois eu não seria capaz de entender...
podemos sair do campo humano e ir pro reino animal.
pequenos primatas aprendem mais truques do que cachorros e cachorros mais do que peixes.
acho que, no que se refere a capacidade há um ponto mínimo, ou seja, nenhuma.
mas o máximo não existe.
mas que existem capacidades maiores que a minha existem.
vai ver acho que o máximo não existe por não poder vê-lo!

2007-11-26 06:36:30 · answer #5 · answered by Silas - Ridendo Castigat Mores 6 · 1 0

Adorei sua teoria Amy, pertenço a uma corrente espirtiualista mais ritualistica e nela me sinto muito bem.

Sinto e me emociono com os vislumbres da espiritualidade, me alegro em saber que sirvo de ferramenta para que outros sejam auxiliados neste nosso mundo repleto de injustiças e maldades. Mas nunca desperdiço o aprendizado que vem de outros segmentos religiosos.
Leio e estudo a doutrina espírita, me dedico e ler e estudar a bíblia, possuo livros de teólogos que me fornecem sua visão sobre o que seria santo e profano, sabe amigo realmente vejo que a unilateralidade de pensamento.
Mesmo que seja da minha crença pode me levar ao temido perigoso fanatismo, por isso tento achar o trigo em todo joio que encontro.

Mas já tive a oportunidade de ouvir de outros espíritas o desdem a respeito de minha crenças, achei uma ignorancia sem tamanho, pois nessa hora vi o que tento combatemos (preconceito) vindo de dentro de nosso próprio meio.

Nunca desdenho nenhuma crença meu amigo pois acho que ela sempre tem algo a oferecer, mesmo que seja a queda do indivíduo pois ele sempre se mostra tão construtiva quanto o se levantar.

Adorei sua teoria das peneiras espero que não se importe mas copiei para utilizar em alguns estudos meus.

Fique em Paz.

2007-11-26 06:13:35 · answer #6 · answered by ... 6 · 1 0

Amnyotep, se as malhas vão se estreitando de cima para baixo, quem está embaixo, vai depender do próprio esforço pra alcançar a malha mais fina (a da peneira superior).
Veja, é interessante o seu raciocínio. Ele coaduna bem com doutrinas de "esforço para alcançar níveis superiores", ou seja, cada peneira podemos encarar sob a ótica espiritualista. Seria a lei do karma (vencer obstáculos para alcançar úm nível superior?
Já podemos discordar (eu e você), porque o prisma que usamos pra analisar a sua teoria é diferente. Eu estou olhando da perspectiva cristã. Por ela, nós, cristãos, aprendemos (e cremos) que não depende de nenhum esforço para evolução (ou para aperfeiçoamento). Acreditamos que, após esta vida, nós seremos transformados, não por sucessivas reencarnações, mas, como diz a Bíblia "num abrir e fechar de olhos". É a transformação, pela qual todos os salvos vão passar "de um corpo carnal para um corpo celestial". É gostoso ver quando as pessoas usam a inteligência. Mas, no nosso caso, nós suplantamos o nosso próprio raciocínio em questões espirituais, em favor dos ensinamentos de Jesus Cristo. Por mais que pessoas incrédulas duvidem do que falamos, temos segurança no que falamos. Jesus falou, está falado, e pronto. Do quê Ele falou, nós tiramos as nossas lições; por isso, não andamos às apalpadelas, como falam por aí, os céticos.

2007-11-25 18:54:32 · answer #7 · answered by tecla-do-@ 3 · 1 0

Claro como água, Amnyo.

Só discordo da colocação sobre a periculosidade em descer a "peneiras" mais densificadas.

Sei, por experiência própria, que quanto mais subimos, mais temos acesso a áreas mais densas e "perigosas".

O contrário não acontece.

Isso não significa que devemos viver em baixas esferas, significa que podemos trabalhar e ter acesso a elas, sem perder nossa densidade específica.

A partir de que ponto perdemos contato com essas 12 peneiras, não sei, nem imagino o que seja uma evolução desse tipo, mas um dia, quando não tivermos mais nada que nos prenda a essas peneiras, saberemos.

Acredito que haja muitas outras pirâmides com muitas outras peneiras para nos equilibrarmos.

Outra hora comento sobre a teoria das esferas, ok?

Abraço do Gatosão.

2007-11-25 14:37:39 · answer #8 · answered by  6 · 1 0

Caramba, o que mais poderíamos acrescentar? Você conseguiu projetar em nossas mentes um quadro razoavelmente claro do que acontece. Um bolo delicioso é feito de muitos ingredientes, uns, mais nobres e raros, outros mais comuns e rasteiros, mas todos necessários. Agora, se faltar o fermento do amor, uma pitadinha apenas, o bolo inteiro sola. Podemos dizer que o fermento é o mais importante? De certo modo, sim, mas todos os outros ingredientes, mesmo aqueles que tiveram que ser peneirados, são necessários, não é mesmo? Vamos então celebrar esta curta vida nos deliciando com o bolo e deixando as filosofias para a sobre-mesa. O final será feliz para todos, mesmo que dure yôns! Shalom, Shanti, Paz.

2007-11-25 14:28:48 · answer #9 · answered by carlosossola 7 · 1 0

Supondo que o planeta Terra e seus habitantes sejam uma bolinha presa em algum nível dessas peneiras. E sabemos que de vez enquanto nos é enviado algum ser de uma peneira superior a nossa para ajudar em nossa evolução. Esse ser pode vir pq cometeu falta em sua peneira superior a nossa e volta para uma peneira inferior como forma de exílio, nesse caso ele é uma bolinha que perde um pouco de massa, assim passa traquilamente pela peneira pois se iguala a nós. Porém o que me diz qto aos seres como Jesus, e outros que vem somente para ajudar mesmo em nossa evolução e não pq estão cumprindo uma pena. Eles não perdem massa e preservam toda sua essência anterior, não se modificam para chegar até nossa peneira. Eles por acaso pulam de uma peneira para outra, se teletransportam ou o que? Sendo que preservando suas características não é possível que passem de uma peneira para outra. Como vc acha que isso se dá???

2007-11-25 14:22:14 · answer #10 · answered by Pandora0505 2 · 1 0

Bom...
Eu não pertenço a nenhuma religião, porém acredito muito no espiritismo, e pelas coisas que aprendi..isso que vc ta falando aí faz sim sentido....
Mas procuro, na minha vida, apenas cunprir com as minhas responsabilidades...e não prejudicar ninguem com isso, não jugar as pessoas, não ter segundas intenções nas minhas ações...essas coisas...
Pra mim fica mais fácil simplificar aquilo que não entendo, ou pq ainda não ta na hora, ou msm pq foge a minha compreensão como mortal...evito, e falo séro...de ficar buscando muitas respostas....
Fico aqui na minha, com humildade, exercendo minhas atividades da vida material...trabalhar, estudar, diversão....
Pq nem sei em qual peneira eu estou ! nem sei se ja estou preparada pra subir ! Se quero descer ! Se sou mesmo superior a algume para poder ajudá-la...entende?
Isso tudo pra mim já fica bem confuso....
E Deus é simples....e se nós estamos sob sua luz tb devemos ser...não importando se somos católicos, crentes, protestantes, macumbeiros....

Não sei se tem muito haver com o vc disse...mas é um pouco do que eu penso...

bjos

2007-11-25 14:19:04 · answer #11 · answered by Anonymous · 1 0

fedest.com, questions and answers